SQL q retorna nome do campo

Galera, como posso montar uma string sql q me retorne os nomes dos campos de um banco:

L1 = Nome do Banco (BancoSQL)
L2 = Nome da Tabela(Pessoa)
L3 = Nome dos campos ID Nome End
L4 = Valores dos campos 1 Edu Rua ssss
2 Vava Av. ddddddd
3 Tali R sssaa
Queria montar uma string sql q me retorna, N nome de campos de uma tabela, no exemplo acima me retornaria (ID, Nome, End), os 3 campos da tabela Pessoa.
getName!!! Como poderia fazer isso SQL?
Teria como eu sobrescrever o nome de um campo? tipo um setName! em SQL?

Puts… essa merda aqui de pau =/ tinha acabado de responder =/

bom mas vamos la… use as interfaces java.sql.ResultSetMetaData e java.sql.DatabaseMetaData

é só dar uma olhada na API que vc acha certinhu como fazer…

quanto a mudar o nome do campo da tabela… eu desconheço um mátodo direto e automático pra isso… mas vc pode fazer isso criando uma nova coluna, updatando o valores dessa nova com os da velha e apagando a coluna velha… =) mas cuidado com isso… pode causar problemas em aplicações ja prontas… ahh se vc descobrir um jeito de mudar o nome diretamente avise ai… gostaria de saber!

bom é isso ai!

abraço!

Ewy,
Se vc não quiser, por algum motivo, usar o MetaData, vc vai ter que procurar por esse recurso no teu banco de dados, porque tudo que é interno ao SQL não depende do java, e sim do banco de dados que vc tá usando!

Falow!

Uma outra alternativa é abstrair tudo isso e usar o Hibernate. Assim você precisará pensar em nomes de coluna somente uma vez.

O que seria Hibernate?

O que seria Hibernate?[/quote]

Hibernate é um framework que atua na camada de persistencia do seu banco da dados. [http://www.hibernate.org]