Struts em relação a outros

Oi pessoal…
Hoje o struts é uma das frameworks mais utilizadas, gostaria de saber normalmente quais são
as outras frameworks que costumão ser usadas junto com Struts, sei que ele pode ser combinado
com outras como Hibernate, etc… mas quais são em comum usadas junto com ele atualmente para
desenvolvimento dos projetos?

Qual valor medio do salario oferecido a um desenvolvedor (iniciante) J2EE/Struts em São Paulo?

Como sou iniciante tanto na area de desenvolvimento como em J2EE, após ter aprendido struts, alem de
me aprofundar na framework oque mais posso estar estudando para ter um curriculo “bem servido”?
São tantas como Spring, etc… que fica dificil saber qual caminho seguir…
Sei que estudar a framework Hibernete vale a pena, mas alem desta em qual API/Framework posso
investir?

Quanto a EJB, ainda é muito requisitado no mercado de trabalho? Pq resolvi dar uma passada rapida
sobre este tema e não me especializando pelo fato de ser muito complexo acabei optando pelo STRUTs

E a minha principal duvida é a seguinte hoje em dia o interessante é ter uma “certificação java”
para um desenvolvedor J2EE que trabalha sempre com a frameworl Struts qual é a mais indicada?
Existe algum tipo de certificação que envolva essa framework??

Grato!!

Rodrigo Marini.

Bom, vamos por partes…

Hoje o struts é uma das frameworks mais utilizadas, gostaria de saber normalmente quais são
as outras frameworks que costumão ser usadas junto com Struts, sei que ele pode ser combinado
com outras como Hibernate, etc… mas quais são em comum usadas junto com ele atualmente para
desenvolvimento dos projetos?
R: Depende, Hibernate é comum, Jelly, WeWork, JBoss, e etc… Depende do projeto…
Nao fique só no Struts há tbm hj o JSF e o Spring.

Qual valor medio do salario oferecido a um desenvolvedor (iniciante) J2EE/Struts em São Paulo?
R: Varia de empresa p/ empresa… Estágio normalmente é de 700,00 até uns 1200 +/-, mas pode ganhar mais ou menos do q eu disse…

Como sou iniciante tanto na area de desenvolvimento como em J2EE, após ter aprendido struts, alem de
me aprofundar na framework oque mais posso estar estudando para ter um curriculo “bem servido”?
R: Mta POO, JSF, Hibernate, WebWork, Jelly, AJAX, Groovy , JDBC, JSP, VRaptor, Spring, isso ajuda, sempre estudar novos frameworks e até msm estudar outras linguagens…

São tantas como Spring, etc… que fica dificil saber qual caminho seguir…
Sei que estudar a framework Hibernete vale a pena, mas alem desta em qual API/Framework posso
investir?
R: Oq eu disse na de cima… há N frameworks, ve oq tem no projeto e aprende, mas compensa vc ver mais os conceitos, pq se a framework sumir do q adiantou saber pra caramba dakilo? Mas se souber a funcionalidade e trabalhar de maneira produtiva com outras vc nao depende só da framework.

Quanto a EJB, ainda é muito requisitado no mercado de trabalho? Pq resolvi dar uma passada rapida
sobre este tema e não me especializando pelo fato de ser muito complexo acabei optando pelo STRUTs
R: EJB ainda é sim mto usado, é complicado e um monte de gente confunde EJB com JavaBeans, mas emj grandes projetos vc sempre encontra EJB…

E a minha principal duvida é a seguinte hoje em dia o interessante é ter uma “certificação java”
para um desenvolvedor J2EE que trabalha sempre com a frameworl Struts qual é a mais indicada?
R: Ter certificação de SCJP e de Desenvolvedor sim, tanto p/ conseguir um emprego, qto p/ vc msm saber como está na linguagem, mas tbm é importante ter uma boa faculdade…

Existe algum tipo de certificação que envolva essa framework??
R: Essa eu não sei, mas creio que não… Struts é um framework pra ajudar no MVC, não tem certificações pra Frameworks na SUN… mas nao tenho certeza se há uma certificação disso em outros locais…

QQ coisa só colocar aqui no GUJ suas duvidas q o pessoal tira…

[]s :wink:

Obrigado!