[SUBVERSION] Sistema de controle de versão (PROBLEMA NA INSTALAÇÃO)

9 respostas
T

Olá, terminei de ler a documentação (um livro que os desenvolvedores escreveram) sobre o SubVersion. A idéia do que ele faz e como está bem clara na minha cabeça, mas estou com problema em fazer a instalação.

Através do comando svnadmin create <caminho> eu consigo criar o repositório, uma pasta com conf/ dav/ db/ format hooks/ locks/ README.txt é criada, mas agora mesmo sabendo os comandos, eu não consigo dar import de projetos no SV. Não sei como minha pasta local deve estar.

Li tutoriais na Internet, mas nenhum me ajudou realmente. Muitos deles (quase idênticos) falam nesse comando svn import mytree file:///var/svn/newrepos/some/project \ . Mas como essa minha pasta mytree tem que ser ???

9 Respostas

daveiga

Na verdade é um pouco mais simples do que você está fazendo, uma vez que seu projeto tenha sido criado com o svnadmin, você vai primeiro ‘baixar’ uma cópia de trabalho dele.(fazer um check out)

Feito isso esta pasta será criada, vazia por que no seu projeto ainda não tem nada.
Depois você cria seus arquivos do projeto nesta pasta, e quando quiser submeter o que você fez apenas faça:

Era essa sua dúvida?

T

Acho que estou quase lá.

Veja: meu repositório foi criadosvnadmin create /home/nome/svn/repos

Fiz o comando svn co file:///home/nome/svn/repos /home/nome/desktop/trabalho

OK, foi criada uma pasta no meu desktop

Joguei dentro dessa pasta “trabalho” (no meu desktop) um arquivo .html (tive que jogar pelo terminal, pois nao tinha permissão pra arrastar)*****

Dei o svn commit /home/nome/desktop/trabalho

Não deu erro nenhum, mas também não achei o arquivo index dentro do repositório

***** é pra jogar o arquivo cru ou tem que criar as pastas tags, branches e trunk e jogar o index dentro de trunk ??

T

Fiz agora jogando as 3 pastas (tags branches e trunk) na pasta trabalho … não deu certo, alias, eu acho que o commit não está acontecendo, mesmo não aparecendo nada de erro, nao consigo achar nenhuma pasta da pasta “trabalho” no repositório

PS = não estou usando apache, e pra instalar o SV só dei um apt-get install subversion

daveiga

Seguinte, usando pela linha de commando você precisa usar o svn add pra marcar que vocẽ quer ‘adicionar’ os arquivos na pasta ao controle de versão.

Da mesma forma você precisa marcar quando quiser ‘apagar’ do repositório um arquivo, você faz um svn delete e commita para ele ‘publicar’ sua alteração no repositório.

Aqui tem umas explicações legais.
http://www.abbeyworkshop.com/howto/misc/svn01/
http://artis.imag.fr/~Xavier.Decoret/resources/svn/index.html

usar o svn na mão é muito útil pra você entender como ele funciona, mas profissionalmente eu sugiro que você use um cliente, como o Tortoise SVN pra Windows ou Rabbit CVS pra linux. Ambos são fáceis de instalar e bastante intuitivos, sem falar que facilitam a visualização de diffs entre os aqruivos, logs do repositório e essas operações de add e remove arquivos da pasta.

Espero ter ajudado companheiro, qqr problema perguntae!

T

Acho que consegui

T

consegui nada ¬¬

T

Ta ok … porque o meu

svn import teste file:///home/nome/svn/ -m "First" não funciona ? Ao fazer esse comando, não era pras minhas 3 pastas presentes na pasta teste irem pra svn ??

daveiga

Veja se te ajuda tsalsicha:

welington@pascal:~$ svnadmin create teste
welington@pascal:~$ svn checkout file:///home/welington/teste testews
Checked out revision 0.
welington@pascal:~$ mkdir testews/trunk testews/tags testews/branches/
welington@pascal:~$ svn add  testews/branches/ testews/trunk/ testews/tags/
A         testews/branches
A         testews/trunk
A         testews/tags
welington@pascal:~$ svn commit  testews/ 

Log message unchanged or not specified
(a)bort, (c)ontinue, (e)dit:
c
Adding         testews/branches
Adding         testews/tags
Adding         testews/trunk

Committed revision 1.
welington@pascal:~$ svn list file:///home/welington/teste --verbose
      1 welingto              Apr 26 12:38 ./
      1 welingto              Apr 26 12:38 branches/
      1 welingto              Apr 26 12:38 tags/
      1 welingto

Sobre o import dê uma olhada:

welington@pascal:~$ svn import TODOs/ file:///home/welington/teste -m ""
Adding         TODOs/distancia.txt

Committed revision 2.

Como você pode ver não tive problemas. Refaça os testes ai e posta aqui se tiver algum problema, talvez vendo o passo a passo você descubra o que está errando.
Abraço

T

Vixi … nao é que meu import nao acontecia, eu só nao sabia que não aparece as pastas dentro do svn

fiz uma cópia trabalho do svn depois de um add, e funcionou certinho aqui

eu estava procurando as pastas dentro do svn, só que elas não aparecem

Criado 26 de abril de 2011
Ultima resposta 26 de abr. de 2011
Respostas 9
Participantes 2