Sugestão de Demonstração para Cliente

5 respostas
H

Olá.

O contexto é o seguinte:
Trabalho em uma consultoria que fornece software a outros clientes (corporativos) que também são da área da TI. Recentemente, o cliente que atendo tem tido muito interesse em desenvolver projetos futuros em Java (web).

Eu sei Java, mas atualmente não trabalho com isso nesse projeto em que estou envolvido. O que eu quero fazer é demonstrar para o cliente que tenho conhecimentos em Java e pra isso pretendo desenvolver uma aplicação para convencê-lo. Sendo assim, a aplicação não pode ser muito básica (CRUD) nem muito complexa (pois farei isso em meu tempo livre – e tempo é algo que não tenho em excesso).

Após feito, hospedo em algum servidor e disponibilizo o código-fonte – outra razão pela qual não deve ser nada muito complexo.
Gostaria de sugestões e ideias quanto ao que eu posso desenvolver.

Obrigado.

5 Respostas

drsmachado

Isso pode ter dois lados. Mostrar que você entende ou mostrar que não entende.
Se você fizer, mesmo que um CRUD, faça-o seguindo a risca um padrão pré estabelecido, de forma a mostrar que além de boas práticas, você entende de metodologias e padrões. A sintaze java é secundária, neste contexto (por que dizer que algo é secundário é meio perigoso aqui).
Qual o ramo de atividade do cliente? Creio que algo como um JIRA seria interessante. Ou um gerenciador de chamados para o suporte (CRUD + relatório + gráficos, tudo bem simples).

H

drsmachado:
Se você fizer, mesmo que um CRUD, faça-o seguindo a risca um padrão pré estabelecido, de forma a mostrar que além de boas práticas, você entende de metodologias e padrões. A sintaze java é secundária, neste contexto (por que dizer que algo é secundário é meio perigoso aqui).
Qual o ramo de atividade do cliente? Creio que algo como um JIRA seria interessante. Ou um gerenciador de chamados para o suporte (CRUD + relatório + gráficos, tudo bem simples).

É um banco. Na realidade o banco por si só não é TI, mas eles têm o próprio pessoal de TI deles e terceirizam outros serviços. Essa é uma oportunidade que estou vendo para alavancar a relação com esse cliente, mostrando proatividade e conhecimento ao desenvolver uma aplicação demonstrativa.

Pode parecer estranho, mas embora o cliente seja da área financeira eu o conheço há tempo suficiente para saber que a demonstração que pretendo fazer não precisa ser relacionada ao negócio financeiro. Eu poderia desenvolver qualquer coisa, desde que ela seja não muito demorada (algo em torno de 1 semana, trabalhando 3 horas por dia) e não muito complexa.

Eu conheço o JIRA, inclusive o utilizo diariamente. Acho que algo como o JIRA serviria muito bem para os meus propósitos se eu tivesse mais tempo livre

E

Pelo menos você tem alguma idéia que tecnologias o cliente usa? (Se for um banco muitos deles ainda estáo na era dinossáurica do Struts 1.X :frowning: )

drsmachado

htraos:
drsmachado:

É um banco. Na realidade o banco por si só não é TI, mas eles têm o próprio pessoal de TI deles e terceirizam outros serviços. Essa é uma oportunidade que estou vendo para alavancar a relação com esse cliente, mostrando proatividade e conhecimento ao desenvolver uma aplicação demonstrativa.

Pode parecer estranho, mas embora o cliente seja da área financeira eu o conheço há tempo suficiente para saber que a demonstração que pretendo fazer não precisa ser relacionada ao negócio financeiro. Eu poderia desenvolver qualquer coisa, desde que ela seja não muito demorada (algo em torno de 1 semana, trabalhando 3 horas por dia) e não muito complexa.

Eu conheço o JIRA, inclusive o utilizo diariamente. Acho que algo como o JIRA serviria muito bem para os meus propósitos se eu tivesse mais tempo livre

Pois bem, é aí mesmo que eu quero que você chegue.
Usa JIRA todos os dias. Sabe quais são os prós e contras.
Você não vai fazer uma aplicação completa, só precisa de parte dela. E justamente a parte que precisa ser melhorada.
Um sistema de controle de pizzaria é que não seria ideal, para o cliente que está visando.

drsmachado

Ou JSF 1.x
P.S.: Eu trabalho com um sistema em Struts 1.x!

Criado 23 de maio de 2012
Ultima resposta 23 de mai. de 2012
Respostas 5
Participantes 3