Utilizo uma versão modificada do struts pela oracle ( jdeveloper ), mas certamente ela é muito parecida com a versão do projeto jakarta.
Bom a minha duvida é a seguinte;
Segundo a documentação do jdev ele utiliza alguns actions (dataActions) apenas para resolver serviços como ( posicionar, inserir, deletar ) registros.
Isso é usual em uma aplicação MVC?
Explicando, é que eu me sinto desconfortavel criando um action apenas para realizar operações pequenas como essas.
Comentarios, eu estou esperando.
Apenas comentarios.
----- Sim , isso é normal , eu sempre fiz isso …
----- Não, isso não é normal o struts normalmente não faz isso …
T
tanque
Dei uma olhada nesse DataActions ali do Struts da oracle, e realmente eh interessante. Na verdade ele eh um action especializado.
Vamos um pouco a historia do struts. Durante seu desenvolvimento , vários componentes usado pelo struts comecaram a se desvincilhar dele. Os desenvolvedores notaram que alguns componentes poderiam ser compartilhados com outros projetos ( ou ate ja eram projetos externos) Nessa categoria temos os Commons-* do projeto jakarta, onde existem projetos para cuidar de arquivos XML’s, trabalhar com beans (fazer copias por exemplo), trabalhar com upload de arquivo, entre outros.
O struts eh um agregado de varias dessas tecnologias em uma plataforma MVC. O intuito do Struts eh este, dar suporte ao MVC. Porém existem vários projetos que possuem certas acoes meio que comuns, que em geral sao implementadas a la copy and Paste. Tipo, as acoes CRUD de uma interface (Create, Replace, Update and Delete) em geral sao implementadas muito parecida. Esse tipo de acao ja eh do dominio do problema em si (nem toda aplicacao precisa usar a mesma estrategia) mas eh interessante catalogar essas solucoes. O projeto Struts tem um lugar para isso, se chama os pacotes Scaffold. La existem uma seria de Actions, Forms ja especializados que resolvem uma serie de problemas comuns em desenvolvimento web. O que a oracle fez foi justamente isso, proveu actions customizados que facilitam o desenvolvimento. Como pode ver, isso parece ser comum.
Agora usar essas classes da oracle, nao sei qual a licensa que ela eh regida. Se voce pode instalar em qualquer aplicacao de forma livre. Convem dar uma chacada nisso.
M
Marcos_Ortega
Muito Obrigado pela verdadeira aula sobre struts.
É verdade eu ja tinha visto alguma coisa sobre o struts ter um conjunto de actions e forms ja especializados para varias tarefas mais comuns.
Eu venho estudando / desenvolvendo em JDeveloper ja algum tempo e ainda estou me ajustando com a forma “oracle” de ver ( ou fazer ) as coisas , na minha opinião tem algumas coisas estranhas a exemplo dessa.
O jdev custa aproximadadamente us$1000.00 e não vende nenhum de seus frameworks em separado.