Struts

Colokei este mesmo tópico em outro site(forum), porem não recebi a solucao da ajuda especifica q eu queria.

Bom, é o seguinte, eu tenho minha action, minha action form e 2 classes que tem os métodos getter’s e setter’s (CLIENTE.java E EMPRESA.java).

Minha página é simples. Uma pesquisa de apenas 1 item.
O cara vai e digita o código da empresa e quero que esta pesquisa me retorne os dados da empresa e alguns dados do cliente q trabalha no mesmo.
No caso mais simples seria o nome da empresa , a localizacao da empresa,o nome e o rg do cliente.

Quando o cara digita o código da empresa, a minha action executa uma query e eu gostaria de saber como q eu posso trazer estes dados?

Antes eu fazia jogando todos os atributos de minhas entidades numa classe só, e isto me facilitava pois teria uma unica classe recuperando todos os dados. Agora quero fazer certinho, separando ´pela lógica.
Eu fazia desta maneira :

[code]
ArrayList listando = new ArrayList();
cone.cone();
rs = cone.execSQL(exe);

while(rs.next())
{
Teste teste = new Teste();
teste.setNome(rs.getString("nome"));
teste.setHoras(rs.getFloat("horas"));
teste.setHoras(rs.getFloat("endereco"));
listando.add(teste);
}
request.getSession(true).setAttribute("listando", listando);[/code]

No exemplo acima, eu executava minha query e jogava os valores tudo numa classe só. Agora eu quero separar isto. O que for de cliente vai para o “get” da classe cliente e o que for de empresa vai pro “get” da classe empresa.
Mas não sei fazer isto jogando num laço automático pois os dados que vão ser retornados da consulta, são muitos.
Fora que, como eu irei jogar 2 instancias num array só?
é isto…
obrigado

Leonar,

Não é muito bom vc embutir queries e código de acesso a banco na sua Action. O ideal seria vc criar uma classe especialmente para esta tarefa. Quando vc estiver um pouco mais safo em java, dê uma olhadinha em um Design Pattern chamado DAO. Mas não vamos te confundir com esses detalhes complicados por enquanto.

Crie uma classe para fazer acesso a banco. Essa classe deve ter métodos que te retorne uma ou mais instâncias do objeto cliente e outros métodos que te retornem uma ou mais instâncias do objeto Empresa.

Da sua action vc chama esses métodos (por exemplo, recuperarCliente() ) e seta como atributo no request ou na sessão.

Em seguida vc pode criar um JSP para exibir os dados da empresa ou do cliente pegando os objetos do request ou da sessão.

Espero ter ajudado.

Se vc tiver um tempinho para terminar isto, seria bom se você pudesse dar uma olhada em um tutorial do Hibernate…

Ele facilita em muito essa trasação com o banco de dados…

Dá um procurada sobre o assunto…

Aqui no PJ mesmo tem umas apostilas sobre isso…

té +