Sugestão de forma de publicação web para múltiplos clientes

Olá pessoal,

estou iniciando no mundo Java e muito entusiasmado.

Estou precisando de uma ajuda, seguinte, estou migrando uma aplicação client/server para web.

Tenho atualmente 30 clientes que utilizam esta aplicação. A aplicação vai ficar hospedada num site tipo www.xxxx.com.br para que meus clientes acessam ela.
Pensei em ter um esquema que cada subdiretório /cliente_xxx acessa o seu app, tipo www.xxxx.com.br/cliente_001 -> cliente 1, www.xxxx.com.br/cliente_002 -> cliente 2, etc.

Mas aí que vem minha dúvida, é melhor ter um WAR para cada cliente, ou seja, cada war fica no subdiretório cliente_xxx, ou um único para todos. Se for separado qnd lanço uma versão tenho que copiar 30 WAR.

Outra coisa, penso em usar MySQL como BD, o melhor seria um database para cada cliente ou usar um único para todos e nas tabelas ter um campo que difere que aquele dados é de qual cliente? Se eu tiver uma alteração de BD terei que rodar o script nos 30 databases.

Alguém já passou por esta situação e poderia me ajudar?

Deus abençoe!!!

Abraço
Ademir

cara não entendi… a magia que vc quer fazer…

se é web só precisa de um unico war e cada cliente vai ter sua sessao no sistema… simples assim…

[quote=darklordkamui]cara não entendi… a magia que vc quer fazer…

se é web só precisa de um unico war e cada cliente vai ter sua sessao no sistema… simples assim…[/quote]

Olá Dark, obrigado pela atenção.

Então, mas eu queria que cada cliente entrasse em um subdiretório, para um não ver o login do outro cliente. Mesmo entrando no subdiretório eu poderia usar o war da raiz? Como que eu poderia controlar pra saber de onde(subdiretório) o cliente veio? Vc acha que vário BDs é melhor?

Abraço
Ademir

[quote=AdemirPinto][quote=darklordkamui]cara não entendi… a magia que vc quer fazer…

se é web só precisa de um unico war e cada cliente vai ter sua sessao no sistema… simples assim…[/quote]

Então, mas eu queria que cada cliente entrasse em um subdiretório, para um não ver o login do outro cliente. Mesmo entrando no subdiretório eu poderia usar o war da raiz? Como que eu poderia controlar pra saber de onde(subdiretório) o cliente veio? Vc acha que vário BDs é melhor?

Abraço
Ademir[/quote]

Olha… não é por nada não mas está faltando uma boa base de desenvolvimento web para vc… não tem necessidade de 30 war’s ou 30 BD’s, tudo que vc precisa é apenas de 1 war e um bd em ambiente web tudo é feito por sessão… cada usuario que acessa a aplicação possui 1 sessão é igual aqui no Guj… ou vc acha que aqui tem 10 mil wars implantados para cada usuario cadastrado?? isso seria um absurdo, fora que teria que ter um super servidor para comportar toda essa quantidade.

da uma lida nessa apostila…

http://www.caelum.com.br/apostila-java-web/

aqui explica tudo sobre ambiente web =D

[quote=darklordkamui][quote=AdemirPinto][quote=darklordkamui]cara não entendi… a magia que vc quer fazer…

Abraço
Ademir[/quote]

Olha… não é por nada não mas está faltando uma boa base de desenvolvimento web para vc… não tem necessidade de 30 war’s ou 30 BD’s, tudo que vc precisa é apenas de 1 war e um bd em ambiente web tudo é feito por sessão… cada usuario que acessa a aplicação possui 1 sessão é igual aqui no Guj… ou vc acha que aqui tem 10 mil wars implantados para cada usuario cadastrado?? isso seria um absurdo, fora que teria que ter um super servidor para comportar toda essa quantidade.

da uma lida nessa apostila…

http://www.caelum.com.br/apostila-java-web/

aqui explica tudo sobre ambiente web =D

[/quote]

Dark,

mais uma vez obrigado pela atenção. Acho que vc não me entendeu, meu cliente é uma outra empresa, vamos supor que meu cliente é prefeituras então meu sistema seria assim:

www.xxxx.com.br/bh
www.xxxx.com.br/saopaulo
www.xxxx.com.br/riodejaneiro

Cada uma teria sua tela de login com a logo.

Este clientes(prefeituras) tem seus usuários. Então eu colocaria um war pra cada cliente ou um único. Um BD pra casa cliente?

Deu pra me entender?rssss

Abraço
Ademir