Struts, JSF ou Struts + JSF

22 respostas
lorena.dourado

Olá amigos,

Achei um tópico de 2005 onde os colegas achavam que não valia a pena a utilização do JSF, devido a falta de suporte… hoje, qual é a melhor pedida, JSF? Struts? Integrá-los?

Abração,

:wink:

22 Respostas

W

Achei um tópico de 2005 onde os colegas achavam que não valia a pena a utilização do JSF,
Opsss…eu erá da papota que era a favor do JSF e outras coisas…Quanto ao Struts de qual vc. fala do Struts 1.x.x ou S2, e quanto ao JSF temos o JSF 1.2 com algumas novidades e melhor integração com JSTL.
O S2 , é ideal para novos projetos e tem uma integração muito boa com IOC e DI (guice ou Spring), configuração programática,Annotations…etc.O JSF é um namoro antigo pois gosto desse carinha.
Mais cá entre nós, se vc. tiver autonomia de projeto coloque o S2 para teste(sem reinventar a roda) e em produção que vai ver que ele funciona direitinho.
Ps. tô parecendo vendedor das casa Bahia… :oops:
dsds

Jair_Rillo_Junior

Eu sou da filosofia que se você precisa de componentes reutilizáveis, precisa de uma interface rica (olha o RichFaces) e uma integração simples com Ajax (ajax4jsf), eu apostaria no JSF (ai você pode escolher as várias implementações que existem dele, na minha opinião, eu ficaria com o JSF RI 1.2)

Caso contrário, eu escolheria um framework action-based, ai nessa lista entra no Struts 2, Mentawai e VRaptor 2 (sim, tem o SpringMVC, mas esse nunca me agradou). Dentre esses, eu escolheria o Struts 2 porque é o que eu sei melhor trabalhar, mas isso não tira o méritos dos outros, que pelo pouco que eu vi, são show de bola.

Tinha esquecido de dizer, com frameworks action-based você também pode trabalhar com Ajax, principalmente utilizando o framework DWR. Agora componentes igual o RichFaces para esses tipos de framework eu nunca vi, infelizmente.

T

concordo contigo… mas se vc fala de struts 1.x, sou muito mais o JSF… claro… Embora sempre que eu possa utilizar struts2 eu prefiro…rsrsrs

W

ManchesteR wrote:
com frameworks action-based você também pode trabalhar com Ajax, principalmente utilizando o framework MVC. Agora componentes igual o RichFaces para esses tipos de framework eu nunca vi, infelizmente.
É verdade, seria uma mão na roda , mais não devemos esquecer que o “RichFaces” era/é um produto da “Exadel” pago e foi criado para atender a demanda de um projeto do ABN AMRO/Exadel Studio Pro.E agora a JBoss abocanhou como parte de seu score de produtos, mais ainda ponho fé que o pessoal do S2 comece a criar plugins que dê maior rápidez ao desenvovimento de aplicações.
http://cwiki.apache.org/S2PLUGINS/home.html
sds.

Jair_Rillo_Junior

Então Tecnoage, muita gente fala mal do Struts 1.x por vários motivos, dentre eles posso destacar três:

• Alto acoplamento (isso eu concordo)
  • muita configuração, deixando o arquivo struts-config.xml gigante.
  • muito complexo, para desenvolver simples actions, você precisa de muitos recursos.

Eu realmente concordo com esses argumentos, alias, eu mesmo já xinguei muito o Struts 1 por causa disso, ainda mais quando eu tinha um bug para arrumar e não sabia nem por onde começar (comecei a trabalhar com struts no final de 2002, bem proximo do seu lançamento). Porém se formos falar de produtividade, Struts 1 e JSF são similares. Assim como o struts-config.xml, o faces-config.xml também fica gigante.
Outra coisa, se você não utilizar alguma IDE para desenvolver em JSF, dificilmente você terá uma boa produtividade, o mesmo do Struts 1.

Assim com minha experiência, eu não vejo assim o Struts 1 e JSF tão distantes em relação a produtividade. Caso você utilize uma boa IDE com bons plugins, você consegue ter boa produtividade em ambos, é claro que o foco deles são diferentes (um action-based outro component-based), assim como o Struts 1 ainda continua com o problema de muito acoplamento (Action que extende outa classe, método execute com parametro de request e response, ActionForm que é um lixo, etc etc etc).

