Struts ou JSF? O retorno

Olá galera,

mais uma vez a mesma pergunta…

Sou novo em programação Web. Já tenho alguma experiencia em Programação Java. Porém tenho trabalhado com programação Stand-Alone usando SWT.

Agora estou iniciando um projeto para Web. Estamos escolhendo quais ferramentas usar.

Antes de vir aqui perguntar entre Struts e JSF, fui aos foruns, google, Apache e Sun. Achei muita coisa com data de 2005.
Recomendações ao JSF, porque achavam que o Struts não teria continuidade. Vi falarem do Struts na versão 1.1.0 e hoje está na 1.2.9.

Agora, qual a opinião de vocês programadores java experiêntes.
Struts ou JSF???

Abraços.

O projeto atual que estou estamos nesse impace da escolha do melhor framework (ou das melhores combinações de fws) para o projeto.

Nossa aplicação atual é feita toda em Swing e por isso temos várias telhas com diversos detalhes, e iremos migrar TODAS as telas (que não são poucas, a nossa aplicação tem mais de 100 megas) para a camada Web.

Como usamos o servidor WebLogic 8.1, ele não é simples e prático como um JBoss da vida, mesmo ele sendo teoricamente mais parrado, então tivemos alguns impaces com JSF (mas exato, a implementação da Apache), e vimos que o JSF tem muitos elementos interessantes que ajuda a UI.

Talvez usaremos ambos, tanto Struts e alguma implementação do JSF com ele. Mas isso dependerá da realidade de cada cenário disponível!

Sugiro a utilização do JSF, que tende à ser incorporado à especificação J2EE.

[]s

Leandro

eu acho melhor por enquanto struts…
jsf esta muito verde…
eu fiz três projetos em jsf e tive muitos problemas.
as implementações são incompativeis…(oracle “que agora e myfaces”) e da sun…
não sei se vale a pena mudar assim…

mais ambos tem desvantagens…
eu vou usar struts por um bom tempo ate que jsf esteja maduro…

http://www.guj.com.br/posts/list/35645.java

Qual o mérito do JSF que “tende a ser incorporado à especificação J2EE”?
JEE (e não J2EE) é um conjunto de ‘regras’ e ‘padrões’… isso não quer dizer que outros frameworks não possam segui-las… pelo contrário!

Alem disso, o Struts atende muito mais as necessidades da JEE do que o próprio JSF atual…

Sugiro usar o Struts e acompanhar as mudanças que vem acontecendo nele, que tendem a dar um futuro promissor para este framework…
Já o JSF… acho fogo de palha e uma ótima saida para novos desenvolvedores Java oriundos do DOT NET…

Obrigado a todos que estão respondendo, seus argumentos estão sendo muito importante para minha escolha.

Nem um nem outro: www.mentaframework.org

Framework fácil de usar e robusto o suficiente para o que você precisa.
Já se teve experiências de uma equipe que em 40 minutos foi treinada e capacitada á utilizar o mentawai em um grande projeto.

Qual o mérito do JSF que “tende a ser incorporado à especificação J2EE”?
JEE (e não J2EE) é um conjunto de ‘regras’ e ‘padrões’… isso não quer dizer que outros frameworks não possam segui-las… pelo contrário!

Alem disso, o Struts atende muito mais as necessidades da JEE do que o próprio JSF atual…

Sugiro usar o Struts e acompanhar as mudanças que vem acontecendo nele, que tendem a dar um futuro promissor para este framework…
Já o JSF… acho fogo de palha e uma ótima saida para novos desenvolvedores Java oriundos do DOT NET…
[/quote]

O JSF é uma evolução do Struts. Os pontos positivos foram mantidos e os negativos foram melhorados. O pai do Struts fez parte da equipe que desenvolveu o JSF. Acredito que se ele achasse que o Struts não precisasse evoluir, ele não teria ajudado a criar o JSF.

[quote]
JEE (e não J2EE) [/quote]

Estes ataques pessoais não engrandecem em nada a discussão.

