Struts DOJO - Lento

20 respostas
mInEiRo

Bom dia.

Nós daqui da empresa, desenvolvemos uma aplicação com Struts 2 + DOJO.
Mas quando fomos implantar o sistema, vimos que em alguns computadores o sistema não abria ou dava erro de script.
Porque quem vai utilizar o sistema na verdade são os clientes do nosso cliente. Assim depende muito da banda da internet que eles possuem.
Nas bandas que são baixas, o sistema não funciona. o DOJO tem muitos arquivos de Script que devem baixar tudo na máquina. Até mesmo com uma banda boa, o site da uma travada, mas continua. Deve ser na hora de baixar os arquivos.

So que as tags do dojo ajudaram a gente muito, não queria simplesmente retirar ele.
Queria saber da galera ai se alguem conhece alguma forma de ajustar essa lentidão ou tb se existem outras tag que competem com o DOJO que não tem esse problema de lentidão por causa dos arquivos js.

Muito Obrigado

20 Respostas

Aldrin_Leal

Shrinksafe?, compressão gzip?

fiaux

A verdade é que o DOJO é lento mesmo, sempre foi, não sei se tem mágica pra isso.

mInEiRo

opa, tem alguma tutorial de como eu utilizo o ShrinkSafe/

li aqui, pode ser a solução pra mim.

W

Nós daqui da empresa, desenvolvemos uma aplicação com Struts 2 + DOJO.
Mas quando fomos implantar o sistema, vimos que em alguns computadores o sistema não abria ou dava erro de script.

http://www.guj.com.br/posts/list/69054.java

mInEiRo

neste link não tem nada

W

By feliperod .:

O que é lento é o uso do DOJO Toolkit que por infelicidade foi adotado como padrão no struts 2.
O simples fato de evitar ao máximo o uso do DOJO ou otimizar o loading do mesmo, já traz um ótimo resultado na performance.

mInEiRo

sim…
isso eu li, vlw

vou ver se acho algum outro toolkit que seja menos lento

W

Mineiro ,

vou ver se acho algum outro toolkit que seja menos lento
Estou iníciando um projeto e estou pensando em usar o Struts 2.0.11, mais algumas coisas estão me tirando o sono e essa é uma delas.E a outra, é se o tempo de resposta da aplicação vai estar a contento e satisfazer o cliente, pois não poderei voltar atrás no projeto, portanto se puder retornar com informações sobre seu projeto e o resultado de sua solução fico agradecido.

mInEiRo

William,

Eu gostei muito de trabalhar com o DOJO, desenvolvemos aqui um projeto, criamos classes que geram o DOJO automático para padronozar todas as telas.
Exemplo. Uma tela que chamamos aqui de atualização, é uma tela onde tem uma grid com filtros e os botoes de incluir, alterar e excluir. temos vários cadastros que utilizam essa tela. então ao invez de criamos o grid em cada jsp, criamos um pacode, chamado JSPGENERICO, onde possuo uma classe que cria essa grid, do passo a lista com os dados que la vai imprimir. assom conseguimos deixar muito mais simples de criar a tela, muito mais rapido o trabalho. isso é so uma ideia simples do projeto.

mas o problema do dojo foi que alguns clientes falaram que o sistema nao entrava. demorava muito e ficava com a tela em branca. fomos fazer teste e vimos que uma banda baixa, o sistema perdia performace e dava muito erra de script.
aparecia uma mensagem dizendo que o script estava em loop, se queria continuar, quando nao abria nada.

o dojo é muito simples de se trabalhar, mas tem esse problema. estou tentando buscar algumas alternativas para tornar o dojo mais rápido, caso nao ache, vou avaliar outros toolkit.

qualquer outra dúvida sobre o projeto, meu msn é [email removido]

dc.rec1

Vocês devem estar utilizando a versão 0.4.3 do Dojo, que não tinha a performance como uma de suas qualidades. De ser possível, recomendaria migrar para a versão 1.1 que é muito mais compacta e rápida, um desenho muito mais inteligente.

De não ser possível a migração, recomendo criar pacotes personalizados do Dojo, no caso de ter problemas de rede e/ou dar um tunning no djConfig, como limitar os searchIds quando forem utilizados os widgets.

Seguem alguns links :

http://dojo.jot.com/PerformanceTuning
http://dojotoolkit.org/book/dojo-book-0-4/part-6-customizing-dojo-builds-better-performance

mInEiRo

realmente
estou utilizando a versão mais antiga
so que eu estava com medo de escolher a versão mais nova sem a comprovação que ela não tem o mesmo problema de lentidão.
para os meus projetos mais novos, devo usar a versão mais nova. vou testar a velocidade dela.

bbviana

Se realmente o problema de vcs for banda, isso soh deve ocorrer na 1a vez q a pagina carrega, pois depois o js deve ficar em cache.
Se nao ficar em cache - e vc pode verificar isso com o firebug ou simplesmente abrindo a pasta de cache do seu browser -, é problema de configuração do sue servlet. Mas por default os js ficam em cache.

Mas de fato, o dojo eh realmente muito lento como todos ja disseram. Nao sei se tem muito o q fazer, pois mesmo compactando os js e os deixando em cache, o seu processamento eh demorado. Para ver isso, verifque o quanto seu processador está sendo utilizado qdo vc executa uma pagina.

Herrera

eu estou usando o struts2.1 , que utiliza como plugin o dojo. Tá MUITO melhor e mais rapido que a versao 2.0.11 que era lentissimo. o plugin utiliza a versao 0.4.3 do dojo. mas parece que tem uma alma boa refazendo o plugin para usar a versao mais recente do dojo.

Herrera

W

Herrera Whote.:
eu estou usando o struts2.1 , que utiliza como plugin o dojo. Tá MUITO melhor e mais rapido que a versao 2.0.11 que era lentissimo. o plugin utiliza a versao 0.4.3 do dojo. mas parece que tem uma alma boa refazendo o plugin para usar a versao mais recente do dojo.
Vc. está usando em produção ou somente teste em uma máquina local.

bbviana

Herrera:

Herrera

struts 2.1? Mas ja saiu?

dc.rec1

Não necessariamente, poderia estar utilizando alguma técnica como Lazy Loading, carregando os arquivos somente quando forem ser necessitados.

Mineiro, testa a nova versão sim que você vai sair bem satisfeito, os caras fizeram um grão trabalho.

bbviana

nao necessariamente, de fato, mas provavelmente

Herrera

já existe um build release em :

http://people.apache.org/builds/struts/2.1.0/

Herrera

ps: não é um GA ainda , mas está para ser gerado em breve…

bbviana

Vc disse q está mais rapido neh? Vc sabe onde eles melhoraram? Sabe se mexeram alguma coisa na OGNL?

Herrera

mudaram varias coisas, melhorando a utilizacao do dojo. antes com o s:head theme=ajax trazia todos os componentes(datepicker, autocompleter, etc) gerando uma carga grande para o browser. agora, com o sx:head fica bem mais leve, vale a pena conferir…

Herrera

Criado 3 de dezembro de 2007
Ultima resposta 3 de dez. de 2007
Respostas 20
Participantes 7