Olá Pessoal,
To pegando um sisteminha em que eu tenho as tabelas do banco com nomes meio que fora do mundo real, e não estava querendo deixar os campos da minha classe do dominio com esses nomes(CDCLIENTE,DSCLIENTE) - (melhor codigo, descricao …), ae queria saber de vocês se isso acontece apenas comigo ou com vocês ja ocorreu também.
Queria fazer a minha classe com suas “propriedades” mais proximas do mundo real e não algo como CDCLIETE, e sim codigo, nesse projeto vamos usar JPA - Hibernate, no JPA podemos usar annotations para dizer que a propriedade X equivale a campo Y na tabela ( ne isso ?) mas ae fiquei pensando como que iria ser feito nos casos onde pro exemplo no hibernate fazemos algumas consultas utilizando um pouco do SQL, como algo do tipo:
Query query = session.createQuery("SELECT cliente FROM Cliente AS cliente WHERE cliente.cdcliente= :cdcliente");
Ali onde ele usa cdcliente, eu teria de usar cdcliente ou codigo ? o retorno ja estaria OK nas propriedades da minha classe ne isso ?
Essa maneira que eu penso em fazer é a mais correta ne isso ? ( do que sair utilizando esses nomes da propria tabela, uma vez que eu estou na modelagem do meu dominio e não seria feliz dar nomes de campos de tabelas as propriedades…)
Abraços,
Agradeço a todos 
[size=9]ps.: se esse Topico não for dessa área, favor mudar para devida área e desculpa.[/size]