possuo uma página html com um formulário, quando esse é submetido é processada uma função J A V A S C R I P T para validar os dados …if campo.value!=""… caso seja válido os dados são submetidos senão aponta o erro.
se enviados esses vão para um servlet .
ps. isso é feito para diminuir a carga no servidor.
até aí tudo bem, porém se um usuário mal intencionado fizer um submit direto (através de outra página) esses dados não serão validados.
existe alguma forma de saber se os dados partiram realmente da minha página?
grato
:-o
[ Esta mensagem foi editada por: Volnei em 10-03-2003 13:04 ]
Submit vs. Validação
4 Respostas
A interface HttpServletRequest possui o método getRequestURL(), que acho que resolveria seu problema.
Não sei como você implementou seu formulário, mas apenas lembre-se de que se o botão é do tipo submit, o usuário pode simplesmente desabilitar o JS do navegador e enviar o formulário sem validar. Para evitar isso, é necessário usar um botão normal e utilizar uma função em JS pra chamar o submit.
Muito Obrigado!!! :-]
Numa aplicação web profissional, a consistência deve ser feita nas duas pontas. No lado cliente, o código JS deve gerar uma mensagem amigável ao usuário. No lado servidor, a servlet, ao verificar a inconsistência, deve gerar uma ServletException que forçará o servlet container a fazer um registro no log.
Volnei,
Só para complementar, existe o método getMethod() que em alguns casos pode ser útil.
Abraços,
Robson E Gehl