Tb acho. Não que a Sun seja ruim, mas não creio nos benefícios que uma especificação se propõe a gerar. O tiro quase sempre sai pela culatra. Padronizar uma tecnologia quase nunca é bom no final das contas. É uma falsa segurança em troca de muita liberdade. Já padronizar uma API (JDBC, JPA) eu acho válido.
Trocar annotation-hell por xml-hell não tem cara de ser um bom negócio.
Validação no server-side é igualmente importante e necessária.
Xml-hell.
Vc está abrindo mão de usar IoC? Claro que dá para fazer tudo sem IoC, mas acho que ninguém hoje em dia nega que IoC é uma boa prática. A vantagem do Mentawai é que ele já oferece um poderoso container de IoC e Auto-Wiring. Por essas e outras abstrações que ele é considerado um framework full-stack, ou seja, vc não precisa trazer dezenas de outros frameworks (Spring por exemplo) pra dentro do seu projeto.

Nesse ponto eu discordo plenamente. Minha experiencia com JSTL + EL é a pior possível. Por ser um framework genérico para qualquer framework, ela possui diversas limitações e pentelhações. Já dá para chamar size() de uma collection via JSTL? E um método hasChildren, já dá para chamar? Se vc está preocupado em migrar a sua aplicação para outro framework, então tudo bem. Mas assim como banco de dados, uma aplicação só deve migrar de framework como última alternativa, também conhecida como desespero. Talvez os gerentes de projetos tenham achado que o Struts2 era a continuação natural do Struts1 e ordenaram a migração como quem pede um cafezinho, ou (defendendo eles) porque viram que Struts1 era ruim demais e partiram para o desespero.
Um framework pode ter várias tags flexíveis, poderosas e práticas, e isso só é possível se as tags forem integradas com o framework em questão.
Fiz um projeto utilizando JSTL + EL e outro utilizando as tags do Mentawai. Sinceramente JSTL + EL é um padrão de tags chato, limitado e ruim demais. Não dá para comparar…