pessoal,
estou iniciando meus estudos em java gostaria de saber se alguem pode me ajudar... estou querendo usar SQL no java...
eu queria q alguem me falasse como é q faz… como é que instala o dirver e tal, por favor… estou precisando!!
obrigado.
pessoal,
estou iniciando meus estudos em java gostaria de saber se alguem pode me ajudar... estou querendo usar SQL no java...
eu queria q alguem me falasse como é q faz… como é que instala o dirver e tal, por favor… estou precisando!!
obrigado.
Amigo, dá uma olhada na seção artigos/tutoriais do GUJ.
Falow!
Da uma olhada no material de Hibernate e Annotations, camada de persistencia.
O driver encontra-se compactado num ficheiro, devendo este ser descompactando para uma directoria, por exemplo, para c:\j2sdk\jdbc\mysql-connector-java-5.0.4, contendo no
seu interior, entre outros, o ficheiro mysql-connector-java-5.0.4-bin.jar, que disponibiliza as classes necessárias.
Este ficheiro deve ser incluído na classpath do sistema. Para o efeito deve-se digitar o seguinte comando, na linha de comandos da consola do sistema (exemplo para o sistema operativo Microsoft Windows: iniciar->executar “cmd”):
set classpath=%classpath%; c:\j2sdk\jdbc\mysql-connector-java-5.0.4;
De realçar que só após reiniciar o sistema é que a definição anterior fica disponível.
Em alternativa, a referência deve ser integrada no compilador IDE. Usualmente, adiciona-se a package (ficheiro bin com extensão .rar incluído no ficheiro anterior) à classpath do IDE.
No caso do IDE Eclipse (www.eclipse.org), surge do lado esquerdo da aplicação a janela (perspectiva) ?Package Explorer?. Se esta não estiver activa deve ser seleccionada a partir do menu principal, opção Windows >> Open Perspective >> Package Explorer. Sobre o nome do projecto deve-se clicar no botão direito do rato, seleccionando a opção Properties do menu disponibilizado. (Outra forma de aceder a esta função é seleccionado a opção Project >> Properties do menu principal.) Na janela disponibilizada deve-se seleccionar a opção Java Build Path, acessível do lado esquerdo da interface. Seleccionar a tab Libraries, e, caso o ficheiro se encontre numa directoria interna ao projecto, recorrer ao botão Add Jars, caso o ficheiro se encontre numa directoria externa ao projecto, recorrer ao botão Add External Jars.
Seleccionar o ficheiro contendo o driver JDBC e encerrar a janela de propriedades.
No caso do [b]IDE Gel /b selecciona-se no menu principal a opção Tools >> Options. Na janela de diálogo de opções, deve ser seleccionado do menu o item JDK, e posteriormente o item classpath, adicionado o caminho para o ficheiro .jar (nota: deve adicionar
o caminho para o ficheiro e não para a directoria).
CARA MUITO OBRIGADO!!
Não duplique tópicos
:evil: