Subprogramas em JAVA

olá, quero fazer um programa com subprogramas para a area e o perimetro de um retangulo.
Mas nao sei como criar os subprogramas e chama-los apenas quando precisar. Se me puderem dar um exemplo ajudaria muito :wink: .

Ola, acho que não entendi oque vc quis dizer com subprogramas.
Talvez tente explicar como deve funcionar

1 curtida

Quero fazer um programa que quando seja necessária a área e o perimetro do quadrado, seja feita a partir de um subprograma e depois invocada pelo programa principal. Obrigado :slight_smile:

Nunca ouvi esse termo em java.
Você pode ter uma classe FiguraGeometrica com os métodos calcularArea e calcularPerimetro e ter subclasses, como Circulo, Quadrado, Retangulo, etc, cada qual com a implementação específica do método em questão
Assim sendo, você pode invocar as funcionalidades de cálculo de cada tipo específico de figura geométrica de acordo com a tua necessidade.

Não é muito usual, geralmente se faz uma biblioteca para isso.
Mas se quiser, recomendo dar uma olhada na função Runtime.getRuntime().exec(“seu comando”)
Com isso vc consegue executar um comando no SO, como se estivesse pelo terminal. Sempre usei isso para chamar algo de fora do meu projeto. Ai é só passar o comando que executa seu outro programa.

Haaa, se seu outro programa tbm é java, vc tbm pode adicioná-lo como biblioteca, ai vc pode chamar a função internamente direto ou abrir a tela e tbm funciona independente se alguem for executá-lo externamente direto.

A última vez que ouvi o termo subprograma foi há cerca de 18 anos.
Subprograma é um programa que auxilia o programa principal através da realização de uma determinada subtarefa.
Também costuma receber os nomes de sub-rotina, procedimento, módulo ou método.

Em Java não se costuma utilizar este termo, onde você está aprendendo?
Indiferente disso, um subprograma pode tanto ser um simples método quanto uma classe.