Olá amigos,
Achei um tópico de 2005 onde os colegas achavam que não valia a pena a utilização do JSF, devido a falta de suporte… hoje, qual é a melhor pedida, JSF? Struts? Integrá-los?
Abração,

Olá amigos,
Achei um tópico de 2005 onde os colegas achavam que não valia a pena a utilização do JSF, devido a falta de suporte… hoje, qual é a melhor pedida, JSF? Struts? Integrá-los?
Abração,

Achei um tópico de 2005 onde os colegas achavam que não valia a pena a utilização do JSF,Opsss…eu erá da papota que era a favor do JSF e outras coisas…Quanto ao Struts de qual vc. fala do Struts 1.x.x ou S2, e quanto ao JSF temos o JSF 1.2 com algumas novidades e melhor integração com JSTL.
Eu sou da filosofia que se você precisa de componentes reutilizáveis, precisa de uma interface rica (olha o RichFaces) e uma integração simples com Ajax (ajax4jsf), eu apostaria no JSF (ai você pode escolher as várias implementações que existem dele, na minha opinião, eu ficaria com o JSF RI 1.2)
Caso contrário, eu escolheria um framework action-based, ai nessa lista entra no Struts 2, Mentawai e VRaptor 2 (sim, tem o SpringMVC, mas esse nunca me agradou). Dentre esses, eu escolheria o Struts 2 porque é o que eu sei melhor trabalhar, mas isso não tira o méritos dos outros, que pelo pouco que eu vi, são show de bola.
Tinha esquecido de dizer, com frameworks action-based você também pode trabalhar com Ajax, principalmente utilizando o framework DWR. Agora componentes igual o RichFaces para esses tipos de framework eu nunca vi, infelizmente.
concordo contigo… mas se vc fala de struts 1.x, sou muito mais o JSF… claro… Embora sempre que eu possa utilizar struts2 eu prefiro…rsrsrs
ManchesteR wrote:É verdade, seria uma mão na roda , mais não devemos esquecer que o “RichFaces” era/é um produto da “Exadel” pago e foi criado para atender a demanda de um projeto do ABN AMRO/Exadel Studio Pro.E agora a JBoss abocanhou como parte de seu score de produtos, mais ainda ponho fé que o pessoal do S2 comece a criar plugins que dê maior rápidez ao desenvovimento de aplicações.
com frameworks action-based você também pode trabalhar com Ajax, principalmente utilizando o framework MVC. Agora componentes igual o RichFaces para esses tipos de framework eu nunca vi, infelizmente.
Então Tecnoage, muita gente fala mal do Struts 1.x por vários motivos, dentre eles posso destacar três:
Eu realmente concordo com esses argumentos, alias, eu mesmo já xinguei muito o Struts 1 por causa disso, ainda mais quando eu tinha um bug para arrumar e não sabia nem por onde começar (comecei a trabalhar com struts no final de 2002, bem proximo do seu lançamento). Porém se formos falar de produtividade, Struts 1 e JSF são similares. Assim como o struts-config.xml, o faces-config.xml também fica gigante.
Outra coisa, se você não utilizar alguma IDE para desenvolver em JSF, dificilmente você terá uma boa produtividade, o mesmo do Struts 1.
Assim com minha experiência, eu não vejo assim o Struts 1 e JSF tão distantes em relação a produtividade. Caso você utilize uma boa IDE com bons plugins, você consegue ter boa produtividade em ambos, é claro que o foco deles são diferentes (um action-based outro component-based), assim como o Struts 1 ainda continua com o problema de muito acoplamento (Action que extende outa classe, método execute com parametro de request e response, ActionForm que é um lixo, etc etc etc).
o pessoal do S2 comece a criar plugins que dê maior rápidez ao desenvovimento de aplicações.
http://cwiki.apache.org/S2PLUGINS/home.html
sds.
Boa William, esses plugins eu não conhecia 
Uma coisa que falta muito para o S2, assim como faltava para o Webwork, é a falta de marketing.
O S2, como no link acima, possui várias coisas interessantes, mas sem o marketing adequado, os desenvolvedores (nós) muitas vezes ficamos sem conhecermos os produtos.
Quando eu tiver um tempinho certamente irei fazer alguns testes com esses plugins
Quando eu tiver um tempinho certamente irei fazer alguns testes com esses pluginsAchei muito legal e didático esse material .:
Interessante William, não sabia deste plugin tb! Obrigada!
Aki no banco trabalhamos com Struts 1.2.7, porém a nova ideologia prega a vontade da equipe de desenvolvimento… então compensa a ralação da mudança de um projeto em Struts 1.X para Struts 2?
P.S: Também adorei o Struts 2…
Então Tecnoage, muita gente fala mal do Struts 1.x por vários motivos, dentre eles posso destacar três:
Eu realmente concordo com esses argumentos, alias, eu mesmo já xinguei muito o Struts 1 por causa disso, ainda mais quando eu tinha um bug para arrumar e não sabia nem por onde começar (comecei a trabalhar com struts no final de 2002, bem proximo do seu lançamento). Porém se formos falar de produtividade, Struts 1 e JSF são similares. Assim como o struts-config.xml, o faces-config.xml também fica gigante.
