Estou com uma dúvida com relação a banco de dados e instruções SQL, e gostaria de solicitar mais uma vez a ajuda de vcs…
a minha duvida é a seguinte:
eu preciso pegar o ultimo registro inserido dentro do banco de dados, mas eu quero ultilizar um WHERE dentro desta instrução para me devolver por exemplo, a ultima data de locação de um determinado titulo, previamente registrado dentro do banco de dados…
Se vc quiser saber a data da úmtila locação do cliente de código 10, por exemplo, sua consulta ficaria assim :
SELECT MAX(DT_LOCACAO) AS ULTIMA_DT_LOCACAO
FROM LOCACAO
WHERE COD_CLIENTE = 10
Não sei se era bem isso q vc queria…
Falow,
Leiras
E
Emerson_TomazPJ
ERA MAIS OU MENOS ISTO…
A ÚNICA DIFERENÇA ESTÁ NA COLUNA DATA DE LOCAÇÃO QUE NÃO É DO TIPO DATE, E SIM DO TIPO STRING ( EU ACHO QUE É ASSIM :oops: )… JÁ TENTEI FAZER ISTO TAMBÉM, MAS NÃ DEU CERTO…
CALMA, VOU EXPLICAR DIREITINHO.NA VERDADE NÃO É UMA APLICAÇÃO COMERCIAL, ENTÃO ADOTEI O ACCESS COMO GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS, MAS QUANDO EU REALIZAVA A CONSULTA NA COLUNA DATA DE LOCAÇÃO DENTRO DO BANCO DE DADOS ELE ME DEVOLVIA ALGO MAIS OU MENOS ASSIM:
2006-05-24 15:42
ENTÃO EU RESOLVI TRANSFORMAR A COLUNA DATA DA LOCAÇÃO EM STRING, MAS ME PARECE QUE DESTE JEITO EU NÃO CONSIGO PEGAR A ULTIMA DATA…COM ESTE CÓDIGO QUE VC ME POSTOU…
L
LeirasPJ
É cara, eu usaria o campo de data do tipo DATE mesmo, ou, no caso do ACCESS, como DATETIME.
Teria só que dar uma pesquisada em como formatar este valor conforme a sua necessidade, geralmente DD/MM/AAA. Não to lembrado como se faz isso no ACCESS.
Se vc declarar a data como um string, qdo vc der um MAX, sei lá q bizarrisse que virá… hehe…
O ORDER BY eu já testei e posso dizer q funcionaria ( como qualquer ordenação de string ), mas o MAX eu nunca testei.