Sou novo em programação Web. Já tenho alguma experiencia em Programação Java. Porém tenho trabalhado com programação Stand-Alone usando SWT.
Agora estou iniciando um projeto para Web. Estamos escolhendo quais ferramentas usar.
Antes de vir aqui perguntar entre Struts e JSF, fui aos foruns, google, Apache e Sun. Achei muita coisa com data de 2005.
Recomendações ao JSF, porque achavam que o Struts não teria continuidade. Vi falarem do Struts na versão 1.1.0 e hoje está na 1.2.9.
Agora, qual a opinião de vocês programadores java experiêntes.
Struts ou JSF???
O projeto atual que estou estamos nesse impace da escolha do melhor framework (ou das melhores combinações de fws) para o projeto.
Nossa aplicação atual é feita toda em Swing e por isso temos várias telhas com diversos detalhes, e iremos migrar TODAS as telas (que não são poucas, a nossa aplicação tem mais de 100 megas) para a camada Web.
Como usamos o servidor WebLogic 8.1, ele não é simples e prático como um JBoss da vida, mesmo ele sendo teoricamente mais parrado, então tivemos alguns impaces com JSF (mas exato, a implementação da Apache), e vimos que o JSF tem muitos elementos interessantes que ajuda a UI.
Talvez usaremos ambos, tanto Struts e alguma implementação do JSF com ele. Mas isso dependerá da realidade de cada cenário disponível!
eu acho melhor por enquanto struts…
jsf esta muito verde…
eu fiz três projetos em jsf e tive muitos problemas.
as implementações são incompativeis…(oracle “que agora e myfaces”) e da sun…
não sei se vale a pena mudar assim…
mais ambos tem desvantagens…
eu vou usar struts por um bom tempo ate que jsf esteja maduro…
Qual o mérito do JSF que “tende a ser incorporado à especificação J2EE”?
JEE (e não J2EE) é um conjunto de ‘regras’ e ‘padrões’… isso não quer dizer que outros frameworks não possam segui-las… pelo contrário!
Alem disso, o Struts atende muito mais as necessidades da JEE do que o próprio JSF atual…
Sugiro usar o Struts e acompanhar as mudanças que vem acontecendo nele, que tendem a dar um futuro promissor para este framework…
Já o JSF… acho fogo de palha e uma ótima saida para novos desenvolvedores Java oriundos do DOT NET…
Framework fácil de usar e robusto o suficiente para o que você precisa.
Já se teve experiências de uma equipe que em 40 minutos foi treinada e capacitada á utilizar o mentawai em um grande projeto.
Qual o mérito do JSF que “tende a ser incorporado à especificação J2EE”?
JEE (e não J2EE) é um conjunto de ‘regras’ e ‘padrões’… isso não quer dizer que outros frameworks não possam segui-las… pelo contrário!
Alem disso, o Struts atende muito mais as necessidades da JEE do que o próprio JSF atual…
Sugiro usar o Struts e acompanhar as mudanças que vem acontecendo nele, que tendem a dar um futuro promissor para este framework…
Já o JSF… acho fogo de palha e uma ótima saida para novos desenvolvedores Java oriundos do DOT NET…
[/quote]
O JSF é uma evolução do Struts. Os pontos positivos foram mantidos e os negativos foram melhorados. O pai do Struts fez parte da equipe que desenvolveu o JSF. Acredito que se ele achasse que o Struts não precisasse evoluir, ele não teria ajudado a criar o JSF.
[quote]
JEE (e não J2EE) [/quote]
Estes ataques pessoais não engrandecem em nada a discussão.
Acho que seus conceitos estão desfocados… JSF foca (inicialmente) em UI e eventos de tela, o que o torna em muitos casos ‘orientado a evento’… Conforme tirado do proprio site da sun…
Alem disso, o melhor do Struts (controller) ainda não foi migrado para o JSF (provavelmente no Struts Shale)… E muitos ligam o fato do Craig R. McClanahan ser o o lider da especificação do Struts e do JSF como evolução… são projetos que, HOJE EM DIA, são soluções totalmente diferentes para conseguir o mesmo objetivo… quem sabe, num futuro, com o release do Shale, o Struts e o JSF andem junto.
E sobre J2EE e JEE, concordo que não engrandecem em nada a discussão… mas quando vc tiver dando uma dica ou ensinando algo para alguem, ‘fale corretamente’ para que a pessoa ‘aprenda corretamente’…
A ‘correção’ do JEE não foi do verbo “que cara burro”, e sim do verbo “a nomeclatura mudou de J2EE para JEE”…
P.S.: E ataques pessoais é meio puxado, né! Controle-se!
[quote=rodrigoallemand]Alem disso, o Struts atende muito mais as necessidades da JEE do que o próprio JSF atual…[/quote]Olhe que você falando isso no fórum com um enorme número de odiadores de struts…
Eu não sou muito fã do JSF, mas comparar com Struts é covardia. Qualquer coisa é melhor que usar Struts. Existem diversos tópicos falando sobre isso por aqui, pena que o sistema de buscas está com problemas.
Editado: Sobre JEE, segundo a Sun o certo seria Java EE (sem abreviação do Java).
Quando veio o Struts, ele era o máximo.
Passou o tempo, descobrimos os erros dele e fizeram o framework “XYZ”.
Este sim, era o maximo.
Ai descobrimos os problemas e optaram por desenvolver um todo poderoso, que integrasse tudo a todos e fizeram o JSF.
Ai discobrimos que ele é chato de desenvolver, tem muito xml…
Vcs sabem a continuação da história.
Definitivamente eu não sei o que é JSF… nem eu nem os caras do wiki da Apache ou o próprio site do projeto Shale…
E se vc acha que o JSF tem um controller que funciona efetivamente, está na hora de vc rever os seus conceitos!!!
Procure sobre as atualizações do Struts e escute o que eu te digo: vc terá uma grande surpresa no futuro do Struts…
Como pode dizer que não tem um controller que funcione efetivamente?
Eu até entendo que você tenha gasto algum tempo na sua vida aprendendo Struts e agora, por alguma questão, não queira, ou não possa, aprender tecnologias mais atuais, mas criticar sem conhecer não vai convencer ninguém a ficar no Struts. Controle-se!
Framework fácil de usar e robusto o suficiente para o que você precisa.
Já se teve experiências de uma equipe que em 40 minutos foi treinada e capacitada á utilizar o mentawai em um grande projeto.[/quote]
vou começar um novo projeto e ver se os problemas já foram corrigidos, se não foram vou ficar mais um tempo com o struts velho de guerra…
ou usar outro, vou dar uma olhada no forum qual o povo ta falando melhor…