Struts / Hibernate

12 respostas
lo.vieira

Boom dia galera, tudo tranquilo?

estou estudando java, ja fiz uns cursos e talz…
mas ainda nao sei nenhuma framework

qual q eu estudo/aprendo primeiro, Struts ou Hibernate?

vaaleu pela dica ae ;D
abraço

12 Respostas

leonardobhbr

se fosse voce
descartaria o Struts
aprendereia JPA com Hibernate
aprenderia JSF, Spring / Seam

rafaelpaz

com certeza JSF primeiramente, depois que já tiver manjando um pouco aí Jboss Seam. Também estudaria Hibernate/JPA, isso já é um bom começo.

lo.vieira

aaaah, dahoora…

to com uns livros e umas video aulas do Neri…
entao logo apos ta manjando um pouco de java, parte pro JSF ?
claro q em paralelo estou estudando bd …

mas e a parte de jsp/servlet?

brigadaao, estao dando o norte pra mim =D

absss

D

Kra, dentre suas opçoes, eu primeiramente estudaria struts.

Com o struts vc pode trabalhar com web e nele vc escolhe se que usar hibernate ou outra opção de persistencia como jdbc.

Só o hibernate vc nao trabalha com web, mas é um framework muito importante hoje em dia.

A apostila fj21 da caelum aborda estes dois topicos. Baixa ela, é di grátis !

Falow boa sorte.

drigo.angelo

Esses dois frameworks podem ser estudados em praralelo…

Creio que tem hibernate pra web sim (se não tiver fui terrívelmente enganado :shock: )

Mas hoje em dia é mais difícil ter um projeto sem Hibernate do que sem Struts (existem várias alternativas ao Struts como o webwork para Controller) então se tiver um problema de tempo, minha dica é dedicar primeiro ao Hibernate mesmo.

maior_abandonado

cara minha opinião, você precisa de um framework MVC e um de ORM. MVC vc tem dois ai na lista, ORM você tem um só, por tanto o ORM vc ja sabe que vai usar com qualquer um deles… então esse é o mais prioritário.

A maioria ai falou a “opinião” que tem, quer uma resposta transparente? vai la na APINFO, faz uma pesquisa por hibernate, outra por struts e outra JSF, na mesma data inicial e final em ambas… ve la o que sai…

eu fiz uma pesquisa das vagas deste mês até agora, como descrevi acima:

hibernate: 111 vagas anunciadas.

struts: 90 vagas.

jsf: 77 vagas.

jsf, struts: 30 vagas.

Trêss considerações:

struts você ainda tem que estudar tanto o 1 quanto o 2 se quiser estar disponível para todas essas vagas, jsf acho difícil ter muitas vagas do jsf 2.
Muitas vagas que pedem um dos frameworks MVC pedem o outro também.
Acredito que praticamente todas as vagas que pedem hibernate pedem ao menos um dos dois frameworks MVC citados.

lo.vieira

verdade…de fato, estava analisando isso também …
hibernate seria a prioridade mesmo.

mas o camarada citou JPA e Hibernate … tem muita diferença?
entao vo manda mesmo estudar e aprender o Hibernate …

estudando - java, design patters, hibernate
com bd sql e depois oracle

drigo.angelo

JPA = Java Persistence API, o Hibernate implementa ela…

lo.vieira

certo … me desculpa a pergunta haha mas,
estudando o Hibernate, vou ver JPA ?

drigo.angelo

Essa eu vou deixar pra alguém com mais domínio no assunto.

Mas acho que o Hibernate “facilita” a utilização da JPA, tem muita coisa implementada e talz… Se você vai aprender JPA juntamente com Hibernate vai depender do material que você está utilizando. 8)

lo.vieira

Ah tranquilo …
brigadao pelas direções ae :smiley:

qualquer coisa eu pergunto mais.
Valeeu, abraçooo

maior_abandonado

lo.vieira:
certo … me desculpa a pergunta haha mas,
estudando o Hibernate, vou ver JPA ?

A resposta para isso é meio… controversa, eu diria “não necessariamente”, pode ser que sim, pode ser que não, depende da fonte que você está usando e do ponto de vista de quem responde sim ou não.

Isso se deve ao seguinte fato, você pode usar o Hibernate JPA, que é uma versão do Hibernate especifica para JPA, que usa os objeto EntityManager (da especificação JPA), e não o paralelo Session (especifico do hibernate padrão), você pode estar usando o Hibernate JPA ou o Hibernate padrão.

Outro detalhe também, para atualizar alguma linha no banco de dados, a especificação JPA prevê um método chamado merge. Usando o hibernate padrão, você tem o método update que serve para este mesmo fim e tem o mesmo método merge vindo da especificação JPA. Você pode (e eu te aconselho que faça isso) usar os métodos da especificação JPA com o hibernate padrão, apesar de estar usando Sessions ao invés de EntityManagers, neste caso você estaria usando JPA? Honestamente não sei se devo considerar que sim… me parece relativo, este caso depende do ponto de vista, sei la…

Se a pessoa estiver usando o Hibernate padrão, usando a criteria API para tudo quanto é busca por exemplo, que não faz parte da especificação JPA, eu imagino não esteja usando a especificação JPA.

meu conselho, minha opinião é que você deveria estudar JPA, usando o TopLink (também conhecido como Eclipse Link) ou o Hibernate JPA, para depois partir para o hibernate padrão, ver as coisas que mantém e ver as coisas que adiciona (tem umas coisas bem legais).

Criado 26 de janeiro de 2011
Ultima resposta 26 de jan. de 2011
Respostas 12
Participantes 6