Bom Dia,
Gente peguei um projeto para dar consultoria em java Web banco em Oracle só que tenho apenas uma maquina, se eu istalar o oracle na minha maquina vai virar uma carroça, será que existe um outro banco de dados que aceite tudo (Procedure, Functions, views)do oracle só que mais leve???
Pensei em postgres mas ele nao aceita as procedures…
Pode até ser que a Express Edition seja mais leve. Experimente e veja se faz diferença.
Qual é a sua máquina? Um P4 - 1.8GHz - 512 MB de memória roda o Oracle mais ou menos (O Enterprise Manager é meio pesadinho, melhor acessar o Oracle remotamente.)
Com relação ao Oracle free Edition, posso dizer que é possível trabalhar sim. Porém, dependendo do nível de sua consultoria, mexer com essa versão poderá limitá-lo, leia-se problema com número de instâncias disponível, tamanho do bd, e principalmente, funções importantes como recover on-line.
Trabalhei com Oracle durante um bom tempo, mas programando em sua linguagem proprietária PL/SQL. Agora, uso Java + Postgres e afirmo que não senti falta dele. Eu penso que a realidade nessa empresa que vc está trabalhando seja um pouco diferente, com muito código no banco, o que lhe complica. = / PostgreSQL poderia lhe ajudar sim, pode-se trabalhar com functions (elas podem ter mais de um valor de retorno por exemplo), mas mesmo assim, vc precisaria converter PL/SQL para PL/pgSQL, liguagem procedural do Postgres.
Se o banco fosse utilizado apenas como repositorio de dados, voce poderia utilizar o PostgreSQL ou ate mesmo o MySQL. Mesmo assim, com certas ressalvas (diferencas de sintaxe SQL).
Como esse nao parece ser o teu caso, tente usar o Oracle mesmo, seja local, seja remoto. Vai evitar retrabalho e/ou dor-de-cabeca depois.
BTW, porque sempre chamam o PostgreSQL de “postgre”? Nunca vi ninguem chamar o MySQL de “my”.
Nao sei qual a tua maquina, mas um PIV 1.8 GHz com 256 de ram (ou semelhante) roda o Oracle tranquilo o problema vai ser que tu precisa ajustar as configuracoes dele pra isso e tambem se precisar colocar uma base de dados grande ai complica tudo.
Ou faz igual eu, compra uma maquina sem monitor nem nada so com processador, hd e memoria pra fazer de server