SQL e JAVA

4 respostas
E

:yraiva: Mais uma vez Olá…

Estou com uma dúvida com relação a banco de dados e instruções SQL, e gostaria de solicitar mais uma vez a ajuda de vcs…

a minha duvida é a seguinte:

eu preciso pegar o ultimo registro inserido dentro do banco de dados, mas eu quero ultilizar um WHERE dentro desta instrução para me devolver por exemplo, a ultima data de locação de um determinado titulo, previamente registrado dentro do banco de dados…

4 Respostas

F
select campo from tabela
where campo2='VALOR'
order by idCampo desc

Seleciona todos os registros da tabela, quando o valor do campo dois for igual à VALOR ordenando descresente, pelo id.

L

Olá Emerson,

não consegui entender muito bem o q vc quer fazer…
Quais são as tabelas (com os respectivos campos) envolvidas nessa sua consulta?

Digamos que vc tenha uma tabela LOCACAO, que registra as locações de determinados TITULOS realizadas por determinados clientes.
Mais ou menos assim :

========
LOCACAO

COD_LOCACAO : INTEGER
COD_CLIENTE : INTEGER
COD_TITULO : INTEGER
DT_LOCACAO : DATE

Se vc quiser saber a data da úmtila locação do cliente de código 10, por exemplo, sua consulta ficaria assim :

SELECT MAX(DT_LOCACAO) AS ULTIMA_DT_LOCACAO
FROM LOCACAO
WHERE COD_CLIENTE = 10

Não sei se era bem isso q vc queria…

Falow,
Leiras

E

ERA MAIS OU MENOS ISTO…

A ÚNICA DIFERENÇA ESTÁ NA COLUNA DATA DE LOCAÇÃO QUE NÃO É DO TIPO DATE, E SIM DO TIPO STRING ( EU ACHO QUE É ASSIM :oops: )… JÁ TENTEI FAZER ISTO TAMBÉM, MAS NÃ DEU CERTO…

CALMA, VOU EXPLICAR DIREITINHO.NA VERDADE NÃO É UMA APLICAÇÃO COMERCIAL, ENTÃO ADOTEI O ACCESS COMO GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS, MAS QUANDO EU REALIZAVA A CONSULTA NA COLUNA DATA DE LOCAÇÃO DENTRO DO BANCO DE DADOS ELE ME DEVOLVIA ALGO MAIS OU MENOS ASSIM:

2006-05-24 15:42

ENTÃO EU RESOLVI TRANSFORMAR A COLUNA DATA DA LOCAÇÃO EM STRING, MAS ME PARECE QUE DESTE JEITO EU NÃO CONSIGO PEGAR A ULTIMA DATA…COM ESTE CÓDIGO QUE VC ME POSTOU…

L

É cara, eu usaria o campo de data do tipo DATE mesmo, ou, no caso do ACCESS, como DATETIME.
Teria só que dar uma pesquisada em como formatar este valor conforme a sua necessidade, geralmente DD/MM/AAA. Não to lembrado como se faz isso no ACCESS.
Se vc declarar a data como um string, qdo vc der um MAX, sei lá q bizarrisse que virá… hehe…
O ORDER BY eu já testei e posso dizer q funcionaria ( como qualquer ordenação de string ), mas o MAX eu nunca testei.

Criado 24 de maio de 2006
Ultima resposta 24 de mai. de 2006
Respostas 4
Participantes 3