Sql

algué sabe um bom site sobre sql?
um bom forúm sobre sql? (principalmente!!!)
uma boa apostila ou um bom livro sobre sql?

sem ser procurar em sites de buscas, pois eh muito site pra tanta procura…

Obrigado!

a melhor coisa é comprar um livro especializado em determinado banco que você está usando ou na própria linguagem mesmo.

Segredinhos do ICMC:
http://coweb.icmc.usp.br/coweb/mostra.php?ident=66

Um bom material, principalmente se:
:arrow: você estiver começando;
:arrow: você estiver a fim de entender como banco de dados funcionam.

pois eh eu estou trabalhando com o Interbase…
e precisava de um site sobre banco de dados e sql pra tirar algumas dúvidas, os livros ensinam mas tbm deixam dúvidas…
o site q tu me passou eh dah hora…
mas eu precisava de um forum ou algo parecido…
vc não saberia?
tbm um bom livro sobre sql e interbase?

Obrigado!

http://www.firebird.com.br/index.php

http://www.firebirdsql.com/index.php

http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewforum.php?f=3&sid=d4116f76298931c38e4c988cd86df3ea

Isso ae!

alguem sabe ai sobre sql? a parte de tablelas e normalizacao? pra ver se tah certinho pra poder passar pra linguagem sql…
pra não dah inconsistencia e tal…

www.sqlteam.com
Esse site eh da hora tbm…

Oba,

Um ótimo livro que vale também como guia de referência (na verdade 40% é o livro o resto são referências) é SQL A linguagem dos Bancos de Dados da série Ramalho Profissional.

Bem, era a uns 4 anos atrás, não sei se o livro foi atualizado.

[]s

não eh totalmente sql a minha duvida, a minha duvida eh mais na parte das construcoes das tabelas ( relacionamentos, normalizacao, multivalorados esses lances…)…

Fiz as seguintes tabelas pra passar pro interbase

Mapeamento do DER para tabelas e especificação das chaves:

Produtos (*codigoproduto, nomeproduto, tipo, Preço, Quantidade, Preço de Custo)

Fornecedores (*Codigofornecedor, nomefornecedor, tipo, Endereço, Cidade, Telefone)

Itenspedidos (*codigoItempedido, *Codigoproduto, Quantidade, Sub-Total)

Pedidos (codigopedido, codigoItempedido, *codigofornecedor, Data, Total)

Empregado(*codigoempregado, nomeempregado, endereço, Telefone, Identidade, cargo)

Clientes (*codigocliente, nomecliente, endereço, Telefone, Identidade)

Vendas (*CodigoVenda, *codigoproduto, *codigocliente, quantidade, tipopagamento, preçototal)

antes do abrir chave eh o nome da tabela
dentro das chaves eh os atributos…

Estão certas as tabelas? já está normalizado?
tem algum erro?

preciso modificar alguma coisa?

não tenho as manhas, direito…
por enquanto eh soh criar as tabelas…

o q tah com o “*” são as chaves primarias e estrangeiras…
estão certas?

falta alguma coisa?

eh prum programa de caixa de farmacia…

se alguem manja banco de dados por favor me ajude, pois eu to quebrando a cabeca pra conseguir e isso foi o melhor q eu consegui…

Agradeço desde jah!

Não se preocupe muito com normalização (exceto se aquele seu professor chato de banco de dados na faculdade estiver lhe pedindo isso). Normalização demais (como normalizar seu banco segundo a Boyce-Codd :stuck_out_tongue: ), embora evite replicações excessivas de dados, torna os relacionamentos muito complexos e, conseqüentemente, os gerenciamento dos dados muito difícil. Dando uma olhadinha no seu modelo, parece estar tudo ok. :slight_smile:

vou mostrar pra vcs minha tabela com as modificacoes q eu fiz nela , vcs podem dar uma ajuda pra mim pra ver se tah certo? eu quebrei a cabeca pra fazer ela e o maximo da laranja q eu consegui ispremer foi isso:

• = chave primária
    ^ = chave extrangeira

Produtos (*codigoproduto, nomeproduto, tipo, Preço, Quantidade, Preço de Custo)

Fornecedores (*Codigofornecedor, nomefornecedor, tipo, Endereço, Cidade, Telefone)

Itenspedidos (*codigoItempedido, ^Codigoproduto, Quantidade, Sub-Total)

A tabela a cima eu cadastro os produtos a serem pedidos pela empresa

No caso o código do produto acima pode ser soh estrangeira ou tem q ser primaria tbm?
Por q?

Pedidos (*codigopedido,^codigoItempedido, ^codigofornecedor, Data)

A tabela acima relaciona os pedidos pedidos aos seus fornecedores, pois vários pedidos podem ser feitos a um fornecedor.

No caso o códigoItemPedido e códigofornecedor pode ser soh estrangeira acima pode ser soh estrangeira ou tem q ser primaria tbm?
Por q?

Empregado(*codigoempregado, nomeempregado, endereço, Telefone, Identidade, cargo)

Clientes (*codigocliente, nomecliente, endereço, Telefone, Identidade)

ItensVendas (*CodigoVenda, ^codigoproduto, ^codigocliente, quantidade)

Mesmo tipo de pergunta feito acima

Vendas (*^codigoVenda,^codigoempregado,total,data)

Mesmo tipo de pergunta feito acima

Está certo?
Eu tenho que agrupar alguma chave tipo agrupar códigovenda com código do empregado? Pra q q serve agrupar? como q eu faço isso?