Struts 2 + AJAX

7 respostas
zeh_otavio

Estou começando a fazer um site com Struts 2, mas estou precisando de um help:

• Gostaria de saber se se é possível e se vale a pena utilizar as tags ajax para renderizar uma pagina?

Tipo assim… pensei em ter uma página principal

<s:div id=“menu”>
<s:include value=“menu.jsp”/>
</s:div>

<s:div id="main" theme="ajax">

</s:div>

Então quando eu clicar em um link do menu, por exemplo Cadastrar Usuário, ao inves de eu abrir uma página cadastrarUsuario.jsp com o form, menu, etc (ocorrendo um refresh completo da pagina) eu chamaria uma action retornando a pagina cadastrarUsuario.jsp,contendo somente o form, para a div “main”.

Parece bem caseiro fazer isso… hiehieihei… mas é que detesto refresh de pagina… e ouvi dizer que trabalhar com as frames do html, também não é uma boa opção…

Sou noob aqui no fórum… tenham paciencia… hehehehe

7 Respostas

D

Fala meu amigo,

Utilizar as tags ajax do struts lhe traz alguns beneficios como validação de entrada feita pelo proprio struts sem ter que utilizar javascript, integração com o framework dojoToolkit para utilização de javascript, utilização da tag s:div para fazer o que vc esta querendo que seria renderizar somente o componente dentro da div sem dar refresh na página.
Mas vou ser sincero, eu utilizei em um projeto, tive alguns problemas com s:div principalmente para integrar com outro framework o DisplayTags para renderezar tabelas com paginação.
Sem falar que o layout fica amarrado, pois quando vc utilizar tags ajax do struts2 ele automaticamente renderiza seu componente dentro de tabelas o que torna meio difícil trabalhar com o layout.
Eu utilizar com moderação, tipo, faz uns testes ai que vc vai ver se encaixa no teu projeto.

abraço.

att
Diego

zeh_otavio

Valeu Diego… você tem razão mesmo… é preciso analisar… as chamada das páginas por exemplo, fica meio lerdo… cliquei umas 10 vezes em um mesmo link para testar e chegou a dar uma “bugada” no browser…