Sugestão de Desenvolvimento de Aplicação Simples

Suadações a todos. primeiramente se estiver postando no local errado peço desculpas e que seja movido para o local correto.

Faço faculdade de sistemas de informação e este semestre terei uma disciplina chamada Desevolvimento de Sistemas, o qual terei que desenvolver um sistema orientado a objetos com modelagem UML, métricas de software etc.

Trabalho com Java há 1 ano, usando mais jsp e servlets.

Estou sem idéia do que poderia estar desenvolvendo, penso em algo simples que consiga fazer em 1 semestre (o básico pelo menos) e que fosse util para a comunidade mais para frente.

Alguém pode me dar alguma sugestão?

Obrigado!!

1 - bliki
2 - sistema de GED com XML
3 - Timesheet
4 - Gerencia de projetos pequenos

(ps: movi pro off topic)

Que tal um projeto de video-locadora? eheheehehe :smiley:
http://www.guj.com.br/posts/list/15656.java
http://www.guj.com.br/posts/list/7447.java
http://www.guj.com.br/posts/list/7882.java

Olá Philip!!

O que seria o bliki, GED e o Timesheet???

Por acaso o Timesheet seria algo para controlar nosso tempo em nossas tarefas diárias???

Um Abraço!

Timesheet é isto mesmo.
GED são sistemas que gerenciam documentos eletrônicos.
bliki??? o que é?

http://en.wikipedia.org/wiki/Bliki

:mrgreen:

GED - É Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Na minha opinião é um projeto meio grande, teria que fazer uma especificação do que é possivel ser feito em 1 semestre.
BLIKI - É mistura de blog com wiki que permite voce ter um blog onde os leitores possam editar os post. Gostei desse :slight_smile:
Timeshee - É controle de horas de um projeto. Achei algo que ja existe muitos. Teria que procurar um diferencial

Agora saquei…

As idéias são ótimas!!!
Eu como muitos aqui tenho vontade também de participar do desenvolvimento de um software do zero… mas sei que isso é meio complicado! Mas como as sugestões aqui são ótimas, vou pensar um pouco na possibilidade de tocar um projetinho desses para colaborar futuramente com a comunidade.

Mas guj’s, e o Jangada??? ou JLoc… ??? hehe… rs… Esse barco ainda navega???

Um Abraço?

Estou procurando um além do SnipSnap, algo em java e simples o suficiente para isntalar na locaweb, mas não acho nada :frowning:

Então o SnipSnap é um sistema de Bliki???

Mas vocês estão considerante todas estas aplicação para um ambiente web?
E no caso do GED? Seria ambiente Desktop ou Web?

É um wiki com tudo que um bliki precisaria

[quote=Thiago Senna]
Mas vocês estão considerante todas estas aplicação para um ambiente web?
E no caso do GED? Seria ambiente Desktop ou Web?[/quote]

Tanto faz. Abre um fluxo HTTP e colocar os documentos em XML. Para quem (como eu) precisa de 3 ou 4 documentos antes de implementar alguma coisa, é uma mão na roda, principalmente se você puder dividir o documento em pedaços e inserir num documento, que passa a ser um conjunto de pedaços.

Você sabe de alguma aplicação GED que possa ser utilizada como exemplo??? É que não consegui ainda entender o espírito da coisa!!!

Hoje quando pegar o trem vou rabiscar umas classes em algum papel… O ideal desenvolver a aplicação em pequenos releases…

Bom, não vou garantir nada, mas acho possível começar alguma coisa. Se eu começar algo, tentarei trabalhar para que iniciantes também possam participar!!

Valeu!

Opa, se tu for desenvolver algo relacionado a GED e abrir a quem quiser participar, to dentro :slight_smile:

Há algum tempo atrás pesquisei JAVA/GED pra uma empresa por 2 meses, eles queriam criar um sistema web e integrar com um sistema Desktop, pena que tive que sair de lá, seria algo beeeem interessante.

fui…

Mesmo sabendo que já tivemos centenas de casos de projetos que começaram e terminaram num psot, mas inspirado pelo Steil e seu JForum, vou psotar alguns requisitos que estava juntando para um sistema de gferência de documentos para um projeto de software. Ele é bem baseado na minha realidade, se vocês utilizrem algo já fico feliz.

Definam um grupo, abram uma cotna no yahoogroups e comece m a trabalhar imediatamente. Se tiver só uma pessoa ou 30, tanto faz, COMECEM!!!

Bom, se rolar, já se considero dentro do processo!!! Hehe…

É o seguinte… o problema nem é desenvolver o projeto. O problema é fazer o barco ir pra frente! Por isso ainda estou imparcial… além do mais também naum sou muito experiente em java! Tanto eu como quaisquer participantes aqui infelizmente trabalham, e isso faz com que seja difícil gerenciar esta iniciativa.

Minha sugestão é criar diagramas de classe o quanto antes e uma arquitetura simples para o projeto. O projeto deve iniciar simples e com um release relativamente pequeno. Se isso rolar, então poderíamos ao pouco solicitando mais ajuda e ir gerando novos releases.

Mas para iniciar seria legal que algumas pessoas metessem a cara no projeto e se responsabilizem pelo sucesso do projeto. Daí será possível fazer com que este projeto não morra daqui 30 posts!!

Por enquanto, essa é minha opinião!

o locoooooooooooooooooooooooo hehe se sair daqui e chegar num nível desses… :slight_smile:

[quote=Thiago Senna]
Minha sugestão é criar diagramas de classe o quanto antes e uma arquitetura simples para o projeto. [/quote]

Problema número 1) Comece com requisitos, sejam casos de uso, estórias…qualquer coisa. Quando você começa a desenhar classes sem saber o que rpecisa, acaba com tudo, menos um sistema :wink:

[]s

É verdade… vc falou tudo!!!
Mas de boa… eu já percebi que um sistema de GED é útil, mas eu ainda naum entendi como ele funciona. Quais problemas ele resolve. Vocês conhecem algum sistema de GED para mim poder conhecer?

VocÊs tem idéia de um nome para o sistema??? Essa parte é muito difícil!! rsrs…

[quote=Thiago Senna][quote=pcalcado]
Comece com requisitos, sejam casos de uso, estórias…qualquer coisa. Quando você começa a desenhar classes sem saber o que rpecisa, acaba com tudo, menos um sistema
[/quote]

É verdade… vc falou tudo!!!
Mas de boa… eu já percebi que um sistema de GED é útil, mas eu ainda naum entendi como ele funciona. Quais problemas ele resolve. Vocês conhecem algum sistema de GED para mim poder conhecer?

VocÊs tem idéia de um nome para o sistema??? Essa parte é muito difícil!! rsrs…[/quote]

Um sistema de GED é bem completo, pelo menos o que tinha aqui se chamava DOCUWARE (www.docuware.com) eu achei muito show ele, são de alemães, porem com versoes a diferentes paises, uma licencinha dele era em torno de 5000 a 10000 conto(variava de versões de licenças)

Um dos meu problemas na epoca era busca de texto nos documentos, na epoca não havia o Lucene ainda :slight_smile: