Olá pessoal.
Como esta é minha primeira thread por aqui antes de mais nada parabéns pelo GUJ e pelos usuários. Bastante difícil encontrar comunidades de qualidade em língua portuguesa e o pessoal por aqui cumpre o papel muito bem.
Queria sugestões de bibliografia para se estudar sozinho principalmente nos assuntos de álgebra e algoritmos.
Eu fiz álgebra na faculdade mas isto já faz batante tempo e também não sou formado em ciências da computação. Apesar de não ter formação superior na área programo desde a época dos TK-95 e tenho conhecimentos em computação de forma geral, servidores linux, Delphi, Java, PHP, CSS e outras delongas.
Estou muito afim de fazer a prova da POSCOMP e eventualmente tentar uma pós na área. Estive olhando provas passadas mas a prova é de lascar, vou ter que meter a cara nos estudos antes de ir lá, para não ser tão massacrado. Aquela prova é de arrepiar os cabelos.
Então, alguém poderia me dar sugestões de bibliografia para se estudar sozinho? Livros com a parte de exercícios e resoluções bem didáticas mas com o aprofundamento necessário? Mesma pergunta para algum livro sobre algoritmos, que seja didático mas completo e bom.
Uma dificuldade que vi na prova também é que como eu sempre estudei estes assuntos (computação), com textos em inglês teve questão que eu sabia mas custei a ligar os pontos na minha memória ROM por conta da tradução de termos, vou ter que dar uma boa reciclada em todos os assuntos a partir de bibliografia em português acredito. Estou disposto a investir pesado em livros (aos poucos).
Agradeço qualquer ajuda.
Obrigado