Submit do formulario com apenas um campo

Tenho um formulário com apenas um textfield, ao pressionar a tecla enter neste campo o submit é enviado (por ter apenas um textfield). Eu não queria q isso acontecesse, pois ao dar enter nesse campo é realizado uma função javascript e só apos a execução dessa função q o form poderia ser submetido, e caso a função retorne false o submit nem deveria ocorrer. Resolvi colocando outro textfield não visualizável, aí ele pensa q tem mais de um textfield e não envia a requisição. Alguém sabe se tem outra forma melhor de se resolver esse problema? Pois ficar colocando um textfield invisível em todo form q tiver apenas um campo não me parece a melhor solução.
Obs: a tecla enter não pode ser bloqueada já que ela sera responsável por chamar a função.

Camarada, realmente, não dá para falar quase nada sem ter o teu código, não acha?
Enfim, o que ocorre é que a function não deve estar sendo chamada no onsubmit do formulário e, sim, em algum evento de outro elemento, como o input submit, certo? Se for isso, quando o form é submetido pelo enter, o evento do botão não foi disparado, certo?