Jair_Rillo_Junior

WilliamSilva:
o pessoal do S2 comece a criar plugins que dê maior rápidez ao desenvovimento de aplicações.
http://cwiki.apache.org/S2PLUGINS/home.html
sds.

Boa William, esses plugins eu não conhecia :wink:

Uma coisa que falta muito para o S2, assim como faltava para o Webwork, é a falta de marketing.
O S2, como no link acima, possui várias coisas interessantes, mas sem o marketing adequado, os desenvolvedores (nós) muitas vezes ficamos sem conhecermos os produtos.

Quando eu tiver um tempinho certamente irei fazer alguns testes com esses plugins

W

Quando eu tiver um tempinho certamente irei fazer alguns testes com esses plugins
Achei muito legal e didático esse material .:
“Apache Struts 2 Lecture” - http://jroller.com/jrjunior/ ;
Parabéns.

lorena.dourado

Interessante William, não sabia deste plugin tb! Obrigada!
Aki no banco trabalhamos com Struts 1.2.7, porém a nova ideologia prega a vontade da equipe de desenvolvimento… então compensa a ralação da mudança de um projeto em Struts 1.X para Struts 2?
P.S: Também adorei o Struts 2…

T

Então Tecnoage, muita gente fala mal do Struts 1.x por vários motivos, dentre eles posso destacar três:

• Alto acoplamento (isso eu concordo)
  • muita configuração, deixando o arquivo struts-config.xml gigante.
  • muito complexo, para desenvolver simples actions, você precisa de muitos recursos.

Eu realmente concordo com esses argumentos, alias, eu mesmo já xinguei muito o Struts 1 por causa disso, ainda mais quando eu tinha um bug para arrumar e não sabia nem por onde começar (comecei a trabalhar com struts no final de 2002, bem proximo do seu lançamento). Porém se formos falar de produtividade, Struts 1 e JSF são similares. Assim como o struts-config.xml, o faces-config.xml também fica gigante.
Outra coisa, se você não utilizar alguma IDE para desenvolver em JSF, dificilmente você terá uma boa produtividade, o mesmo do Struts 1.

Assim com minha experiência, eu não vejo assim o Struts 1 e JSF tão distantes em relação a produtividade. Caso você utilize uma boa IDE com bons plugins, você consegue ter boa produtividade em ambos, é claro que o foco deles são diferentes (um action-based outro component-based), assim como o Struts 1 ainda continua com o problema de muito acoplamento (Action que extende outa classe, método execute com parametro de request e response, ActionForm que é um lixo, etc etc etc).

Então, eu gosto do JSF porque consigo desenvolver rapidamente sem a necessidade de um webdesigner (uma vez que não manjo muito nem gosto disso rsrsrs) Porém, tenho muitos problemas quando outra empresa realiza o layout e preciso incorporar esse layout ao backend com JSF. Com struts nesse caso as coisas ficariam mais fáceis. Por outro lado, eu acho o ciclo de vida dos componentes do jsf muito complexo, quase semelhante ao fluxo das actions do struts, e isso não me deixa muito satisfeito ainda… Outra coisa, eu não gosto muito das taglibs do struts, muito verbosas…

Jair_Rillo_Junior

WilliamSilva:
Achei muito legal e didático esse material .:
“Apache Struts 2 Lecture” - http://jroller.com/jrjunior/ ;
Parabéns.

Eu vi seu comment lá
Obrigadao :slight_smile:

Foi uma palestra que eu dei na empresa e utilizei esse material.

W

Foi uma palestra que eu dei na empresa e utilizei esse material.E como está a aceitação do S2 por ai…???, já implantou algum projeto…??

