Struts2 - Dúvidas

7 respostas
L

Fala galera,

Já estudei bastante jsp/servlets, e agora decidi estudar o Struts 2.

Ja entendi como funciona as actions e interceptors. Mas estou tendo muita dificuldade no repasse de requisições, deixe-me explicar melhor:

Sem o struts2, eu trabalhava com servlets utilizando os objetos HttpServletRequest, HttpServletResponse e HttpSession e utilizava os métodos request.setAttribute e session.setAttribute, e acreditem, sinto muita falta deles!! :frowning:

O request.setAttribute eu estou conseguindo substituí-lo usando actions.

Emfim chegamos a minha dúvida, Struts 2 não trabalha com servlets?
É possível utilizar os objetos request e response?
E a mais importante: Como utilizo sessions no struts2? Eu instanciava uma session utilizando: HttpSession session = request.getSession();

Alguém poderia me ajudar?

Existe algum livro bom ou apostila sobre Struts2? Só encontro material para quem ja dominava o Struts 1, nada voltado para quem está começando.

Valeu pela atenção galera,
Abraços.

7 Respostas

Zakim

ola colega…

Vai estudando inglês, pq tudo que vc encontrar de Struts 2 vai estar em inglês com exceção das video aulas que a devmedia disponibiliza para assinantes Java Magazine e talls…

eu vi muita coisa bacana nesse site http://roseindia.net/

é bem introdutório, mas ja te da o embasamento necessário para começar novas pesquisas.

Hoje em dia o que da dinheiro é falar sobre o que está sendo lançado e o que está pegando no mercado. O Struts foi um pouco abafado no Brasil por conta da febre do JSF. Todo mundo quer falar um pouquinho ou incluir um capitulo especial e talls. Sem falar que a JSF é da SUN.

valeu…

Marcio_Duran

Zakim:
ola colega…

Vai estudando inglês, pq tudo que vc encontrar de Struts 2 vai estar em inglês com exceção das video aulas que a devmedia disponibiliza para assinantes Java Magazine e talls…

eu vi muita coisa bacana nesse site http://roseindia.net/

é bem introdutório, mas ja te da o embasamento necessário para começar novas pesquisas.

Hoje em dia o que da dinheiro é falar sobre o que está sendo lançado e o que está pegando no mercado. O Struts foi um pouco abafado no Brasil por conta da febre do JSF. Todo mundo quer falar um pouquinho ou incluir um capitulo especial e talls. Sem falar que a JSF é da SUN.

valeu…

• UM OTIMO MATÉRIAL !!!
E

Pegue também o projeto “struts2-showcase-2.0.9”, tem tudo o que você precisa, principalmente como usar o Ajax que já vem embutido nele, porém recomendo esse projeto após você fazer um projeto seu, e quer alguns recursos mais avançados para sua aplicação.
Fiz um projeto usando o Struts 2 e utilizei muitos recursos, usei e abusei do Ajax embutidos nele, dos interceptors, e o negócio é muito bom mesmo!!! (isso que já trabalhei com o Struts 1, Servlets)…
Depois de fazer um projeto em Struts 2, nem dá vontade de usar o antigo… hehe
Vou ver se arranjo tempo de verificar o Faces, pois algumas pessoas da empresa estão utilizando e estão gostando muito dele, mas como nunca o usei, não falo por mim.
Eu tenho um pdf muito bom sobre o Struts 2, você aprende muito sobre a arquitetura, se quiser me passe seu email que eu te mando.
Até mais

F

edu_naka:
Pegue também o projeto “struts2-showcase-2.0.9”, tem tudo o que você precisa, principalmente como usar o Ajax que já vem embutido nele, porém recomendo esse projeto após você fazer um projeto seu, e quer alguns recursos mais avançados para sua aplicação.
Fiz um projeto usando o Struts 2 e utilizei muitos recursos, usei e abusei do Ajax embutidos nele, dos interceptors, e o negócio é muito bom mesmo!!! (isso que já trabalhei com o Struts 1, Servlets)…
Depois de fazer um projeto em Struts 2, nem dá vontade de usar o antigo… hehe
Vou ver se arranjo tempo de verificar o Faces, pois algumas pessoas da empresa estão utilizando e estão gostando muito dele, mas como nunca o usei, não falo por mim.
Eu tenho um pdf muito bom sobre o Struts 2, você aprende muito sobre a arquitetura, se quiser me passe seu email que eu te mando.
Até mais

Ola, tudo bem?
Estou estudando sobre Struts 2, se voce puder me enviar este PDF para meu email eu agradeco. :smiley:
[email removido] tbm se tiver alguns exemplos eu agradeco. vlws t+

T

para utilizar o HttpServletRequest, faça sua action implementar RequestAware (interface do Struts2) crie atributo HttpServletHequest e um método set público para ele.

se quiser trabalhar com response use a interface ResponseAware e se quiser utilizar session http utilize SessionAware.

No final das contas o struts 2 injeta automaticamente essas referências na sua action. É simples…

[]s

V

Não copnsigo fazer o struts 2 funcionar no netbeans, o erro que senpre da segue abaixo.

init:
deps-module-jar:
deps-ear-jar:
deps-jar:
library-inclusion-in-archive:
library-inclusion-in-manifest:
compile:
compile-jsps:
Executando implantação incremental para http://localhost:8084/exemplo
Distribuição incremental do http://localhost:8084/exemplo completada
Reimplantando http://localhost:8084/exemplo incrementalmente
Inicialização em andamento…
start?path=/exemplo
FAIL - Application at context path /exemplo could not be started
C:\Users\Vagner\Documents\NetBeansProjects\exemplo\nbproject\build-impl.xml:616: Deploy do módulo não foi realizado.
FALHA NA CONSTRUÇÃO (tempo total: 3 segundos)

Me ajudem.

Grato!

von.juliano

Sim, o Struts 2 trabalha com servlets, ele só esconde isso de você! :mrgreen:

É possível, mas na maior parte do tempo é desnecessário. Os frameworks atuais buscam formas de abstrair a complexidade da utilização do request e do response, visando facilitar o trabalho do desenvolvedor, mas todos eles te permitem usar esses objetos se você quiser.

Você pode fazer como sugeriu o Tecnoage e implementar a interface SessionAware, ou através de ActionContext.getContext().getSession(). Fica a seu critério, mas prefiro a segunda forma.

Procure não se prender tanto à esses detalhes. Os framewoks estão aí pra facilitar o nosso trabalho, então deixe que eles que se virem com esses objetos! Quando se acostumar a trabalhar sem precisar fazer isso, vai achar ruim quando tiver que fazer!

Blz? Flw! :thumbup:

Criado 14 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 25 de ago. de 2010
Respostas 7
Participantes 8