Sou novo em programação Web. Já tenho alguma experiencia em Programação Java. Porém tenho trabalhado com programação Stand-Alone usando SWT.
Agora estou iniciando um projeto para Web. Estamos escolhendo quais ferramentas usar.
Antes de vir aqui perguntar entre Struts e JSF, fui aos foruns, google, Apache e Sun. Achei muita coisa com data de 2005.
Recomendações ao JSF, porque achavam que o Struts não teria continuidade. Vi falarem do Struts na versão 1.1.0 e hoje está na 1.2.9.
Agora, qual a opinião de vocês programadores java experiêntes.
Struts ou JSF???
O projeto atual que estou estamos nesse impace da escolha do melhor framework (ou das melhores combinações de fws) para o projeto.
Nossa aplicação atual é feita toda em Swing e por isso temos várias telhas com diversos detalhes, e iremos migrar TODAS as telas (que não são poucas, a nossa aplicação tem mais de 100 megas) para a camada Web.
Como usamos o servidor WebLogic 8.1, ele não é simples e prático como um JBoss da vida, mesmo ele sendo teoricamente mais parrado, então tivemos alguns impaces com JSF (mas exato, a implementação da Apache), e vimos que o JSF tem muitos elementos interessantes que ajuda a UI.
Talvez usaremos ambos, tanto Struts e alguma implementação do JSF com ele. Mas isso dependerá da realidade de cada cenário disponível!
eu acho melhor por enquanto struts…
jsf esta muito verde…
eu fiz três projetos em jsf e tive muitos problemas.
as implementações são incompativeis…(oracle “que agora e myfaces”) e da sun…
não sei se vale a pena mudar assim…
mais ambos tem desvantagens…
eu vou usar struts por um bom tempo ate que jsf esteja maduro…
Qual o mérito do JSF que “tende a ser incorporado à especificação J2EE”?
JEE (e não J2EE) é um conjunto de ‘regras’ e ‘padrões’… isso não quer dizer que outros frameworks não possam segui-las… pelo contrário!
Alem disso, o Struts atende muito mais as necessidades da JEE do que o próprio JSF atual…