Sugestão de bibliografia para POSCOMP

Olá pessoal.
Como esta é minha primeira thread por aqui antes de mais nada parabéns pelo GUJ e pelos usuários. Bastante difícil encontrar comunidades de qualidade em língua portuguesa e o pessoal por aqui cumpre o papel muito bem.

Queria sugestões de bibliografia para se estudar sozinho principalmente nos assuntos de álgebra e algoritmos.
Eu fiz álgebra na faculdade mas isto já faz batante tempo e também não sou formado em ciências da computação. Apesar de não ter formação superior na área programo desde a época dos TK-95 e tenho conhecimentos em computação de forma geral, servidores linux, Delphi, Java, PHP, CSS e outras delongas.

Estou muito afim de fazer a prova da POSCOMP e eventualmente tentar uma pós na área. Estive olhando provas passadas mas a prova é de lascar, vou ter que meter a cara nos estudos antes de ir lá, para não ser tão massacrado. Aquela prova é de arrepiar os cabelos.

Então, alguém poderia me dar sugestões de bibliografia para se estudar sozinho? Livros com a parte de exercícios e resoluções bem didáticas mas com o aprofundamento necessário? Mesma pergunta para algum livro sobre algoritmos, que seja didático mas completo e bom.
Uma dificuldade que vi na prova também é que como eu sempre estudei estes assuntos (computação), com textos em inglês teve questão que eu sabia mas custei a ligar os pontos na minha memória ROM por conta da tradução de termos, vou ter que dar uma boa reciclada em todos os assuntos a partir de bibliografia em português acredito. Estou disposto a investir pesado em livros (aos poucos).

Agradeço qualquer ajuda.
Obrigado

Olha cara, eu também estou aqui para saber de algumas bibliografias. Eu estou com um livro aqui que eu acho que vai me ajudar bastante na parte de matemática. Judith L. Gersting - Fundamentos Matemáticos para a Ciência da Computação. 2012.

Também vou prestar o poscomp, tmj.
Abrçs

Posso te indicar dois livros bons para o POSCOMP:

Ciência da Computação - Uma Visão Abrangente - 11ª Ed. 2013 - Brookshear J. Glenn;
Algoritmos - O Guia Essencial.