Substituto ao NetBeans

Passei um tempo fora do mundo pra programação, quando resolvi voltar percebi que o NetBeans não está mais nas mãos da Oracle, somente até a versão 8, agora a Apache que desenvolve. Não curti.
Estou procurando outro ambiente Java, obviamente vão me falar do Eclipse, mas reparei que o IntelliJ agora tem uma versão free (sou apenas estudante, sei que a versão paga é mais completa), e também percebi que o VS Code evoluiu muito e tem um setup da própria Microsoft pra deixa ele configurado pra desenvolver em Java, nele posso desenvolver em Python também, mantendo apenas um software instalado e bem pequeno.
Sou apenas estudante, claro que um ambiente leve, que consuma menos recursos da máquina e seja fluido é melhor. Qual das 3 opções (Eclipse, IntelliJ e VSCode) seria mais interessante para mim?

NetBeans está do mesmo jeito de sempre.
Agora entre Eclipse, IntelliJ, VSCode, essa resposta depende da sua preferencia.

O melhor pra voce só voce mesmo vai poder responder experimentando as 3 ferramentas. Eu prefiro o Eclipse. Nao acho VSCode produtivo. IntelliJ fico com pé atrás pelo foco ser a versão paga.

A versão free é boa, porém, você fica bastante limitado.
Eclipse é o default, o mercado utiliza em larga escala.
VSCode eu não acho produtivo para java, apenas typescript e linguagens não compiladas.

1 curtida

Hoje em dia tem muita empresa que deixa ao desenvolvedor o direito de usar qual IDE prefira, e depois tudo isso é colado por versionamento ou algo do tipo.

Eu prefiro e uso NetBeans e não troco e sim já usei Eclipse e IntelliJ.

Também utilizo o Netbeans desde a versão 7.1 e não me arrependo.
Migrando da versão Netbeans 8.2 (Português) para a Apache Netbeans 11.2 (Inglês) e aguardando a versão 11.3 previsto para 15 de janeiro de 2020.
Já conheço praticamente todos os atalho da ferramenta, uso as facilidades dos wizards para a criação dos projetos.
Tentei utilizar o IntelliJ mas não foi para frente e ainda não utilizei o Eclipse.

Você leu em off alguma real novidade para esse release ?

Só acompanhando o schedule do Netbeans por hora.
https://cwiki.apache.org/confluence/display/NETBEANS/Release+Schedule

1 curtida

Recomendo o Eclipse.