Sugestão de desenvolvimento de Gui

Olá amigos desenvolvedores,

estou fazendo um trabalho de rede de sensoriamento (sensores) na faculdade, há tipo um roteamento, mapeamento com diversos algoritimos. O negócio é que o próximo passo do trabalho é desenvolver uma Gui para este mapeamento, em tempo real, ou seja, é para desenhar os sensores na gui, suas respectivas arestas representando quais estão conectados entre si, a área de comunicação e de cobertura de cada um.

Gostaria de saber dos amigos se existe alguma ferramenta que me ajudará a fazer isto, se não existir, gostaria de sugestões de como desenhar isto, por enquanto estou desenvolvendo outras partes da gui deste trabalho no netbeans.

Por enquanto, na minha simples cabeça de iniciante estou pensando em fazer um JPanel com um gridbaglayout representando os metros quadrados do ambiente, JButtons representando os sensores e clicando nestes eles ativa/desativam…

Aguardo sua sugestão.

Desenhe diretamente em um painel usando o Java 2D.
No PontoV, site do Vinícius Godoy, tem alguns artigos interodutórios: http://www.pontov.com.br/site/index.php/java/48-java2d

[]´s

É, eu acabei de dar uma lida neste link, é excelente para diversos tipos de aplicações com gui que sejam mais elaboradas.

Ainda não tive tempo de continuar meu projeto, mas acho que este link me ajudará. Caso apareça outra dúvida, posto novamente neste tópico.

Obrigado.