Struts - Jsp puxando dados do banco

Saudações Pessoal,

Estou com algumas dúvidas quanto a uma melhor codificação. Vou explicar, tenho um ActionForm com a função VALIDATE habilitada e um campo <select name=“situacao”> no JSP que precisa buscar dados do BD, ou seja, tenho que popular ele com alguns valores de uma tabela.

A princípio eu teria que fazer no ActionForm buscar os dados e mandar por request.setAttribute(…), e no struts fazer um logic:iterate, mas tenho minhas dúvidas quanto a este método de desenvolvimento, é o melhor a ser aplicado? Como vocês fazem que podem me dar como dica?

Gostaria de saber também se os forms vocês fazem com mapeamentos do Struts (.DO) ou .JSP que mandam para os .DO??? Caso seja .DO, como vocês fazem para no ActionForm ele passar pelo Validate apenas qdo eu der o submit???

Muito grato pela paciência e aguardo anciosamente a resposta.

Opa

Usando ActionForm eu não gosto de deixar nada além das validações ali. O melhor jeito é fazer um Action antes do teu form. Daí tu roda um Action e depois cai no teu Form com os dados que precisa.

T+

Beleza, mas daí você não utiliza o método VALIDATE do ActionForm?

Se usa, como posso fazer ele enviar primeiro pra um ACTION, desse action voltar para um FORM?? Quando eu submito um form, e ele acha erros, ele cai direto no VALIDATE e não busca nada do ACTION, gerando erros de não encontrados alguns dados que setei (request.setAttribute) no ACTION.

Estou no aguardo…