Struts 2 Acentuação (Tomcat / Linux)

Olá pessoal, estou com problemas nas acentuações, quando envio um formulário os dados digitados com acentos, chegam na action como caracteres estranhos, nao sei bem ao certo se é um problema com o Struts 2 ou tomcat ou linux, bom o senário é o seguinte:

Tomcat 6.0.16
Struts 2.0.11.1
Eclipse 3.3.2
Linux Archlinux (ja testei em umas 10 distribuicoes diferentes)
Navegadores (Opera, Firefox, IE, Seamonkey, Epiphany)
Obs. ja testei todos com versoes anteriores.

Deixei uma aplicacao de exemplo em anexo para voces poderem ver e me dizer o que acontece. Ja tentei de tudo !!!

Para funcionar a aplicao colocar os arquivos relacionados a baixo, dentro da pasta /workspace2/Exemplos/WebContent/WEB-INF/lib/

commons-logging-1.0.4.jar
freemaker-2.3.8.jar
ognl-2.6.11.jar
struts2-core-2.0.11.1.jar
xwork-2.0.4.jar

todos estao no site struts.apache.org ou dentro das aplicacoes de exemplos que vem junto com o struts 2.

Ja descobri !!!

é so colocar isso no arquivo Struts.xml a magica esta nessa linha
pq eu nao sei… já que uso UTF-8.

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

Caro,
O windows em português usa o padrão iso 8859-1 (o latin1). Ele é diferente do UTF-8 que funciona na maioria dos linux. Se vc não setar qual encoding vc vai usar, o sistema usa o padrão do sistema operacional. Isso deve ser percebido durante a criação do BD tb, para não dar problema.
Pra mim, o ideal seria sempre usar UTF-8, porém como a maioria usa windows e lah eh latin1…
Abraço!

mas o problema acontece no linux tb… tenho que colocar LATIN1 para funcionar no linux… se deixar tudo como UTF-8 nao funciona em nem um SO !!! muito estranho… depois que troquei para LATIN1 funciona no windows e no linux normal e o linux esta em UTF-8… …minha duvida agora é pq isso ??

Estou com o mesmo problema, quando preencho um formulário com algum campo com acento chega na action o valor do campo com problema no acento, ja tentei colocar no struts LATIN1 e ISO-8859-1 e ainda UTF-8, mas o mesmo problema sempre aparece.
Vc realizou mais alguma alteração no struts para ele funcionar?

que me lembre apenas coloquei nos jsp o codigo
<%@ page language=“java” contentType=“text/html” pageEncoding=“LATIN1”%>
<%@ taglib prefix=“s” uri="/struts-tags"%>

e no struts.xml como esta nas msgs anteriores…

Se não funcionar as dicas abaixo, talvez precisa dar mais uma mão para o browser entender o tipo de conteudo. Segue uma sugestão.

[code]

[/code]

Abraços

segui os passos de vcs e tb resolveu meu problema. Vlw d+ !