struts1 ou struts2

bom dia pessoal do GUJ,

é o seguinte, estou pretendendo iniciar a estudar algum framework de MVC, ja ouvi falar de alguns mas o mais famoso para ser o struts.
eu estava procurando sobre o struts2, mas eu fiquei desanimado em estudar por que eu vi uns comentarios nao muito bons.
tem o struts1, que é o mais usado no mercado, mas direto vejo gente comentar que era pro struts ter deixado o mercado.
ai eu fico na duvida em onde investir?
struts1 ou 2 ???
é muuito dificil achar hellowords do strtus2 na internet! e o unico que eu achei além co cara nao explicar direito ele mechia já de cara com manipulaçao em banco de dados,nao creio que isso seja mesmo um helloword, po logo de cara já mechendo com tabela??!!
eu vi um cara falando que helloword de struts2 é a mesma coisa que helloword de webwork, é verdade? aprendendo WW aprende struts2 ?
até hoje eu só fiz (e ainda faço) estagio em um lugar entao eu nao tenho muita visao de mercado.

qual a opiniao de voces?

se alguem já tiver um link pra um helloword do struts2 eu e outras pessoas ficariamos gratos!!

Sem dúvida nenhuma existem muitos sistemas feitos no Struts 1.x. Contudo, o mercado mudou e novas tecnologias estão sendo utilizadas. Estude JSF, VRaptor, Wicket ou Spring MVC.

alguem sabe se o guice esta crescendo no mercado?
uma vez eu fiz dois hellowords nele e achei ate facil… apesar de ainda nao ter muitas noçoes sobre o que exatamente notaçoes @inject fazem.

[2]

O Guice vai ser apenas um diferencial. =)

Aliás, faz um tempo que não ouço falar dele.

[quote=Der Meister]bom dia pessoal do GUJ,

é o seguinte, estou pretendendo iniciar a estudar algum framework de MVC, ja ouvi falar de alguns mas o mais famoso para ser o struts.
eu estava procurando sobre o struts2, mas eu fiquei desanimado em estudar por que eu vi uns comentarios nao muito bons.
tem o struts1, que é o mais usado no mercado, mas direto vejo gente comentar que era pro struts ter deixado o mercado.
ai eu fico na duvida em onde investir?
struts1 ou 2 ???
[/quote]

Spring MVC.

Esqueça Struts. É o framework mais ruim que existe.
Se vc quiser dar manutenção em struts 1.x o problema é seu (o seu objetivo de aprendizado não deveria ser algo no passado)

[quote]é muuito dificil achar hellowords do strtus2 na internet! e o unico que eu achei além co cara nao explicar direito ele mechia já de cara com manipulaçao em banco de dados,nao creio que isso seja mesmo um helloword, po logo de cara já mechendo com tabela??!! [/quote] Talvez vc. não soube procurar , de uma olhada nesses links.
http://www.roseindia.net/struts/struts2/
http://www.vaannila.com/struts-2/struts-2-tutorial/struts-2-tutorial.html
http://www.javapassion.com/handsonlabs/struts2basics/
sds.

galera, decidi tentar aprender struts2, so que ta dando um erro e nao consigo achar o problema, passei a tarde inteira tentando pensar nisso, ate o povo la do trabalho nao soube o por que nao esta rodando!
ja comparei com varios hellowords que deu certo e parece estar tudo em ordem…
voces conseguem ver algum problema???

struts.xml

[code]<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

<package name="default" extends="struts-default">

<action name="HelloStruts2" class="struts2.action.HelloStruts2" >

<result name="SUCCESS">/struts2/HelloStruts.jsp</result> 

</action>

</package>

[/code]

HelloStruts2.jsp

[code]package struts2.action;

public class HelloStruts2 {

private String nome;

public HelloStruts2() {	}

public String execute(){
	this.nome="josé";
return "SUCCESS";
}

public String getNome() {
	return nome;
}

public void setNome(String nome) {
	this.nome = nome;
}

}[/code]

web.xml

[code]<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

struts2

<!-- filtro struts2 -->
 <filter>
	<filter-name>struts2</filter-name>
	<filter-class>org.apache.struts2.dispatcher.FilterDispatcher</filter-class>
</filter>
<filter-mapping>
	<filter-name>struts2</filter-name>
	<url-pattern>/*</url-pattern>
</filter-mapping>

<welcome-file-list>
	<welcome-file>index.jsp</welcome-file>
</welcome-file-list>

[/code]

index.jsp

[code]<%@ page language=“java” contentType=“text/html; charset=ISO-8859-1"
pageEncoding=“ISO-8859-1”%>
<%@taglib uri=”/struts-tags" prefix=“s”%>

