String (duvida)

Pessoal, to fazendo uma agenda de contatos. Quando eu vou ler um nome por exemplo pra excluir, listar etc. eu queria q ele nao difenciasse maiuscula de minuscula, ou seja jose=Jose. como faço isso? equalsignoreCase serve para essa situação? vou comparar o q?

Olá
para você resolver seu problema basta você padronizar seus dados, ou seja, decidir se todos os dados que serão colocados no arquivo serão em letra maiúscula ou minúscula. Acho que assim vc resolve.

por exemplo.
depois que vc adicionar qualquer dado a lista, por meio da variável, logo em seguida vc converte o dado que vc digitou para maiúscula. e então sua informação digitada vira uma informação em letra maiúscula.

converte a variável para letra maiúscula
= .toUpperCase();

só lembrando que se vc for fazer uma comparação entre Strings, esquece o uso do “==”. substituimos ele por “equals”.
ou seja, exemplo

if (StringA.equals(StringB)){
}

um abraço

Utilize o String equalsIgnoreCase que resolverá o seu problema. Deste modo você não altera a variável de origem e nem de destino.
Como você disse que recebe o nome do programa e compara na agenda então:

String nomeAplicacao = “Jose”;
String nomeAgenda = “JOSE”
if(nomeAplicacao.equalsIgnoreCase(nomeAgenda)){
//algum codigo
}

Espero que tenha te ajudado!!!

Uma outra forma de resolver este problema, é excluir o dado pelo ID (chave-primária), desta forma você garante que o dado será efetivamente excluído da base de dados.

[b][i]… O livro Dominando o NetBeans do autor Edson Gonçalves aborda um capítulo que se trata na construção de uma agenda. Este capítulo no livro apresenta vários métodos incluindo este no qual vc tem dúvida parceiro!!!

… Este autor abordou vários livros se tratando de assuntos relacionado a Java e etc.