Substituir Método DOM por JAXB (contém um Element)

Olá pessoal, talvez meu título não tenha sido tão esclarecedor, vou explicar melhor o problema:

Possuo uma classe abstrata, vamos supor um exemplo fictício Animal. No meu código eu leio um arquivo XML e efetuo o Parsing desse arquivo XML.
Existem diversos tipos de animais correto? Eles ‘extends’ de Animal, por exemplo Dog, Cat etc.
Mas cachorros são diferentes de gatos, então eu armazeno características específicas deles (ai que entra o tal Element), por exemplo o latido para o cachorro.

No Parser anterior utilizando Dom, essas características diferenciais como o latido do cachorro: <latido>TextoLatido</latido> ficam armazenados no Element e eu as implemento nas classes específicas que estendem da superclasse (Animal).

Eu gostaria de saber como faço isso utilizando JAXB, não queria perder os códigos implementados, são muitas classes que estendem da minha classe abstrata no caso e precisarei mudar para utilizar Marshall e Unmarshall no projeto. Sendo que os Element eu utilizava no construtor das classes específicas para manipular da maneira precisa.

Eu aprendi a utilizar o Marshall e Unmarshall já está semana, minha dúvida é somente armazenar mesmo estes valores diferenciais num Element dá vida.

Obrigado a todos, desculpem o transtorno.