Struts 2!

5 respostas
J

Dae galera… sei que todos ja estão cansados de perguntas sobre o porque usar Struts etc e etc… mas a questão que queria saber da galera…
Eu estou usando em um projeto jsp(apresentação)+Servlets(controlador)+Command;… e tá dando um trabalho danado, pois não é produtivo e fico perdendo tempo pra fazer coisas repetidas… replicação de código etc…
Dae dei uma olhada em algumas videos aulas da java magazine sobre o Struts 2 e gostei da forma de trabalhar com ele…

• Essa versão já esta sendo bastante utilizada comercialmente??
  • Ela me deixa lire para desenvolver, ou seja, eu não quero ficar engessado… pois aqui a gente está usando muito ajax… e queria algo que me ajudasse nisso…
  • Ele suporta sistemas de médio porte?
  • Aqui tenho tido muito trabalho pra fazer as paginações e validações das telas… ja vi sobre as validações no xml… mas sobre paginação não… tem alguma coisa nele ou algum outro framework que se integre a ele pra me auxiliar nisso?? Vi nas videos aulas que a validação me mostra as mensagens logo acima dos campos… isso tem como ser mudado ou customizado?
  • Para criação das telas no que o Strutus pode me ajudar?
    E por ultimo… ele é produtivo mesmo ou é só fama??

Abraços!!

5 Respostas

E

Opa blz?

bom quanto tuas perguntas:

- Essa versão já esta sendo bastante utilizada comercialmente??
infelizmente até onde eu saiba não :frowning:

- Ela me deixa livre para desenvolver, ou seja, eu não quero ficar engessado… pois aqui a gente está usando muito ajax… e queria algo que me ajudasse nisso…
ele é um framework muito flexivel, o mais flexivel que eu conheço dentre todos os frameworks atuais no mercado, engesado nada você simplesmente desenvolve brincando, muito produtivo e prazeroso utilizar ele

- Ele suporta sistemas de médio porte?
pequeno, médio e grande porte, não é um framework caseiro, ele é a fusão de 2 excelentes frameworks do mercado: Struts 1 com o Webwork, alia produtividade com robustez

- Aqui tenho tido muito trabalho pra fazer as paginações e validações das telas… ja vi sobre as validações no xml… mas sobre paginação não… tem alguma coisa nele ou algum outro framework que se integre a ele pra me auxiliar nisso?? Vi nas videos aulas que a validação me mostra as mensagens logo acima dos campos… isso tem como ser mudado ou customizado?
quanto a validações tem via XML ou você pode fazer via Annotations que é ridiculo de facil, sobre paginação de dados eu normalmente uso o Hibernate para fazer isso, ou mesmo jogo o controle e responsabilidade disso para o Displaytags

- Para criação das telas no que o Strutus pode me ajudar?
Tiles, Sitemesh, tem louco que integra com JSF

- E por ultimo… ele é produtivo mesmo ou é só fama??
não é fama não, quando você usar ele para valer vai ver que é incrivelmente produtivo, comparando com os outros frameworks MVC hoje existentes

:wink:

no meu blog tenho alguns posts e exemplos do Struts 2 [link]
espero que te ajude :grin:

J

Cara… você me ajudou muito…valeu mesmo… acho que vou começar a utilizá-lo nos projetos…
Abraço e fica com Deus!!

M

E ai Jhonatas, beleza ?
Cara fica tranquilo em usar o struts 2. Eu mesmo já usei em um projeto, e te digo que a produtividade dele é absurda. É muito fácil trabalhar com ele, fora que ele possui alguns recursos ajax, já que o mesmo vem com o dojo integrado.

Abraços e boa sorte…

J

Dae galera… Uma outra dúvida seria quanto a customização das mensagens de validação de campos…
eu não queria que fosse tudo em que os labels fiquem em vermelhor e logo abaixo do campo…
queria que desse pra fazer assim:
campo 1
campo 2
campo 3

Campo 1 é obrigatório
Campo 2 é obrigatório
Campo 3 é obrigatório

E outra, sobre os tabbedpane… tem como customizar eles? Eu tenho como trocar aquela imagem de fundo que ele utiliza por padrão e deixar as bordas retas ao invés de redondas??

Quando comentei la em cima sobre não ficar engessado estava me referindo sobre isso também… pois não quero que os outros olhem para o sistema e saiba que foi feito em struts… quero que os designers possam fazer o seu trabalho de forma livre!!
Abraço!!

F

Eu faço assim:
<validator name=“required”
classname=“org.apache.shale.validator.CommonsValidator”
method=“isSupplied”
methodParams=“java.lang.String”
msg=“errors.required”>

&lt;javascript&gt;&lt;![CDATA[
        function validateRequired(form) {
            var isValid = true;
            var focusField = null;
            var i = 0;
            var fields = new Array();
            oRequired = new required();
            document.getElementById('validacao').style.display = 'none';
            for (x in oRequired) {
               var field = form[oRequired[x][0]];
                if (field.type == 'text' ||
                    field.type == 'textarea' ||
                    field.type == 'file' ||
                    field.type == 'select-one' ||
                    field.type == 'radio' ||
                    field.type == 'password') {

var value = '';
		  // get field's value
		  if (field.type == "select-one") {
		     var si = field.selectedIndex;
		     if (si &gt;= 0) {
			value = field.options[si].value;
		     }
		  } else {
		     value = field.value;
		  }

if (trim(value).length == 0) {
		     //marca de vermelho
			field.style.border = '1px solid red';

if (i == 0) {
				focusField = field;
		     }
		     fields[i++] = oRequired[x][1];
		     isValid = false;
		  }
		  else {
		     //desmarca
		     field.style.border = '1px solid #5a9b95';
		  }
	    }
            }
            if (fields.length &gt; 0) {
               focusField.focus();
               //alert(fields.join('\n'));
               document.getElementById('validacao').style.display = 'block';
               document.getElementById('span_validacao').innerHTML = 'Os campos destacados sao obrigatorios.';
            }
            return isValid;
        }

// Trim whitespace from left and right sides of s.
        function trim(s) {
            return s.replace( /^\s*/, "" ).replace( /\s*$/, "" );
        }

]]&gt;
     &lt;/javascript&gt;

&lt;/validator&gt;
Criado 21 de setembro de 2007
Ultima resposta 11 de out. de 2007
Respostas 5
Participantes 4