Alguém saberia me dizer qual taglib do JSTL é equivalente ao <bean:message> do struts???
Desde já agradeço
Ricardo Moura
Alguém saberia me dizer qual taglib do JSTL é equivalente ao <bean:message> do struts???
Desde já agradeço
Ricardo Moura
Não entendí sua pergunta direito, mas se vc tiver declaradas as taglibs do struts em seu web.xml normalmente vc terá algo como isso definindo sua tag struts-bean:
<taglib>
<taglib-uri>struts-bean</taglib-uri>
<taglib-location>/WEB-INF/struts-bean.tld</taglib-location>
</taglib>
Considerando q tenha a tld no seu WEB-INF…
Daih, pra utilizá-la em sua jsp é soh colocar o seguinte:
<%@ taglib uri="/tags/struts-beans" prefix="bean" %>
Bom dia, Ricardo…
Se eu entendi bem a sua pergunta, vc quer saber em JSTL qual taglib equivalente a <bean:message> .... que nos possibilita utilizar um recurso muito legal ... que é a internacionalização...
Bem a taglib que vc deve utlizar em JSTL é a seguinte: [b]fmt[/b]
vc declarando ela fica assim:
<blockquote> <fmt:setBundle basename="[i]nome do arquivo Resourse[/i]" scope="[i]o escopo que vc desejar, por exemplo [b]page[/b][/i]" />[/i]</blockquote>
Para vc visualizar o texto no site, ou seja, "escrever" no site o valor que está definido no arquivo Resource, vc coloca:
<blockquote><fmt:message key="[i]por exemplo: pagina.titulo[/i]" /></blockquote>
… esse recurso é muito bom…
Espero te ajudado vc…
até mais,
Erick Pessoa
Bom dia, Ricardo…Se eu entendi bem a sua pergunta, vc quer saber em JSTL qual taglib equivalente a <bean:message> .... que nos possibilita utilizar um recurso muito legal ... que é a internacionalização... Bem a taglib que vc deve utlizar em JSTL é a seguinte: [b]fmt[/b] vc declarando ela fica assim: <blockquote> <fmt:setBundle basename="[i]nome do arquivo Resourse[/i]" scope="[i]o escopo que vc desejar, por exemplo [b]page[/b][/i]" />[/i]</blockquote> Para vc visualizar o texto no site, ou seja, "escrever" no site o valor que está definido no arquivo Resource, vc coloca: <blockquote><fmt:message key="[i]por exemplo: pagina.titulo[/i]" /></blockquote>
… esse recurso é muito bom…
Espero te ajudado vc…
até mais,
Erick Pessoa
Se ele está lendo de um arquivo, qual é a necessidade de scope??? O padrão do arquivo de entrada é igual ao Application.properties que usamos no struts?
boa tarde, phstc…
Bem o scope tem o objetivo de definir uma espécie de "tempo de vida" para o [i]fmt:setBundle[/i] ... Por exemplo:
Tenho uma aplicação de SAC, na primeira page (index.jsp) declarei:
Nas demais pages .... não fiz declaração nenhuma do [i]fmt:setBundle[/i] ... quando eu fizer o logon na page index.jsp, no momento que abrir a page seguinte inicial.jsp ... no topo da minha page vai aparecer:
Por que não foi capaz de encontrar o objeto [i]fmt:setBundle[/i].
Se alterarmos a declaração na page index.jsp, alterando o scope para [b]session[/b] ... sem alterar nada nas demais pages ... quando eu fizer o logon, no topo da page inicial.jsp vai aparecer:
Com ele você define por quanto "tempo" aquele objeto vai estar disponível... durante a vida de uma page ou durante a vida de uma session...
Espero ter ajudado …
até mais,
Erick Pessoa
Putz, que legal, valeu!
mas precisa usar esse setBundle ???
nao tem como usar esse recurso só declarando o
e nas jsps usar o <fmt:messsage key=“chave” /> ???
ou eu teria q no mínimo usar esse setBundle uma vez como “application” no scope pra nao ter q usá-lo mais?
pelo q entendi usar esse setBundle ajuda pra quem quer usar mais de um messageResource … mas e eu q só uso um.
nao tem como eu dizer lá no struts-config em
q é só esse mesmo??
Boa noite, amdantas…
Bem o scope tem o objetivo de definir uma espécie de “tempo de vida” para o fmt:setBundle … Por exemplo:
Tenho uma aplicação de SAC, na primeira page (index.jsp) declarei:<fmt:setBundle basename=“MessageResources” scope=“page” />
Nas demais pages … não fiz declaração nenhuma do fmt:setBundle … quando eu fizer o logon na page index.jsp, no momento que abrir a page seguinte inicial.jsp … no topo da minha page vai aparecer:
???sistema.titulo???
Por que não foi capaz de encontrar o objeto fmt:setBundle.
Se alterarmos a declaração na page index.jsp, alterando o scope para session … sem alterar nada nas demais pages … quando eu fizer o logon, no topo da page inicial.jsp vai aparecer:
Sistema de Atendimento ao Cliente
Com ele você define por quanto “tempo” aquele objeto vai estar disponível… durante a vida de uma page ou durante a vida de uma session…
esse trecho acredito que resolva a sua dúvida…
Quando você faz a declaração fmt:setBundle com o scope=“session” esse objeto será valido, durante todo o tempo de vida da sessão.
Se você mudar de página em seu site… (por exemplo um link) … não mais será necessário fazer <fmt:setBunble … será apenas necessário
… espero ter ajudado,
um abraço,
Erick Pessoa
eu saquei q ele tem o “tempo de vida” dele especificado.
minha duvida mesmo é a REAL ESTRITA necessidade de usa-lo.
por exemplo, usando o <bean:message /> para i18n , nao precisamos setar nenhum bundle na pagina …
declarando lá no struts-config o message-resource já é suficiente.
o q quero saber é se com o jstl nao teria como ser assim.
entendeu minha duvida??
(as vezes sou meio enrolado pra explicar minhas duvidas)