Struts OU VRaptor?

16 respostas
renanpto

Bom Dia Pessoal,

Onde trabalho, estamos planejando desenvolver um projeto utilizando Struts.

Mas estamos vendo a possibilidade de usa o VRaptor, que parece ser mais rapido para o desenvolvimento e tal.

O problema que não conheco ninguem que utiliza o VRaptor, e tem outro detalhe nos conhecemos Struts, caso optarmos pelo VRaptor, temos que aprender a usa - lo. Logo nao sei se vale a pena utiliza - lo…

Gostaria de saber a opinião de vcs sobre esta situação.

Valeu

16 Respostas

R

VRaptor eu não conheço, mas se for para usar Struts eu te recomendo o Mentawai que é bem leve, simples e completo.

alanbrasil1984

depende do projeto…

Ambos são bons basta ver o ponto de vista de cada…

tenho uma enorme vontade de me aprofundar no VRaptor

mais Struts é que eu uso no trampo ai não tenho meio que tempo para me apronfunda mais nas férias Vraptor neles… rsrsrs

P

Vc já acessou as paginas do vRaptor ?? O forum ??? Te adianto que com o vRaptor vc não vai ter as burocracias do Struts, e sobre o texto “mas se for para usar Struts eu te recomendo o Mentawai ???” pessoas que utilizaram o dois vRaptorXMentawai ficaram com o vRaptor.

Giulliano

O vraptor é muito difundido aqui no guj. porém não é reconhecido em muitos lugares fora do nosso portal. Digo isso pq participei de um curso (fora da Caelum) e quando o professor perguntou quais os frameworks que conheciamos eu disse VRpator e ninguém da sala conhecia. Não estava numa sala de pessoas inexperientes mesmo pq era um curso de JEE.

Não estou desmerecendo o VRpator pq ele é um framework que segue a risco bons Designs Patterns e por isso é muito bom. Já o Struts não tenho muita propriedade para falar.

renanpto

Ja acessei as paginas do VRaptor, mas gostaria de saber as desvantagens e riscos em relação aos outros Frameworks ? Isso nao encontro lá… Alguns cases implementados ? Os problemas encontrados no desenvolvimento ?

Valeu

R

Isso deve ter acontecido no seu sonho…

rodrigoallemand

Primeiro dia de Forum e já tentando uma FlameWar… hummmmm, bem estranho… defendendo o Menta sobre o VRaptor… hummmmm, mais ainda…
Vai, pessoal do Menta, pode falar quem é que está clonando perfis… auhauhauhauh
É Brincadeira, viu!

P

renanpto:
Ja acessei as paginas do VRaptor, mas gostaria de saber as desvantagens e riscos em relação aos outros Frameworks ? Isso nao encontro lá… Alguns cases implementados ? Os problemas encontrados no desenvolvimento ?

Valeu

Aqui no GUJ e no forum do vRaptor tem muita coisa falando de prós e contras, quem tá usando e em que tipo de aplicação. Eu estudei Struts e JSF e hoje utilizo o vRaptor pra desenvolver uma aplicação comercial e achei muito mais facil de utilizar. Tem um edição da revista Munda java que vem falando dos Frameworks nacionais, de uma olhada.

L

Eu sou novo na parte de desenvolvimento web, apesar de já bem experiente. Por isso mesmo, quando entrei na área, o Struts 1.x estava em franca decadência. Aprendi mesmo outros frameworks como JSF, Seam, Struts 2, Wicket, Ruby on Rails e agora eu estou querendo aprender GWT. A minha experiência com Struts 1.x se resume a uma tentativa de aprendizado, e confesso que não entendi nada, achei burocrático e confuso, com muitas classes pra usar.

Portanto, entre framework X e Struts 1.x , a minha recomendação é X, não importando o que estiver escrito nessa variável.

Porém, se fosse pra escolher qualquer framework, eu escolheria Ruby on Rails, se você não precisar acessar componentes Java, ou Seam se precisar algo mais “enterprise”.

renanpto

Trabalho com Struts 1 e conheco Struts 2, no inicio é um pouco complicado os xmls, depois que voce entende o funcionamento é facil desenvolver…

Não optaria por outro framework que nao conheco (X da citacao do Leonardo3001)… hehehehe.

Alguém já participou de um projeto de grande porte feito com VRaptor ? E pode citar as experiencias e tal ?

