Tenho o windows xp service pack 2 instalado em minha máquina, junto com o visual studio 2005 e o sql server 2005, porém quando abro o programa “Slq server Management Studio”, abre uma janela chamada de “Connect to server” onde eu preciso colocar entre outras o “server name” só que não aparece o nome do meu computador pra eu selecionar, o que está acontecendo??? me ajudem por favor.
No Combo do “Server Name” aparece a opção você tentou?
Outra coisa… vc instalou o SGBD na sua máquina e ele está rodando, ou vc instalou apenas as ferramentas?
para saber se o serviço está rodando na sua máquina:
telnet 127.0.0.1 1433
1433 é a porta do sqlserver. Tente colocar o nome da máquina como (local) ou mesmo o ip 127.0.0.1 como nome do servidor. Deve funcionar salvo a sua instância do SqlServer não estar ativa…
abraços
[quote="bandrade "]No Combo do “Server Name” aparece a opção <Browse for more> você tentou?
[/quote]
tentei sim, não aparece o nome da minha máquina
ai vc me apertou, o Slq server Management Studio não seria o SGBD???
usei desse jeito que vc falou e apareceu o seguinte:
não foi possível abrir conexão com o host na porta 1433: conexão falhou
tem jeito de dar telnet localhost???
O SQL Server Management Studio não é o SGBD. É apenas a interface administrativa do banco. Baixe o servidor em http://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=76665
Daniel,
eu tenho o .net Framework instalado
instalei a versão de 1 giga do sql server 2005
e mesmo assim eu tenho que instalar o SGBD???
qual daqueles programa é o servidor? eu baixar a versão express edition pra ser o servidor?
abraços meu!
[quote=Heero]eu tenho o .net Framework instalado
instalei a versão de 1 giga do sql server 2005
e mesmo assim eu tenho que instalar o SGBD???
qual daqueles programa é o servidor?[/quote]
Cara, pede suporte na MS :lol: ! Agora falando sério, você tem que ler mais sobre o SQL Server porque você não sabe nem se ele tá instalado na sua máquina!
telnet locahost = telnet 127.0.0.1
Veja em serviços (do painel de controle) se existe o serviço MSSQLSERVER iniciado.
claro que não! Se for servidor de produção tem que $$$$. Se for só desenv pode ser grátis.
cara eu tenho instalado no meu serviço e funciona beleza, do mesmo jeito que eu instalei na minha máquina, só que não sei por que na minha máquina não aparece pra mim escolher o nome por exemplo “heero”
em outra maquina é tranquilo
eu to sempre lendo, depois vc faz uma busca no !google e me diz se acha resposta pra esse erro
valeu galera pelo help, mas ainda não consegui, helpppppppp?
- coloca “.” no “server name” ou
- vá em Serviços e veja se o servicço do sql está rodando. Aparece algo do tipo “SQL lalala (XXXX)”. “XXXX” é o nome da instância.
Não esqueça de acender uma vela e cruzar os dedos !!
Olha só, você tem que ajudar com algumas respostas: foi em services ver se existe o serviço MSSQLSERVER? Eu falei para dar um telnet como 127.0.0.1 na porta 1433 porque:
- Todo computador tem (na verdade não é obrigatório, mas sempre tem) um ip 127.0.0.1 (tente dar um ping nesse ip e você verá). É o famos ip de loopback;
- A instancia padrão de sqlserver que está configurada para conexão via TCP/IP responde por padrão a uma chamada de conexão pela porta 1433;
- Também por default os firewalls de desktop aceitam conexões pelo ip 127.0.0.1 (porque é a própria máquina chamando e eles sabem disso).
Isso quer dizer que podem estar acontecendo 2 coisas contigo:
a) 1 firewall está ativo e boicotando todas as suas tentativas de conexão sem ao menos te dar um alerta sobre isso (pouco provável, né?);
b) Você configurou o seu MSSql para responder apenas por Named Pipes (merda da MS que se nãoi me engando roda pelo NetBEUI) e por isso você não consegue conexão pelo ip e assim, NO WAY de conectar pelo jdbc. Parece mais com isso, né? Isso é mania nas instalações Personal Edition.
Agora, como ver se é seu firewall ou se é a sua configuração: netstat -a neles!!!
Verifique se exite uma conexão, que no seu caso deveria se parecer com:
TCP heero:ms-sql-s heero.SEI_LA_Q_PORRA:0 LISTENING
ou
TCP heero:1433 heero.SEI_LA_Q_PORRA:0 LISTENING
Se tiver é porque tá ouvindo pelo IP, senão é porque tem que configurar isso…
Postei outro dia umas dicas sobre funcionalidades meio “escondidas” do MSSql mas que são bem úteis. Não é pro teu caso:
http://blog.riopro.com.br/2007/02/05/algumas-dicas-para-os-usuarios-do-mssqlserver/
(meio hora do jabá, né? 8) ).
abraços e boa sorte, otávio
Esqueci uma coisa:
Se for problema do named pipes, mude a configuração em Server Network Utility.
A propósito, você já verificou se o serviço do SQLServer está rodando?
justamente o q eu tinha perguntado pra ele…
galera, olhei e não tem nenhum serviço rodando do sql server
nenhum mesmo
nem msqlserver, nem sqlserver
nada x nada de serviço rodando
o netstat não funciona acha nada de porta 1433
o que eu faço agora???
instala o sql server que você certamente não tem instalado. O Personal Edition é livre para desenvolvedores.
tudo tem uma explicação…
não entendi nada do que você quiz dizer
poderia explicar melhor?
outra coisa no do meu amigo deu e ele só tinha o 2000 antes instalado
no mesmo CD que eu usei
Coloca um português mais claro porque essa frase tá dificil de entender. Se ele tinha o server 2000 instalado ele pode continuar com o 2000 instalado. Qual o problema? As mudanças são mínimas. Ou talvez a atualização seja automática para 2005 se a instalação do .net detectar uma instalação anterior (o que não é seu caso). Dá pra ver que seu caso é com o cd do .Net (se é que é do .Net esse cd). Tá complicado te ajudar por absolutamente desconhecer que cd é esse na tua mão.
Quando eu instalei tinha o cd oficial do Sql Server 2000 pra uma máquina com licença completa pra isso. Não instalei com cd de .Net. Talvez junto com ele tenha uma instalação Personal Edition para desenvolvedores. Acho que tem gente mais habilitada pra te dar a resposta mas não é aqui o lugar mais indicado. Talvez num grupo de .net ou de sql server você encontre respostas mais apropriadas.