String de Palavras

Olá pessoal, meu problema é o seguinte…

Preciso retirar o radical de uma palavras…

por exemplo, se tenho a apalavras ANDARILHO: o radical dela é ANDAR.

Estava procurando e parece q tenho q usar o código de JARO… mas pessoal não entendi nd… e to precisando mto para continuar meu trabalho.

Como devo chamar, e etc…

Desde já, obrigada

tenta isto aqui, mas vc pode melhorar o código tipo criar um enum ou uma lista de radicais
e fazer um laço na lista e sair cortando o radical da palavra

public static void main(String[] args){
        String radical = "ANDAR";
        String palavra = "ANDARILHO";

palavra = palavra.replace(radical, "");
        System.out.println(palavra);
    }

tipo assim:

public static void main(String[] args){
        String[] radicais = {"ANDAR", "VIAJAR"};
        String palavra = "ANDARILHO,VIAJAREI";
        for(String radical : radicais){
             palavra = palavra.replace(radical, "");
        }

System.out.println(palavra);
    }

então rjbcordeiro

o problema é q não vai ser só com um tipo de palavra…
tipo… eu tenho um texto, dentro desse texto eu pego um certo número de palavras… dentro dessas palavras… aí sim eu tenho q retirar o radical delas… de todas… entende?
mas obrigada pela resposta mesmo assim…

acho que nao vai ter forma fixa, precisa dizer para cada palavra como vai ser…

ou se aproveitar das terminações, ar, er, ir
e tudo que vier antes, deve ser o radical da palavra… o que acha?

Blz, vê só:
1 - seu texto vai ser uma grande String blz?
2 - vc precisa informar para o seu projeto o que é um Radical para que vc utilize e tire o radical do texto.
3 - vc pode utilizar expressão regular e criar um padrão só e este padrão vai em sua palavra, que vc retirou do texto, e vai tirar o Radical.

ps.: Só com a classe String e a expressão regular vc vai resolver seu problema.

//aqui só uma dica 
String texto = "adfasdfasdfasdfasdfadfçalghjhqweproiuqwepriougçklmnvçzmcnvm dpjafdasjfh çfaczçmnvajhfadlsh vzcx vçakjadfç kjd";

//primeiro vc precisa da palavra
String palavra = texto.sub(tanto a tanto); // vc precisa cortar a palavra, pode cortar com o espaço

//aqui ou vc cria a expressão regular ou então vc diz que (como o raghy falou) que o que tiver ar, ir, er , bom tem outros radicais, mas vc precisa informar o que é um radical

//depois vc pode utilizar o mesmo codigo que passei para tirar o radical

ps.: da uma pesquisada sobre expressão regular, caso tenha alguma dúvida posta ai que te ajudamos a montar a expressão.

bom eu estva pensando, radical não se restringe só a verbos não hein. Se sua aplicação for complexa a ponto de ter que identificar todos e quaisquer radicais ai o problema é mais em baixo.

Ps.: Menin + a => aqui um substantivo, ou seja, não podemos restringir só a ar, er , ir :slight_smile:

Pois eh… entõa o problema é mais embaixo mesmo
hehehehehehehe
mas já estou conseguindo resolver… assim que tiver uma resposta concreta posto akipra vcs…
valew galera