Olá Pessoal,
Eu não tenho a intenção de levantar uma discussão sobre quem prefere Struts 2 ou JSF. Mas sim propor uma discussão dirigida a alguns tópicos que considerei relevantes das duas abordagens. Por favor, sugiram outros tópicos também.
Por favor, se possível, ignorem o Struts 1 neste tópico, pois se não vamos cair nos mesmo prós e contras de discussões passadas.
-
Como o JSF só trabalha com POST, é impressão minha ou não tem como evitar que uma tela ou formulário seja re-processado ao pressionar F5? Em frameworks MVC comuns, a gente dá um redirect após um form ser processado e evita isso. E no JSF?
-
No JSF é nos arquivos .jsp que se define qual metodo irá processar um determinado botão por exemplo. Isso me obriga a vasculhar os arquivos .jsp para entender quem chama quem, etc. Agora, se eu olhar apenas o faces-config.xml eu não consigo saber qual “view” usa qual “managed bean”. Pode ser que não tenha muito a ver, mas pelo struts.xml eu consigo saber qual classe esta relacionada a qual JSP. Isso não seria uma vantagem do struts 2? Pois seria mais fácil um novo membro da equipe compreender a estrutura do sistema.
-
No JSF, as validações de formulários tem que ser colocadas diretamente no arquivo .jsp. No struts 2 eu crio arquivos XML para cada formulário e tem como eu reaproveitar algumas validações, sem sair repetindo código. Mais uma vez, isso não é uma vantagem do struts 2? Pois é facilmente identificável quais são as validações de todo o sistema.
-
Tentei fazer um simples link no JSF, e me assustei, pois os conceitos são totalmente diferentes. Ai fica um comentário: algo muito genérico e configurável, num determinado ponto pode dar flexibilidade, mas em outro pode ser diminuir a produtividade para os casos mais comuns.
-
No JSF, se eu quiser iniciar um processamento a partir de um URL, sem ter que chamar um arquivo .jsp é possível? No struts 2 bastaria criar uma simples action.
-
Todo mundo fala mal do struts 1. Agora o struts 2 os Actions não precisam herdar mais nenhuma classe. Não precisa se criar uma classe para cada formulário. Muito parecido com o JSF. Estou certo?
-
O que vocês acham do futuro do struts 2? (Por favor, não confundam com o struts 1)
Bom pessoal, por favor enviem suas opiniões e me avisem se escrevi alguma besteira.
T+
Claudiney

É impressionante como as pessoas valorizam essa questão de frameworks web!