Substituir sistema php por Java Web?

6 respostas
chamuska

Pessoal, tenho um sistema em php que é usado para gerar relatorios do que é acessado pelos funcionarios, os dados ficam em um BD Postgre 8.
Quando o sistema é usado para fazer buscas e mostrar os dados na tela é meio demorado e para exportar os dados para PDF demora ainda mais.

Estou pensando em fazer alguns testes para ver se java pode substituir o php, ou seja, refazer o sistema em Java!
A principio acho que da para fazer o sistema usando o NetBeans, e java web usando o Hibernate e JSF buscando os dados no postgre e para exportar os dados para o relatorio acho que vou usar o Ireport. Detalhe, o BD postgre tem apenas uma tabela com umas 8 colunas, todo mes é feito o bkp dos dados e a tabela é zerada pois os dados armazenados de um mes chega a uns 8 milhoes de registros e o postgre é usado pois ele é o unico BD que aguenta de boa esses dados!

Os relatorios não são para mostrar todos os dados do banco, os dados são filtrados por data e nome de usuario.

Sera que usando Hibernate, JSF e Ireport vai ficar melhor para buscar, visualizar e gerar relatorios dessa forma ???

Obrigado!

6 Respostas

A

cara,

eu nunca trabalhei com PHP, mas se vc tiver muitos funcionarios fazendo essa pesquisa, vc vai ter problema de performace, pq senão muitos registros, tanto em Java, .Net e outros, tbm acho q vai ficar lento, mas vc poderia fazer uma prova de conceito para tirar sua duvida.
nao poderia ser problema de hardware?No caso vc ter um estrutura mais robusta.

t+

leoramos

Se em PHP ficou lento, usando Hibernate a tendência é piorar… a não ser que a coisa hoje esteja feita meio à facão.
Quer fazer um teste quanto à demora? Pega o iReport, faz uma query fixa mesmo e gera um pdf com os dados e compara. E óbvio, testa a query no banco também.
Por aí já dá pra ter uma ideia de onde está o gargalo.
Abraço!

Edit: analisa a tabela, vê se dá pra criar algum índice que melhore a performance dessa query.

chamuska

O relatorio é gerado umas 2 ou 3 vezes por mes, sempre por um unico funcionario da TI, entao a quantidade de acessos não é problema!

Pelo que sei tem indice no id e acho que no logTime.
Acho que vou fazer um teste com o ireport pra ve como que fica a questão de tempo!

E dependendo de como funcionar, eu acho que nem vou precisar refazer o sistema todo para fazer esse relatorio, posso tentar integrar o ireport com o php ou fazer em java mesmo!

Mas em relação a programação java web, o que posso usar para desenvolver ?? Strutus, hibernate, JSF, tambem ouvi falar de um tal de Vraptor, qual deles ?? Uso mais de um ?!

Obrigado!

wbdsjunior

você testou a query no banco, como o amigo leoramos sugeriu? tem certeza de que o problema não é a query ou o hardware?

se o aplicativo tem apenas uma tela, só faz consultas e é utilizado por 1 usuário, use Swing ou Servlets e JSP com JDBC e JasperReports/Birt/iText.

chamuska

wbdsjunior:
você testou a query no banco, como o amigo leoramos sugeriu? tem certeza de que o problema não é a query ou o hardware?

se o aplicativo tem apenas uma tela, só faz consultas e é utilizado por 1 usuário, use Swing ou Servlets e JSP com JDBC e JasperReports/Birt/iText.

A query funciona bem no BD, o ruim é gerar os relatorios. Vo ve se consigo usar o ireport com o php.

To querendo ve pra faze em java mais pra eu aprende rsrsr!

Vou tentar primeiro executar a query no ireport, se funciona de boa vo tenta usar o ireport com o php e vou fazer uns testes usando java no lugar do php!

Valeu!

4

para Java Web hibernate, nao tenho tido grandes problemas se tiver dificuldade, manda-me uma msg privada

Criado 27 de outubro de 2011
Ultima resposta 27 de out. de 2011
Respostas 6
Participantes 5