SSL ou outro Protocolo?

9 respostas
bestlinux

Pessoal,

Estou desenvolvendo um sistema que vai enviar e receber dados em uma determinada Rede.

Estou pensando em usar o SSL para fazer a proteção e encriptação dos dados. Porém estive observando que o SSL 3.0 tem algumas “brechas” de Segurança.

Em outras palavras, eu deveria usar o SSL ou um outro protocolo ?

Valeu ! :-o

9 Respostas

T

Use TLS 1.0 ou posterior. Realmente, SSL 3.0 é bem antigo e tem algumas brechas; o recomendado é usar TLS (que é um sucessor do SSL e usa exatamente as mesmas bibliotecas).

bestlinux

Opaw…valeu cara !!

Mas alem de TLS e SSL existe alguma outra “coisa” segura ?

Valeu !

T

O SSH (que é muito seguro e muito usado) . http://en.wikipedia.org/wiki/Secure_Shell

T

De modo geral, a maneira padrão de proteger seus dados é usar SSL/TLS; se precisar de algo muito “interativo” e que inclua compressão de dados, pode tentar usar SSH, mas nesse caso prepare-se que é mais difícil usar alguma biblioteca existente (como o JSch).
Não fique “inventando moda” e criando seu próprio protocolo; isso é muito mais inseguro que usar um protocolo já existente, que já está provado pelo tempo.

bestlinux

Valeu Tiago,

Legal, vamos usar o TLS 1.0 mesmo.

Agora tenho uma duvida, você conhece tecnicas para Geração e Validação de Certificados ??

Valeu !

T

Para gerar certificados, use uma Certificate Authority. Um exemplo é o OpenSSL, outro é o Microsoft Certificate Services (disponível nas versões “server” do Windows, como o Windows 2003 ou o 2008), ou então você pode solicitar um certificado “de teste” em alguma autoridade certificadora, como a Comodo ou a RapidSSL.

Para validar certificados, procure por CertPath (existem classes que suportam o CertPath no próprio Java.)

bestlinux

LEgal, obrigado novamente Tiago.

Você me recomenda algum algoritimo para fazer a Criptografia do certificado gerado ?

T

Use o algoritmo de assinatura RSA, com chave de 2048 bits, e com algoritmo de hash SHA-256 (ou se não estiver disponível, SHA-1).

O algoritmo de criptografia a ser usado depende do “handshaking” que ocorre durante o estabelecimento da conexão SSL, e normalmente é algo como AES-128 (ou se a criptografia de 256 bits estiver habilitada nos dois lados, AES-256).

bestlinux

Legal Tiago,

Mas por exemplo, eu gostaria de ideias sobre como combinar tecnicas, por exemplo, usar o RSA + OpenSSL + TLS 1.0, etc…

Gostaria de combinar tecnicas, ou seja, Algoritimos e Chaves por exemplo.

Uma forma que me ofereça mais segurança na hora de trabalhar com os Certificados.

Criado 18 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 19 de fev. de 2009
Respostas 9
Participantes 2