Jair_Rillo_Junior

lorena.dourado:
Interessante William, não sabia deste plugin tb! Obrigada!
Aki no banco trabalhamos com Struts 1.2.7, porém a nova ideologia prega a vontade da equipe de desenvolvimento… então compensa a ralação da mudança de um projeto em Struts 1.X para Struts 2?
P.S: Também adorei o Struts 2…

Lorena, você tocou em um ponto fundamental Também adorei o Struts 2.
Se você gosta do Struts 2 e é produtivo nele, então sem dúvida ele é a melhor opção para você :slight_smile:

W

ManchesteR wrote:Foi uma palestra que eu dei na empresa e utilizei esse material.
E como está a aceitação do S2 por ai…???, já implantou algum projeto…??
[/quote]

W

Tecnoage wrote.: tenho muitos problemas quando outra empresa realiza o layout e preciso incorporar esse layout ao backend com JSF
Pois é, ai vc. senta e chora…da vontade de abrir uma garrafa, tomar um porre.

Jair_Rillo_Junior

WilliamSilva:
ManchesteR wrote:Foi uma palestra que eu dei na empresa e utilizei esse material.
[/quote]

A palestra em sí parece que foi boa, o pessoal deu nota máxima para palestra.
Sobre a implantação ainda está devagar, pois existem muitos sistemas antigos e legados, onde fica dificil fazer uma mudança radical, porém eu sei de no mínimo 3 projetos novos que já estão utilizando S2.
Embora eu goste mais do S2 do que do 1, no meu projeto atual (projeto legado dos USA a algum tempo), estamos trabalhando com o 1 (e sem perspectiva de upgrade).

Mas eu estou “fazendo uma correria”, para implementar um novo módulo (que na verdade é um módulo a parte, que não conversa com o sistema principal diretamente, apenas acessa tabelas do banco) utilizando JSF

lorena.dourado

ManchesteR:
WilliamSilva:

A palestra em sí parece que foi boa, o pessoal deu nota máxima para palestra.
Sobre a implantação ainda está devagar, pois existem muitos sistemas antigos e legados, onde fica dificil fazer uma mudança radical, porém eu sei de no mínimo 3 projetos novos que já estão utilizando S2.
Embora eu goste mais do S2 do que do 1, no meu projeto atual (projeto legado dos USA a algum tempo), estamos trabalhando com o 1 (e sem perspectiva de upgrade).

Mas eu estou “fazendo uma correria”, para implementar um novo módulo (que na verdade é um módulo a parte, que não conversa com o sistema principal diretamente, apenas acessa tabelas do banco) utilizando JSF[/quote]

Então seria melhor começar o projeto do zero ao migrá-lo para Struts 2 ?! E os bugs do Struts 2, como estão?

Luiz_Aguiar

Oi amiga Lorena :slight_smile:

não deixe de dar pelo menos uma olhadinha no Richfaces rs
http://labs.jboss.com/jbossrichfaces/

demo (cuidado, use babador)
http://livedemo.exadel.com/richfaces-demo/

boa sorte, até!

W

Isso é covardia né Luiz… :cry:

lorena.dourado

Luiz Aguiar:

boa sorte, até!

Luiz meu lindo! Qnto tempo…rs…
De moderador agora… :roll: rs…
Vou dar uma olhada sim… com carinho…rs… mas o que o richfaces faz exatamente? Ele exerceria a mesma função do Struts na aplicação?!

Beijão!

W

Luiz Aguiar wrote:não deixe de dar pelo menos uma olhadinha no Richfaces rs
O “Richfaces” no mundo Real funcionam sem bug, conheço umas perfumarias em ajax que quando vc. coloca em um Servidor Web a aplicação fica uma carroça.Vc. já testou ou tem informação se isso não ocorre com o Richfaces.
sds.

lorena.dourado

Luiz Aguiar:

boa sorte, até!

Oi Luiz,

Dei uma olhada no live demo, bacana! Mas grande parte das coisas que ele faz são graças ao Ajax, estou correta?! Isso o Struts 2 também poderia estar fazendo, certo?!

Beijão,

bebad

:shock:

lorena.dourado:
O jsf seria digamos, a evolução do Struts.

Fizeram o Struts, dai viram que poderia melhorar…e fizeram o JSF.

O struts tem o controle baseado em actions e diversas configurações deveras quadradas eu diria.
Já o jsf pegou as regras que o struts tem, automatizou e criou uma ótima API para a galera poder implementar diversas tags.

O resultado é esse ai, milhares de tags para jsf :slight_smile:

e viva a comunidade.

Criado 4 de outubro de 2007
Ultima resposta 17 de out. de 2007
Respostas 22
Participantes 6