HelloWordStruts2 Clique aqui! [/code]

HelloStruts.jsp

[code]<%@ page language=“java” contentType=“text/html; charset=ISO-8859-1"
pageEncoding=“ISO-8859-1”%>
<%@taglib uri=”/struts-tags" prefix=“s” %>

HelloWordStruts2

Olá -

[/code]

minha estrutura de diretorios está assim

OBS: struts.xml está fora do pacote struts2.action!

eu mando rodar e ele simplismente da erro 404.
eu faço deploy dele no tomcat 6 e vou em status do servidor e todas as aplicaçoes estao on ,somente essa aplicaçao fica off, ja tentei startar mas nao sobe, sempre fica off !!!
minha cabeça está borbulhando aqui!! :evil: :evil: :evil:
por favor, alguem sabe o que pode estar acontecendo???

muito obrigado!

Der Meister, quando você inicia o seu tomcat é exibido algum erro?
Tenta iniciar em modo de debug para ver se mostra algo que facilite pra nós.

Até mais.

nao é exibido nenhum erro alem do erro 404 quando eu chamo a index.

em modo debug nao acontece absolutamente nada, dou F5, chamo a index e vejo o eclipse e parece que nao acontece absolutamente nada.

Cara… se quiser estudar Struts (1.x ou 2), independente de ser usado ou não, ultrapassado ou não, irá agregar conhecimento para você. Além do mais você pode aproveitar este conhecimento no dia-a-dia dando manutenção, por exemplo, pois existem muitos sistemas ainda feitos em struts.

Agora com certeza eu aconselho estudar algo mais recente e consolidado, no caso o Spring, como citou o sergiotaborba.

Eu aconselho a estudar mais jsf…
Mas aconselho fortemente que você entenda - E muito bem - a arquitetura do Struts.

[quote]em modo debug nao acontece absolutamente nada, dou F5, chamo a index e vejo o eclipse e parece que nao acontece absolutamente nada.[/quote]Envie uma MP com seu e-mail que vou enviar um HelloWord parea vc. importar para o projeto.
Observe que é só seguir os tutoriais alguns estão disponibilizando os exemplos.

ja baixei dois tutos e eles rodam, fui ver os codigos deles e nao tem nada diferente do meu e mesmo assim nao roda…

[quote]nao tem nada diferente do meu e mesmo assim nao roda…[/quote]Crie uma aplicação simples jsp, tem que rodar ok.
depois recorte e cole exatamente o código do “tuto” que vc. baixou ok… tem que rodar.
caso contrário vc. está configurando a sua aplicação de maneira errada, depois disso modifique o código aos poucos, não há complicação extrema.

Alguma coisa tá diferente… eheheh…

Manda a MP pro William que ele te enviará a aplicação inicial. Até +

putz copiei e colei os codigos de um tuto que eu vi que deu certo, coloquei tudo igual, nome do projeto, nome dos pacotes, e ainda sim nao deu certo, caramba desisto, vou ver se aprendo JSF!! :evil:

[quote]e ainda sim nao deu certo, caramba desisto, vou ver se aprendo JSF!! [/quote]É isso ai, não perca mais tempo.Mais depois procure saber onde é que está o erro,pois ira acontecer a mesma coisa com outros Frameworks .
bye.

E vc acha que JSF é mais simples? Na minha opinião não é.

cara. to vendo aquina maquina…
o eclipse ta compilando como java 1.6, ai eu vou no prompt e digito java -version e ele me retorna 1.5 …

e o eclipse nao me retorna erro quando ele compila no 1.6

isso pode ser problema de compilaçao?
é que a maquina que eu to é de outra epssoa que ta de ferias rsrs

obs: no codigo que eu postei, tem algum erro? deveria funcionar?

a classe FilterDispatcher nao é mais usada desde a versao 2.1.3…
acabei de ver no site do struts

FilterDispatcher
public FilterDispatcher()
Deprecated.

la ele fala pra usar outros filtros mas eu tento usar, alguns nao funcionam e um ouro da esse erro:

java.lang.IllegalStateException: Must have the StrutsPrepareFilter execute before this one
org.apache.struts2.dispatcher.ng.InitOperations.findDispatcherOnThread(InitOperations.java:90)
org.apache.struts2.dispatcher.ng.filter.StrutsExecuteFilter.lazyInit(StrutsExecuteFilter.java:52)
org.apache.struts2.dispatcher.ng.filter.StrutsExecuteFilter.doFilter(StrutsExecuteFilter.java:73)

eu estava reparando, TODOS os helloworlds que eu vi eram com a versao 2.0.14 ou 2.0.9, quando FIlterDispatcher ainda estava em uso…