Storage doméstico em Cloud

Olá pessoal!

Estava pesquisando sobre soluções de storage domésticas para um futura necessidade que já imagino que vou ter.

Pelo que entendi, você compra o equipamento e conecta ele no seu roteador faz as devidas configurações e pronto.
Só que aí vem o meu problema, a minha velocidade de internet em casa é péssima e mesmo você conectando um HD Externo no equipamento ele faz a cópia de arquivos pela rede e não “fisicamente”.

O que eu quero saber é se há um equipamento que também faça essa transferência via hardware por assim dizer, como se fosse você plugando o seu HD em algum computador e copiando arquivos normalmente. Isso significa que ele funcionaria também como uma espécie de servidor correto?

A minha outra dúvida é,por exemplo eu tenho um HD externo e por uma medida de segurança necessária você as vezes tem que criptografar ele e colocar uma senha de acesso nele, por via de as vezes você acabar perdendo este HD em algum lugar e você queria que caso um terceiro possa vir a achar esse HD não consiga ter acesso a estes dados. Nessa Storage ela consegue trabalhar com HDs Externos dessa forma?

Resumindo, eu quero enviar os meus dados pro meu storage sem ser via rede, isso é possível? E consigo trabalhar com HDs criptografados?