Outra coisa, se você não utilizar alguma IDE para desenvolver em JSF, dificilmente você terá uma boa produtividade, o mesmo do Struts 1.
Assim com minha experiência, eu não vejo assim o Struts 1 e JSF tão distantes em relação a produtividade. Caso você utilize uma boa IDE com bons plugins, você consegue ter boa produtividade em ambos, é claro que o foco deles são diferentes (um action-based outro component-based), assim como o Struts 1 ainda continua com o problema de muito acoplamento (Action que extende outa classe, método execute com parametro de request e response, ActionForm que é um lixo, etc etc etc).
Então, eu gosto do JSF porque consigo desenvolver rapidamente sem a necessidade de um webdesigner (uma vez que não manjo muito nem gosto disso rsrsrs) Porém, tenho muitos problemas quando outra empresa realiza o layout e preciso incorporar esse layout ao backend com JSF. Com struts nesse caso as coisas ficariam mais fáceis. Por outro lado, eu acho o ciclo de vida dos componentes do jsf muito complexo, quase semelhante ao fluxo das actions do struts, e isso não me deixa muito satisfeito ainda… Outra coisa, eu não gosto muito das taglibs do struts, muito verbosas…
Quando eu tiver um tempinho certamente irei fazer alguns testes com esses pluginsAchei muito legal e didático esse material .:
“Apache Struts 2 Lecture” - http://jroller.com/jrjunior/ ;
Parabéns.
Eu vi seu comment lá
Obrigadao 
Foi uma palestra que eu dei na empresa e utilizei esse material.
Foi uma palestra que eu dei na empresa e utilizei esse material.E como está a aceitação do S2 por ai…???, já implantou algum projeto…??
Interessante William, não sabia deste plugin tb! Obrigada!
Aki no banco trabalhamos com Struts 1.2.7, porém a nova ideologia prega a vontade da equipe de desenvolvimento… então compensa a ralação da mudança de um projeto em Struts 1.X para Struts 2?
P.S: Também adorei o Struts 2…
Lorena, você tocou em um ponto fundamental Também adorei o Struts 2.
Se você gosta do Struts 2 e é produtivo nele, então sem dúvida ele é a melhor opção para você 
ManchesteR wrote:Foi uma palestra que eu dei na empresa e utilizei esse material.E como está a aceitação do S2 por ai…???, já implantou algum projeto…??
Tecnoage wrote.: tenho muitos problemas quando outra empresa realiza o layout e preciso incorporar esse layout ao backend com JSFPois é, ai vc. senta e chora…da vontade de abrir uma garrafa, tomar um porre.
[/quote]ManchesteR wrote:Foi uma palestra que eu dei na empresa e utilizei esse material.E como está a aceitação do S2 por ai…???, já implantou algum projeto…??
A palestra em sí parece que foi boa, o pessoal deu nota máxima para palestra.
Sobre a implantação ainda está devagar, pois existem muitos sistemas antigos e legados, onde fica dificil fazer uma mudança radical, porém eu sei de no mínimo 3 projetos novos que já estão utilizando S2.
Embora eu goste mais do S2 do que do 1, no meu projeto atual (projeto legado dos USA a algum tempo), estamos trabalhando com o 1 (e sem perspectiva de upgrade).
Mas eu estou “fazendo uma correria”, para implementar um novo módulo (que na verdade é um módulo a parte, que não conversa com o sistema principal diretamente, apenas acessa tabelas do banco) utilizando JSF
ManchesteR wrote:Foi uma palestra que eu dei na empresa e utilizei esse material.E como está a aceitação do S2 por ai…???, já implantou algum projeto…??
A palestra em sí parece que foi boa, o pessoal deu nota máxima para palestra.
Sobre a implantação ainda está devagar, pois existem muitos sistemas antigos e legados, onde fica dificil fazer uma mudança radical, porém eu sei de no mínimo 3 projetos novos que já estão utilizando S2.
Embora eu goste mais do S2 do que do 1, no meu projeto atual (projeto legado dos USA a algum tempo), estamos trabalhando com o 1 (e sem perspectiva de upgrade).
Mas eu estou “fazendo uma correria”, para implementar um novo módulo (que na verdade é um módulo a parte, que não conversa com o sistema principal diretamente, apenas acessa tabelas do banco) utilizando JSF[/quote]
Então seria melhor começar o projeto do zero ao migrá-lo para Struts 2 ?! E os bugs do Struts 2, como estão?
Oi amiga Lorena 
não deixe de dar pelo menos uma olhadinha no Richfaces rs
http://labs.jboss.com/jbossrichfaces/
demo (cuidado, use babador)
http://livedemo.exadel.com/richfaces-demo/
boa sorte, até!
demo (cuidado, use babador)Isso é covardia né Luiz…
http://livedemo.exadel.com/richfaces-demo/

