Sugestão de Filme: V de Vingança (PCC em SP)

Pessoal,

Eu resisti a tentação e não não postei nada naquela tópico sobre o Garotinho, estou vendo que já abriram um tópico sobre o que está ocorrendo em SP e novamente não acho nada producente postar nada lá. Vale lembrar que no tópico sobre o Rio Summit houve muitas piadas sobre queima de ônibus no Rio e que algumas pessoas dissemos que a violência nas duas cidades não deveria ser comparada, pois são realizades diferentes. Bem… aí estão provas disso. Não tem cidade mais ou menos violenta, depende de quem você é e onde mora em cada cidade. Eu pessoalmente não gostaria de ser policial em SP agora.

Sobre o título do tópico?? Andei lendo as quatro páginas (até este momento) do “tópico do PCC” e pensei sobre o filme que vi neste fim de semana. O filme se passa em uma Inglaterra vinte ou trinta anos no futuro e é governada por um sistema facista e ditatorial. Eu gostei bastante do filme mas achei que um país como a Inglaterra virar uma ditadura em vinte e poucos anos era forçar a barra (ledo engano). No filme isso se deve a ataques por vírus, terrorismo e medo em geral da população que acaba por dar poder absoluto aos governantes para que estes os protejam. É bom assistir a filmes como este pra nos lembrar que estes “perigos” estão sempre nos rondando, ele é bem didático nesse ponto. Estamos passando por um momento como esses bem agora (em SP) quando a autoridade do estado está em xeque e o medo toma conta das pessoas.

Qual a relação do filme com o “tópico do PCC”? Toda! Leiam os apelos de alguns dos membros do fórum, uma amostragem da população instruída e com razoável acesso à internet e meios de comunicação:

Título (antigo):

mais:

[quote]
Você está certinho…
Lugar de Marginal é no inferno.[/quote]

e a melhor:

Pow amigo, desculpa… mas em que mundo vc vive hein?[/quote]

Me preocupa muito como está a opinião e a sensação de insegurança dos menos favorecidos e instruídos que meus colegas aqui do GUJ. Em momentos como este vejo como é frágil a nossa liberdade e conforto moderno, laboriosamente conquistada ao longo de séculos de amadurecimento de idéias sobre igualdade, justiça e coisas que nestes momentos perdem rapidamente o valor.

Este texto não é destinado aos radicais, rancorosos, traumatizados pela violêcia, amedrontados e outras vítimas do atual problema, pois estes provavelmente não entenderam o significado das palavras e isso é compreencível. Espero que os que tenham lido e entendido pensem duas vezes antes de concordar com absurdos como os citados acima e que estas pessoas não vacilem em dar sua opinião contrária mesmo que o momento pareça desfavorecê-las.

Obrigado a quem leu e bom filme!

“Em que mundo você vive ?” Você viu o fantástico ontem, criança chorando sem pai, mãe desesperada, etc e tal ?

Ë por cause de pessoas como você que a situação chegou onde está e está parecendo que nada será feito. Isso é guerra amigo. Você acha que isso é brincadeira, mas não é. Acorda amigo !

O que vc sugere que se faça ? Nada ? Deixa como está ? Investe em educação ??? Acordoa amigo !!!

A situação agora é muito mais grave do que aquela do Carandirú. Tem muita gente inocente morrendo amigo e sorte a sua e a minha que não são da nossa família.

Personalidade é uma coisa não se discute. Mas entre ficar olhando e rezando para melhorar e tentar fazer alguma coisa realmente séria e radical eu fico com a segunta alternativa.

Somos motivos de piada no mundo todo. Somos 200 milhões de covardes correndo de meia dúzia de bandidos que estão presos e mesmo assim desafiam a todos.

De novo: pensa racionalmente, eu sei que você consegue: 1 + 1 = 2

Dê mole pra bandido e ele te mata.

Velo,

boas colocações. Também acho que a galera anda dando umas bolas muito fora.

Por causa de “pessoas como eu”, “pessoas como você” podem falar a asneira que você quiser sem serem presos ou ameaçados, incluindo as acima.

Se as pessoas como você fossem para a china, lá vocês seriam considerados pessoas como eu em pouco tempo, acredite. :wink:

Tente um dia também.

Obrigado por corroborar meu pensamento do post anterior sendo um exemplo vivo e exemplar de pessoa que abriria mão da liberdade e direitos básicos que na verdade nunca lhe foram tirados e dos quais você nunca sentiu falta quando precisou. Bom filme.

Não estou falando de acabar com a liberdade de expressão. Esse exemplo da China eu não citei.

Estou falando de aumentar a repressão e o controle sobre a bandidagem ao invés de ficar brincando de prisãozinha e polícia-e-ladrão.