Estou comecando a estudar sobre VRaptor, ate agora achei bem tranquilo, qto a aclopamento. mapeamentos, etc.

rodrigoallemand

Leonardo3001:
Eu sou novo na parte de desenvolvimento web, apesar de já bem experiente. Por isso mesmo, quando entrei na área, o Struts 1.x estava em franca decadência. Aprendi mesmo outros frameworks como JSF, Seam, Struts 2, Wicket, Ruby on Rails e agora eu estou querendo aprender GWT. A minha experiência com Struts 1.x se resume a uma tentativa de aprendizado, e confesso que não entendi nada, achei burocrático e confuso, com muitas classes pra usar.

Portanto, entre framework X e Struts 1.x , a minha recomendação é X, não importando o que estiver escrito nessa variável.

Porém, se fosse pra escolher qualquer framework, eu escolheria Ruby on Rails, se você não precisar acessar componentes Java, ou Seam se precisar algo mais “enterprise”.

Bem, se vc não conseguiu entender o funcionamento do Struts 1., aconselho a voltar aos priórdios onde programavamos commands por Servlet “puro” pra entender o básico de uma arquitetura FrontController… Como vc não entendeu o Struts 1 e entendeu o Struts 2, se são basicamente a mesma arquitetura?!? E se vc achou o JSF facil e bom, alguma coisa de especial vc tem, pq pra quem não entende FrontController, cair em PageController é um pouco mais complicado, a não ser que vc venha de VB e programa Orientado a Eventos… E mais ainda, se vc acha q a escolha de um framework tem ligação direta com o hype da comunidade, procure rever seus conceitos…

renanpto

rodrigoallemand:
Leonardo3001:

Bem, se vc não conseguiu entender o funcionamento do Struts 1., aconselho a voltar aos priórdios onde programavamos commands por Servlet “puro” pra entender o básico de uma arquitetura FrontController… Como vc não entendeu o Struts 1 e entendeu o Struts 2, se são basicamente a mesma arquitetura?!? E se vc achou o JSF facil e bom, alguma coisa de especial vc tem, pq pra quem não entende FrontController, cair em PageController é um pouco mais complicado, a não ser que vc venha de VB e programa Orientado a Eventos… E mais ainda, se vc acha q a escolha de um framework tem ligação direta com o hype da comunidade, procure rever seus conceitos…

É isso ai… hehe :lol: :?: :lol:

L

O que tem a ver a arquitetura do framework com o “como usar” do framework? Nada!
Não reclamei do Struts 1.x porque eu não entendo de FrontController ou de MVC, reclamei por causa da burocracia na hora de se usar. O Struts 2 pode ter a mesma arquitetura, mas eu não tenho que me preocupar em herdar classes X, onde implemento um método específico que tinha, entre outras coisas, o HttpRequest e o HttpResponse, pra retornar uma instância de classe que não fazia o mínimo sentido pra mim.

Quanto ao conselho de “voltar aos primórdios”, eu dispenso. A argumentação é absurda, pressupõe que somente ao implementar em Servlet puro vou aprender FrontController (aprendi mesmo sem precisar disso), pressupõe que basta entender o FrontController pra eu amar o Struts 1.x (não ocorreu comigo), e pressupõe que Servlet puro e Struts 1.x são as únicas opções viáveis (óbvio que não).

Não, não vim de VB, nunca toquei nessa linguagem, vim mesmo do C++, e ainda assim, não para a interface gráfica.
Não sei onde você acha que JSF é PageController. Não é, apesar das bizarrices como o Visual WEB do NetBeans, que tenta fazer esse esquema. O JSF é um FrontController, eu uso ele usando o padrão MVC e não recomendo a ninguém usar ele simulando ASP.

Obrigado pelo aviso, mas contra o hype estou vacinado, assim como estou vacinado contra paixões por frameworks, mesmo quando não faz mais sentido nenhum usá-lo, uma vez que simplesmente existem alternativas melhores.

Paulo_Silveira

Leonardo3001:

é, acho que isso é unanime

acdesouza

Já deu uma olhada no Stripes?

peerless

Pelo que pude notar do Vraptor, achei ele super interessante, bem funcional e principalmente a parte que ele promove o código limpo, isso é fantástico! Há uma certa confiança, pois sabemos que quem o mantem são o pessoal que mantém o guj, logicamente isso significa que suporte bom e em português, também há.

Mas, atualmente, na minha opinião, eu opitaria por uma solução com especificação definida pela Sun, que é o caso do JSF.

Criado 2 de abril de 2008
Ultima resposta 2 de abr. de 2008
Respostas 16
Participantes 10