Struts2 - Anotações vs XML

Estou estudando Struts e já aprendi a utiliza-lo tanto por XML quanto por anotações, e pessoalmente achei o XML mais legal e claro de se usar, até porque fica claro no padrão MVC quem é o Controller. Mas, lendo uma apostila aqui vi que o XML está entrando em desuso! Parece que as pessoas preferem anotações talvez pela facilidade e rapidez do método… Enfim, quero saber qual vocês usam e se existe outra desvantagem senão a que citada sobre o uso do framework por XML.

Nunca usei Struts profissionalmente, mas de um modo geral em todas as tecnologias que implementaram anotations eu prefiro usar elas.

A vantagem da anotação é que você consegue ver a utilidade daquela classe no momento exato, não precisa imaginar em qual xml vai estar aquela classe e com qual configuração.

A vantagem do xml é que você pode alterar o fluxo do projeto sem precisar recompilar as classes; em uma mudança emergencial, por exemplo, bastaria editar o xml que está dentro do EAR/WAR.

Ambos tem suas vantagens e desvantagens. [=

Eu prefiro por anotação pois o xml sempre prevalece. Se eu tenho uma anotação com um valor eu posso sobrescreve-la em caso de urgência com um xml.
E eu gosto de anotação pois o código fica mais objetivo e rápido de olhar.

Corrigindo, você está aprendendo Struts 2, pois o Struts 1 não possui annotations disponíveis.
XML em desuso, esse conceito de desuso está meio estranho, tendo em vista a grande maioria das aplicações. XML é um padrão, mesmo com todas as limitações, é simples e direto.
Nunca vi problemas em usar annotations, eu, particularmente, prefiro estas ao xml, enfim, é gosto.
O resultado final deve ser o mesmo, se não for, algo está errado.