Sugestão: Aba de "Projetos" dos membros do GUJ

14 respostas
C

Bom dia pessoALL.

O Fórum têm muitos usuários, desde iniciantes até aos mais experientes.
Também não sei qual a disponibilidade dos participantes do fórum em criar vários projetos com os membros, sendo assim poderíamos trocar ainda mais experiências, criando uma comunidade ainda mais forte!

Sei que alguns vão dizer que: “já existem muito projetos no source forge, é só participar”, porém há poucos commits, e também, a comunicabilidade é de maioria em inglês.

Acho que temos o potencial de explorar mais funcionalidades no universo de programação JAVA, construindo frameworks, aplicações, utilitários e outras ferramentas.

O que acham?

14 Respostas

Rafael_Afonso

Já existe o CódigoLivre. Não serve?

C

Não me referi a um repositório de projetos!
Referi-me a somente projetos, que podem tanto ser hospedados no CodigoLivre como no Source Forge sem problema algum.

A idéia e que o GUJ crie projetos Open Source, onde nossa comunidade possa interar e outras comunidade sem problema algum!

É isso aí!

Rodrigo_Carvalho_Aul

Se você procurar no fórum, tem alguns projetos liderados por membros do GUJ.
:arrow: http://www.jforum.net
:arrow: https://brazilutils.dev.java.net
:arrow: http://www.vraptor.com.br
:arrow: http://www.mentaframework.org
:arrow: http://durango.dev.java.net
:arrow: https://spring-annotation.dev.java.net

Deve até ter mais…

É só escolher e participar.

[]'s

Rodrigo C. A.

eric_jf

acho q o q eles está querendo dizer … é aproveitar a estrutura do guj para alguns projeto q “seriam do guj” … quem já acessa o guj ficaria sabendo desse projetos
e facilitaria em varios pontos

C

Exatamente isso eric_jf.

Tb sei que podemos participar dos outros projetos dos nossos amigos do fórum, sem problema algum!

Acho que se aplicassemos a Gestão do Conhecimento aqui no fórum, encontraríamos excelentes idéias e grande projetos.

Olhe aí, criar uma ferramenta de GC para o fórum, seria um grande projeto!
Tem um pessoal que está iniciando em Java, por que não aplicar IA como aprendizado para esse novos usuários? Saiu na MJ 22 o AprendeJava, fantástico!

Tem uma outra coisa, há tópicos em que um pergunta e o outro responde: “É bom fazer uma busca no fórum antes de postar”… Pq não criar um “Fórum Inteligente”? Onde quando a pessoa faz uma pergunta e caso já exista o fórum responde automaticamente com o link dos tópicos?

Só acho que seria interessante, temos quase 23mil membros, acho que 1mil desses ajudando já teríamos uma mega-equipe de desenvolvedores!!!

Abraços.

Daniel_Quirino_Olive

Legal ver que você tem vontade, mas batendo na mesma tecla, será que ajudar os projetos que formam a base do GUJ (VRaptor, JForum, GUJ2) não seria mais fácil de obter algum resultado mais expressivo ao invés de dividir esforços criando e gerenciando outros projetos para depois integrá-los com o que já existe?

F

Concordo com o Daniel, ainda vejo isso como um problema com muitos projetos por aí, primeiro se cria o projeto para depois ver a necessidade. A ordem deveria ser o contrário a partir de uma necessidade, ainda sem solução ou com soluções mas com uma nova abordagem, criar um projeto.

C

Concordo com o Daniel tb, mas não estou falando em criar projetos por criar!!!

Eu visito bastante o site do VRaptor, gostaria muito em participar, mas como eu não expert em Java, pois Java pra mim no momento é Hobby!!! Pq não trabalho com Java, apenas com os pacotes do Tio Bill(VB e SQL Server)!!!
Então, para uma pessoa como eu que tenho o conhecimento em termos limitados posso participar de um projeto destes? E quem tem vontade, que está iniciando?

Então, o público para iniciar novos projetos(“Úteis”), seriam os iniciantes e alguém que queira aprender mais, tendo como mentores os mais experientes!!!

É isso aí!

F

ckornell:
Concordo com o Daniel tb, mas não estou falando em criar projetos por criar!!!

Eu visito bastante o site do VRaptor, gostaria muito em participar, mas como eu não expert em Java, pois Java pra mim no momento é Hobby!!! Pq não trabalho com Java, apenas com os pacotes do Tio Bill(VB e SQL Server)!!!
Então, para uma pessoa como eu que tenho o conhecimento em termos limitados posso participar de um projeto destes? E quem tem vontade, que está iniciando?

Então, o público para iniciar novos projetos(“Úteis”), seriam os iniciantes e alguém que queira aprender mais, tendo como mentores os mais experientes!!!

É isso aí!

Você poderia atuar no VRaptor ou outro projeto já existente, primeiramente como usuário, depois poderia sugerir mudanças que na sua visão seriam boas para o projeto, se tornar um Tester, estudar o código-fonte, tentar corrigir algum bug, mesmo que informalmente sem participar do projeto, postar o patch com a sua solução e por fim entrar ao projeto como desenvolvedor.

ckornell, não estou te desmotivando apenas estou tentando dar um foco a sua vontade de aprender e ajudar. O problema de montar um grupo ou um projeto para depois procurar um problema, tende a esse projeto tornar-se “Projeto de um descadador de banana”, “Projeto Roda Redonda”,… Por que de certa forma não nasceu da necessidade de alguém por uma solução.

Acho que uma excelente maneira de aprender é olhar os fontes e o processo de desenvolvimento de um projeto consagrado, mesmo que para você ou para muitos seja algo ainda intangível.

C

Ae Flávio!!!

Então, que fique em Stand By esse assunto! Enquanto isso, vou debulhar o código do VRaptor e ajudar a rapazeada!!!

Flw!

otaviofcs

ckornell,

Se entendi bem, você acharia interessante usar o tráfego gerado pelo GUJ para propagar os projetos de uma forma mais institucional. É isso? Na tela de entrada já existe noticias, forum, empregos e porque não um link para os projetos que a comunidade GUJ tenha afinidade: como o do próprio portal GUJ2, o VRaptor, o Mentaframework,…

Isso talvez estimulasse a colaboração e divulgaria melhor os projetos para os novos entrantes. Sei lá, sugestão.

F

ckornell:
Ae Flávio!!!

Então, que fique em Stand By esse assunto! Enquanto isso, vou debulhar o código do VRaptor e ajudar a rapazeada!!!

Flw!

Ok… Se surgir algum projeto interessante… postem aqui que podemos montar um grupo e tocar o projeto :slight_smile:

C

Otavio essa idéia sua tb é interessante!

Poderíamos ter a aba ao lado “Projetos”, sendo como um meio de divulgação dos projetos de nossos membros!
Sendo assim, teria uma visibilidade melhor aos nossos colaboradores!

E também não só o GUJ poderia fazer isso, as outras comunidades também deveriam ter a mesma iniciativa. E louvável apoiar projetos, afinal são brasileiros e nossos colegas.

Abraços.

peerless

Curti.

Criado 12 de abril de 2007
Ultima resposta 13 de abr. de 2007
Respostas 14
Participantes 8