Meus caros,
Comecei a estudar programação Java no final do ano passado. Comprei vários livros, devorei a maioria, li muitos tutorias e guias de referência. Gostei bastante do Java. Eu já tinha uma base de C/C++ e PHP. Sou profissional de marketing, formado em marketing e estou me formando em publicidade e propaganda. No passado já me meti em vários projetos e freelas mesmo sem ter todo o conhecimento necessário, muitas vezes lançando mão do POG. Não pretendo atuar como desenvolvedor, mas em uma área que concilie minha formação, marketing/comunicação, com tecnologia. Em março inicio uma pós em Engenharia de Software. Estou aroveitando enquanto o curso não começa para obter uma base sólida dos conceitos de POO, herança, polimorfismo, estrutura em camadas, etc, além de estudar o Java.
Qual framework vocês me recomendam como conhecimento essencial para alguém que vai atuar na área, seja como desenvolvedor ou Gerente de Projeto? Comecei a mexer com o Struts 2, estou trabalhando com a IDE do Eclipse. Achei o Struts bem tranquilo, mas vi que tem profissionais que preferem JSF ou outros frameworks. Sei que o ideal é trabalharmos bem com algo que nos sirva, e ao menos conhecer outras ferramentas. O que me recomendam?