Oi amiga Lorena![]()
http://labs.jboss.com/jbossrichfaces/demo (cuidado, use babador)
http://livedemo.exadel.com/richfaces-demo/boa sorte, até!
Luiz meu lindo! Qnto tempo…rs…
De moderador agora… :roll: rs…
Vou dar uma olhada sim… com carinho…rs… mas o que o richfaces faz exatamente? Ele exerceria a mesma função do Struts na aplicação?!
Beijão!

Luiz Aguiar wrote:não deixe de dar pelo menos uma olhadinha no Richfaces rsO “Richfaces” no mundo Real funcionam sem bug, conheço umas perfumarias em ajax que quando vc. coloca em um Servidor Web a aplicação fica uma carroça.Vc. já testou ou tem informação se isso não ocorre com o Richfaces.
http://labs.jboss.com/jbossrichfaces/
Oi amiga Lorena![]()
http://labs.jboss.com/jbossrichfaces/demo (cuidado, use babador)
http://livedemo.exadel.com/richfaces-demo/boa sorte, até!
Dei uma olhada no live demo, bacana! Mas grande parte das coisas que ele faz são graças ao Ajax, estou correta?! Isso o Struts 2 também poderia estar fazendo, certo?!
Beijão,

:shock:
lorena.dourado:
O jsf seria digamos, a evolução do Struts.
Fizeram o Struts, dai viram que poderia melhorar…e fizeram o JSF.
O struts tem o controle baseado em actions e diversas configurações deveras quadradas eu diria.
Já o jsf pegou as regras que o struts tem, automatizou e criou uma ótima API para a galera poder implementar diversas tags.
O resultado é esse ai, milhares de tags para jsf 
e viva a comunidade.