Struts

Após a saga com o hibernate (se alguém precisar de ajuda é só mandar, espero poder ajudar) estou com minha aplicação funcional mas não apresentável, mesmo usando o core do Struts. A aparência do sistema está ótima, usei a prototypes / scriptaculos com um css legal, em fim.

Agora preciso colocar maior usabilidade no sistema, logo pretendo usar AJAX, mas qual uma boa referência para integrar AJAX com Struts e mais, no meu caso fiz todos os servlets usando o hibernate diretamente nos métodos doPost dos mesmos (servlets) e não usei nenhum bean para os formulários, ainda posso me beneficiar do Struts, como por exemplo: ao enviar os dados para o servlet quero exibir a mensagem de sucesso e limpar o formulário para novo cadastro na própria página, bem como fazer os selects aninhados, e buscas com autocomplete. Qual é o melhor caminho a seguir no ponto em que estou.

Obrigado a todos.

Não entendi muito bem onde se encaixa o struts nesse seu projeto, já que está fazendo acessos ao hibernate em servlets nos doposts, na minha humilde opinião não usaria o struts e optaria por algum framework que suportasse Java 5 e tirar proveito dos novos recursos como generics e anatoções.

Framework:
http://www.vraptor.org/pt/index.html

Nele você tem um bom suporte ao hibernate, e quanto ao ajax pesquise pelo framework DWR, e de uma boa pesquisada por MVC.

Nas novas versões do VRaptor vc já tem inclusive suporte XML para requisições remotas, integração com o Spring para IOC e mtas outras coisas legais.

Acho também uma ótima escolha para seu sistema.

[]'s

[quote=Pedrosa]

Nele você tem um bom suporte ao hibernate, e quanto ao ajax pesquise pelo framework DWR, e de uma boa pesquisada por MVC. [/quote]

Primeiramente, usei struts por ser um framework aparentemente consolidado, mas que definitivamente não é simples de ser usado, li um artigo da ibm: http://www-128.ibm.com/developerworks/java/library/j-ajax3/
sobre o dwr e vou estudar o esforço necessário para usá-lo em minha aplicação, aparentemente é bastante simples, mesmo tendo que configurar infelizes XML’s (Viva Annotations!!!) de qualquer forma fico bastante grato e aberto a outras sugestões.

Att,
Jefferson Wellington da Cunha

[quote=marciobarroso]Nas novas versões do VRaptor vc já tem inclusive suporte XML para requisições remotas, integração com o Spring para IOC e mtas outras coisas legais.

Acho também uma ótima escolha para seu sistema.

[]'s[/quote]

Acabei de ler o mesmo no site do VRaptor, mas estou usando TomCat + Hibernate e buscando me livrar do XML ao máximo mesmo sendo inevitável em diversas situações. Um framework que estudei superficialmente foi o Mentawai ( http://www.mentaframework.org/) que é nacional e apresenta uma proposta bastante interessante.

Como disse, ainda estou aberto a sugestões.

[quote=jwcunha][quote=marciobarroso]Nas novas versões do VRaptor vc já tem inclusive suporte XML para requisições remotas, integração com o Spring para IOC e mtas outras coisas legais.

Acho também uma ótima escolha para seu sistema.

[]'s[/quote]

Acabei de ler o mesmo no site do VRaptor, mas estou usando TomCat + Hibernate e buscando me livrar do XML ao máximo mesmo sendo inevitável em diversas situações. Um framework que estudei superficialmente foi o Mentawai ( http://www.mentaframework.org/) que é nacional e apresenta uma proposta bastante interessante.

Como disse, ainda estou aberto a sugestões.[/quote]

Eu digo pelo VRaptor até pq não tive ainda a oportunidade de usar o mentawai, mas pelo que vejo aqui no GUJ, eles tem teoricamente os mesmos principios: Convenções … o que reduz drasticamente ou totalmente a necessidade de criação de xml.

Usando ainda JPA para hibernate vc consegue ter apenas o web.xml em sua aplicação…

[]'s

Antes de mais nada quero deixar claro que sou novato ! :slight_smile:

Eu achei legal mesmo o VRaptor (pelo que eu li não usei).
Quanto menos configurações em XML melhor.
Eu estou vindo o .NET (C#) e estou começando a me adaptar com os frameworks para o JAVA. Achei legal a quantidade de opções e variações… não ficar amarrado a MS :frowning:

Alias tudo é mais interessante e rico em Java. (detalhe mais importante ainda open source)

Mas qual a melhor solução para desenvolvimento web ?

[quote=gbmesso]Antes de mais nada quero deixar claro que sou novato ! :slight_smile:

Eu achei legal mesmo o VRaptor (pelo que eu li não usei).
Quanto menos configurações em XML melhor.
Eu estou vindo o .NET (C#) e estou começando a me adaptar com os frameworks para o JAVA. Achei legal a quantidade de opções e variações… não ficar amarrado a MS :frowning:

Alias tudo é mais interessante e rico em Java. (detalhe mais importante ainda open source)

Mas qual a melhor solução para desenvolvimento web ?[/quote]

Inicialmente, quero deixar claro que há menos de um mês iniciei o desenvolvimento em J2EE mas com o compromisso de entrega de um sistema, que em sua primeira iteração é de médio porte, mas posso lhe assegurar que não existe uma receita de melhor, existem sim algumas propostas consolidadas e que atualmente são um consenso (corrijam-me se estiver errado) como por exemplo o uso de Hibernate Annotations para persistência, é simplesmente surpreendente. Já para as camadas de apresentação, que é a que meu próximo passo estou estudando alguns frameworks sugeridos como o VRaptor e o Mentawai os quais são nacionais e tem uma difusão relativamente boa dentro da comunidade de desenvolvimento. Adotei até o momento os seguintes monstros sagrados no que diz respeito a Java: Netbeans 5.5 pela sua facilidade de configuração (code and play), Hibernate Annotations pra camada de persistência e para camada de controle ainda estou usando servlets puro e simples com processamento direto nos doPosts, para dar uma cara bonitinha para interface exploro css e javascript (http://script.aculo.us/), simplesmente mágico.

É isso, espero que um pouco do caminho das pedras tenha sido solucionado.

[]'s

[quote=Pedrosa]Não entendi muito bem onde se encaixa o struts nesse seu projeto, já que está fazendo acessos ao hibernate em servlets nos doposts, na minha humilde opinião não usaria o struts e optaria por algum framework que suportasse Java 5 e tirar proveito dos novos recursos como generics e anatoções.

Framework:
http://www.vraptor.org/pt/index.html

Nele você tem um bom suporte ao hibernate, e quanto ao ajax pesquise pelo framework DWR, e de uma boa pesquisada por MVC. [/quote]

Pedrosa, aderi a sua sugestão do DWR, já está configurado usando inclusive annotations, é simplesmente Lindo. Agora, como eu faria uma “interseptação” do submit dos meus formulários? Como havia dito, os meus servlets estão prontos e o processamento já ocorre nos métodos doPost, mas usando o DWR eu precisaria colocar o doPost como sendo um método passível de acesso remoto? Qual é a solução usada nestes casos.

Obrigado.