Ahhhh. Deixa isso pra lá. Um dia melhora. Basta votar direitinho esse anos que ano que vem Sao Paulo e Rio já estarão bem mais seguras.

Triste !

Olá…

Pessoal…calma…o momento em que estamos vivendo temos é que unir forças…claro que concordo ‘educação é a base’, mas estamos vivendo um momento delicado… estamos nervosos e não sabemos o que vai acontecer…temos sim é que discutir a situação e não medir forças de quem está certo ou errado…devemos exigir do estado medidas urgentes!!!

Até mais

Patty :wink:

Infelizmente, nesse tipo de ação(TERRORISTA), as medidas a serem tomadas até o estabelecimento da paz e da ordem são sempre radicais.
Se a coisa persistir, teremos toque de recolher, forças federais, exército, e por último, decreto de estado sitiado, com restrições as garantias constitucionais.Tudo que eu posso dizer é: Tenha força São Paulo!

Sim, vi. E nao esqueci por um segundo que o nome do programa eh ‘Fantastico’, o que pra mim transpira seriedade por todos os poros, especialmente quando eu me lembro que eh o mesmo programa que me fez passar noites em claro quando era pirralho pq o Cid Moreira anunciou a chegada de alienigenas. Era o mesmo programa de jornalismo serio e comprometido com a verdade que me empurrava Mister M, tiradinhas do Casseta e Planeta e quetais.

Como o Douglas disse, eh por causa de pessoas como nos que pessoas como voce tem o direito de falar merda, e eh por causa de pessoas como nos que pessoas como voce tem o direito de ignorar as respostas as merdas que falam.

Gente inocente morrendo sempre teve, pq vc so esta alarmado agora?

Dar mole pra fascista tem o mesmo resultado.

Falar eh muuuuuuuuuito facil, mas agora fiquei interessado: quais as medidas praticas que voce tomaria, caso fosse governador do estado?

Torturaria os líderes do tráfico para obter informações exatas de onde estão os bandidos e iria de lugar em lugar, prendendo e torturando apenas os líderes.

Peraí, vocês tão discutindo com um fake-profile aqui?

Mataram mais de 50 so pq a policia tentou transferir as tais liderancas de presidio, imagine se comecassem a torturar.

Você faz ao menos uma vaga idéia do tamanho que é o PCC?

E como vc acha que esses caras foram presos, pra comeco de conversa? :slight_smile:

Você faz ao menos uma vaga idéia do tamanho que é o PCC?

[/quote]

Rafael, poderia me informar?

Só um comentário sobre o filme: ele foi baseado em um gibi escrito na época da Tatcher, onde a visão de um estado totalitário era mais plausível que agora. No filme, eles atualizaram para um contexto mais atual. Se puder, leia o gibi (republicação está nas bancas), eles tiraram algumas coisas para o filme não ficar longo/provocativo demais.

Quanto à situação, eu acho impressionante que pessoas supostamente esclarecidas ainda não tenham entendido algo tão básico como “violência gera mais violência”.

Opa, sem problemas.
Em números é impossível.
Porém o PCC é um tipo de ‘sindicato’, em que quando preso, ao filiar-se você ganha proteção, todavia para isso precisa seguir o estatuto(creio que são 16 itens ao todo). Ao ser libertado, sendo você membro do sindicato(ao ingressar, torna-se vitalício) é sua obrigação seguir as ordens e manter com contribições os que estão lá dentro. Foi fundado em 93, e desde lá já tem representantes por todo estado de SP e em alguns outros estados do Brasil.
Imagine-se preso, o que lhe impediria de ingressar?

Interessante esse estatuto. A organizações, de fato, nascem da necessidade.

Eu não sou de SP e não tenho a menor idéia da população carcerária da cidade e vizinhança( a grande SP). Mas supondo que esse número fique em torno de 80 mil presos(link: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ombudsman/critica_omb_20010220.htm), sendo 50% filiados ao PCC, temos então 40 mil soldados do PCC, uns 20 do CV, totalizando 60 mil elementos. Qual a o total efetivo de policiais no Rio e SP? Metade de 60 mil?

Impressionante, selvagem.

Valeu pela leitura, faq - interessante mesmo esse estatuto.

Nao eh soh muito bem idealizado, como tambem enche o crime organizado de boas intencoes. Em teoria, alias, o estatuto aponta que o PCC poderia existir sem ser necessariamente uma organizacao criminosa - apenas uma organizacao de criminosos, o que eh bem diferente.

caralho… essa é a primeira palavra que veio na mente ao terminar de ler este estatuto. Os caras realmente mandaram bem, e mostra claramente que a situação não é tão simples.

Pelo que vi, um dos objetivos é se defender exatamente contra aqueles que são a favor de massacres ou loucuras do tipo. Ai está a prova de que violência gera mais violência.