[]s

Leandro

Acho que seus conceitos estão desfocados… JSF foca (inicialmente) em UI e eventos de tela, o que o torna em muitos casos ‘orientado a evento’… Conforme tirado do proprio site da sun…

Alem disso, o melhor do Struts (controller) ainda não foi migrado para o JSF (provavelmente no Struts Shale)… E muitos ligam o fato do Craig R. McClanahan ser o o lider da especificação do Struts e do JSF como evolução… são projetos que, HOJE EM DIA, são soluções totalmente diferentes para conseguir o mesmo objetivo… quem sabe, num futuro, com o release do Shale, o Struts e o JSF andem junto.

E sobre J2EE e JEE, concordo que não engrandecem em nada a discussão… mas quando vc tiver dando uma dica ou ensinando algo para alguem, ‘fale corretamente’ para que a pessoa ‘aprenda corretamente’…
A ‘correção’ do JEE não foi do verbo “que cara burro”, e sim do verbo “a nomeclatura mudou de J2EE para JEE”…

P.S.: E ataques pessoais é meio puxado, né! Controle-se!

[quote=rodrigoallemand]Alem disso, o Struts atende muito mais as necessidades da JEE do que o próprio JSF atual…[/quote]Olhe que você falando isso no fórum com um enorme número de odiadores de struts… :smiley:

Eu não sou muito fã do JSF, mas comparar com Struts é covardia. Qualquer coisa é melhor que usar Struts. Existem diversos tópicos falando sobre isso por aqui, pena que o sistema de buscas está com problemas.

Editado: Sobre JEE, segundo a Sun o certo seria Java EE (sem abreviação do Java).

Eu já até falei isso aqui no forum uma vez…

Quando veio o Struts, ele era o máximo.
Passou o tempo, descobrimos os erros dele e fizeram o framework “XYZ”.
Este sim, era o maximo.
Ai descobrimos os problemas e optaram por desenvolver um todo poderoso, que integrasse tudo a todos e fizeram o JSF.
Ai discobrimos que ele é chato de desenvolver, tem muito xml…
Vcs sabem a continuação da história.

Aparentemente, você não conhece JSF:

[quote]
You configure the JSF controller using a configuration file named faces-config.xml .

java.sun.com/developer/EJTechTips/2004/tt0324.html
[/quote]

Talvez esta seja uma boa oportunidade para você se atualizar e conhecer coisas novas.

[]s

Leandro

Definitivamente eu não sei o que é JSF… nem eu nem os caras do wiki da Apache ou o próprio site do projeto Shale…

E se vc acha que o JSF tem um controller que funciona efetivamente, está na hora de vc rever os seus conceitos!!!
Procure sobre as atualizações do Struts e escute o que eu te digo: vc terá uma grande surpresa no futuro do Struts…

Se você não conhece o JSF:

Como pode dizer que não tem um controller que funcione efetivamente?

Eu até entendo que você tenha gasto algum tempo na sua vida aprendendo Struts e agora, por alguma questão, não queira, ou não possa, aprender tecnologias mais atuais, mas criticar sem conhecer não vai convencer ninguém a ficar no Struts. Controle-se!

[]s

Leandro

boa… o JSF é o cara!, confio o que o “Leandro BSB” ta falando…

E vamos nos atualizar!, struts é antigo… isso todo mundo sabe…

[quote=microfilo]Nem um nem outro: www.mentaframework.org

Framework fácil de usar e robusto o suficiente para o que você precisa.
Já se teve experiências de uma equipe que em 40 minutos foi treinada e capacitada á utilizar o mentawai em um grande projeto.[/quote]

Em um projeto pessoal estou usando o Mentawai! :wink:

Depois poste no fórum do Mentawai o seu feedback.
Muitos usam, mas nem todos dão um feedback.

bom… eu usei jsf em 3 projetos, não gostei…

vou começar um novo projeto e ver se os problemas já foram corrigidos, se não foram vou ficar mais um tempo com o struts velho de guerra…
ou usar outro, vou dar uma olhada no forum qual o povo ta falando melhor…

Bom aqui no projeto utilizamos varios frameworks,
porem neste que estou estamos utilizando WebWork2 para View…

Proximo projeto temos uma certa tendencia a usar Spring como o framework responsavel pela parte View da aplicacao. ( ou continuar com WebWork mesmo )

http://www.opensymphony.com/webwork/