Não conheço nenhum tutorial, mas o uso dele é simples e intuitivo.
Para se conectar com ele é via JDBC. A mesma url de conexão que você usa pra se conectar
nas suas aplicações com o banco, vc usa nele. É só vc selecionar qual o banco que você usa que
ele mostra como é o formato da url.
Não tem segredos!
Se vc tiver uma dúvida mais especifica posta ae. Mas tutorial mesmo só se tiver no site oficial alguma coisa
Estou olhando o artigo: http://www.ensode.net/squirrel_sql_2.html
que vc me indicou eu gostaria de saber essa configuração inicial é para usar com qualquer IDE eu uso o eclipse europa.
muriloagu
opa … qualquer IDE … uso netbeans 6 … e uso o eclipse europa tb … tranquilo … eu fui olhando a lógica e fz … tendo o driver jdbc … já era …
narinha
Editando…
O JDBC estaria dentro do próprio Squirel? ou tenho que baixar esse pluguin?
postgresql-sql-8.1-405.jdbc3.jar
narinha
ok vc está certo … eu já fiz baixei o postgresql-8.3-603.jdbc3 do site oficial e coloquei dentro da pasta pluguin do eclipse seguindo o tutorial que nosso amigo me passou, mostrei o caminho está o jdbc mas ele não acha e fica uma mensagem em vermelho em baixo
Could not find class Academico in neither the Java class path nor the Extra class path of the narinha driver definition java.lang.ClassNotFoundException: Academico
Ninguém pode me dar uma luz mais algum tutorial, ??? :roll: :idea:
Dieval_Guizelini
Narinha,
o erro reportado indica que você não configurou o classpath corretamente,
eu normalmente faço os seguintes passos no squirrel:
Na janela “Drivers” deve estar listado o nome PostgreSQL e um X branco dentro de umcirculo vermelho ao lado, identificando que o path não foi configurado.
clique com o botão direito, opção modificar driver.
clique na aba classpth extra e no botão adicionar, localize o jar do postgresql. (Se você tiver o postgresql instalado na sua máquina ele deve estar na pasta c:\arquivos de programas\postgresql\8.2.\jdbc, já na versão 8.3 tem que se usar o stackbuilder para instalar ou baixar o jar direto do site da postgresql).
clique no botão Ok, irá voltar para a primeira janela, agora deverá ter um “ticket” azul.
Na janela apelidos você poderá criar uma nova conexão utilizando o driver especificado.
espero que ajude.
fw
JMan
Não é plug-in e sim o driver JDBC para fazer uma conexão com postgresql, o bacana do squirrel é justamente isso, tendo o driver correto, vc se conecta em quaquer banco de dados.