String em data

Caros javeiros, é o seguinte:

Preciso ler uma String, e verificar se é uma data, a entreda pode variar, sendo data ou outra String qualquer…
alguém tem uma idéia de como fazer isso ???

desde já agradeço…

Tente o seguinte código:

SimpleDateFormat dateFormat = new SimpleDateFormat("dd/MM/aaaa");
		String data= "05/10/1985";
		try {
			Date date = dateFormat.parse(data);
		} catch (ParseException e) {
			e.printStackTrace();
		}

Caso a data cair em exceção quer dizer que não é acessível

cara esse site vai te ajudar http://www.koders.com/java/fidC6B1B35AF8C52FED8FB40B799FB3E6C02B0636E8.aspx?s=mdef%3Ainsert#L1383

Cai na Exception de qualquer modo…

java.text.ParseException: Unparseable date: “05/10/1985”
at java.text.DateFormat.parse(Unknown Source)
at PData.main(PData.java:20)

se não me engano o formato do SimpleDateFormat deve ser (“dd/MM/yyyy”); e não “aaaa”

String s1 ="dd-MM-yyyy";
	//não esqueça que o formato pode ser com / ou - 
	String variavel ="20-06-2007";

Locale locale = new Locale("pt", "BR");
	SimpleDateFormat simpledateformat = new SimpleDateFormat(s1, locale);
	try {
		return simpledateformat.parse(variavel);

} catch (ParseException e) {
	return null;
	}

cara oq vc quer é uma funcao,q retorne um booleano,na biblioteca nativa do java pelo oq eu conheco nao tem,vc tem q criar um classe q valida isso,agora no site q eu te passei,ja tem a implementacao toda e so mandar um Crtl + C e Crtl + V hehehe,ou entao faz um formulario com JGoodies Binding ele ja edita na hora,o seu JTextField (“createDateField”),
fora outras coisas q ele faz mais e interessante tb essa parte!!!

http://www.koders.com/java/fidC6B1B35AF8C52FED8FB40B799FB3E6C02B0636E8.aspx?s=mdef%3Ainsert#L1383

kra mto bom oq vc me passou, poupa um tempao pra quem precisa quebrar Data, ou realizar format do jeito q precisa…

eu precisava era validar um data se eu receber um String com data, e se não for um formato de data válido tipo dd/MM/yyyy, eu retornar a String tratando ela com a informação de texto mesmo…
mas jah ajudou bastante, o ruim é que o exception q gera, é só pra comfirmar se os parenteses existem, tipo 02/10/2005 vale tanto quanto 03/99/sdflk…
acho q terei q ler o vetor de String inteiro…

mas ta valendo a ajuda…