Sugestão de Frameworks

17 respostas
M

Olá Pessoal

Estou começando a trabalhar com Java, até então utilizava PHP.
Estou um pouco perdido nas possibilidades…

Gostaria de ter o conteúdo HTML totalmente separado da parte lógica, através de templates, sem utilizar JSP. etc… e se possível utilizar tb o Hibernate

Qual seria o framework recomendado?
É possível utilizar Hibernate + Velocity + Struts??
Ou estes três juntos não vão funcionar corretamente?
A performance do sistema não vai cair utilizando estes três juntos?

Agradeço a atenção!

17 Respostas

Mauricio_Linhares

Porque você quer usar Velocity em vez de JSP?

Fabricio_Cozer_Marti

Velocity são legais para protótipos que se assemelham muito. Para templates então é uma mão na roda. Se seu caso for esse, manda vê!

Eu só não usaria Struts, tentaria algo que já está sendo padronizado pela indústria de desenvolvimento Java, que é o JSF.

Mauricio_Linhares

Velocity com JSF?

Ou um, ou outro :-o

M

Para utilizar templates em HTML puro, pois o usuário poderá modificar os templates que serão utilizados no site. Pelo que pesquisei essa é uma das funções do Velocity, a não ser que eu esteja enganado…

Mauricio_Linhares

Para utilizar templates em HTML puro, pois o usuário poderá modificar os templates que serão utilizados no site. Pelo que pesquisei essa é uma das funções do Velocity, a não ser que eu esteja enganado…

E com o JSP seria diferente por que?

Fabricio_Cozer_Marti

Velocity com JSF?

Ou um, ou outro :-o
Em relação a Struts x Qualquer outro ( que é melhor )

M

Maurício Linhares:

E com o JSP seria diferente por que?

Putz…
porque o usuário não deve ter acesso a arquivos jsp…
Nos templates não poderão ter taglibs, etc
Somente código HTML e os comandos específicos formecidos pelo sistema de template, no caso Velocity…

Luca

Olá

Experimente um destes 4: RIFE, click, VRaptor ou mentawai

Na boa, experimente os 4, perderá uns 2 a 3 dias nisto mas não se arrependerá.

[]s
Luca

Mauricio_Linhares

macfly2500:
Somente código HTML e os comandos específicos formecidos pelo sistema de template, no caso Velocity…

Comandos específicos do sistema de templates não dá no mesmo que JSPs não?

Um template do Velocity, JSP ou FreeMarker são todos equivalentemente poluídos pra um usuário final modificar.

danieldestro

No seu caso acho que então vale olhar em XML + XSL.

Pedrosa

Aqui fala sobre o click:

http://www.guj.com.br/posts/list/39191.java

M

Maurício Linhares:

Comandos específicos do sistema de templates não dá no mesmo que JSPs não?

Um template do Velocity, JSP ou FreeMarker são todos equivalentemente poluídos pra um usuário final modificar.

Discordo quanto a isso, com jsp o usuário pode incluir código Java, não seria seguro utilizar JSP

O usuário deverá ter acesso a comandos simples como Loops, substituição de variávies, etc

Unlike JSPs, Velocity does not allow Java code to be embedded in pages.
http://jakarta.apache.org/velocity/overview.html

Mauricio_Linhares

Pois é, alguns anos atrás isso poderia até ser novidade, mas hoje os JSPs já estão bem mais avançados do que o Velocity (e até a concorrência mesmo, como o FreeMaker), pra evitar que os JSPs contenham código Java em Scriptlets, é só fazer isso no seu web.xml:

<jsp-config> <jsp-property-group> <url-pattern>/*</url-pattern> <scripting-invalid>true</scripting-invalid> </jsp-property-group> </jsp-config>

Usar um ou outro depende só de você, mas JSP poluído com código Java é um problema de quem está implementando, não da ferramenta em si.

M

Pedrosa:
Aqui fala sobre o click:
http://www.guj.com.br/posts/list/39191.java

Muito bom esse click!!

saoj

Eu gosto muito de tags, ou seja, menta tags e custom tags.

O Mentawai oferece um monte de tags integradas ao framework, muito menos verbose e objetivas que o JSTL.

PLUS: Oferece uma base ridícula de simples com a qual vc pode fazer suas próprias tags com 5-10 linhas de código. Sem aquela complicação absurda de TagSupport e BodyTagSupport.

Resultado: vc usa apenas tags e o seu JSP fica limpinho, deixando o designer feliz da vida!

Mauricio_Linhares

saoj:

O Mentawai oferece um monte de tags integradas ao framework, muito menos verbose e objetivas que o JSTL.

PLUS: Oferece uma base ridícula de simples com a qual vc pode fazer suas próprias tags com 5-10 linhas de código. Sem aquela complicação absurda de TagSupport e BodyTagSupport.

Resultado: vc usa apenas tags e o seu JSP fica limpinho, deixando o designer feliz da vida!

A SimpleTagSupport já oferece simplificações pra isso e tem um plus a mais, é parte da especificação padrão da JSTL.

Não é necessário recorrer a classes específicas de frameworks pra simplificar o desenvolvimento de tags em JSP.

saoj

Eu sou da época que SimpleTagSupport não existia, mas mesmo assim tenho minhas dúvidas se ela é realmente simples.

Veja exemplos de como fazer uma tag com o mentawai:

public class PrintSergio extends PrintTag {

public String getStringToPrint() throws JspException {

return "Sergio";
    }
}

Tag condicional:

public class MyIf extends ConditionalTag {

public boolean testCondtion() throws JspException {

if (action != null && action.getInput().getValue("go") != null) return true;

return false;
    }
}
Criado 22 de agosto de 2006
Ultima resposta 23 de ago. de 2006
Respostas 17
Participantes 7