depois dessa nova da Microsoft de Windows Genuine… é a hora de mudar de vez pro Linux. Vai ficar essa briga de corrige de um lado burla do outro, e eu to sem saco pra isso. Então eu gostaria de pedir opinião de voces sobre qual linux usar. Não sou um leigo total, usava muito na faculdade, mas faz tempo que nao uso nada de linux. O pessoal fala bem do Ubuntu. O que voces recomendam?
tenho testado o ubuntu a algum tempo e tenho gostado. pra desktop acho q tá bem legal pra usar!
você pode pedir os cd´s dele gratuitamente pelo site e testar pra ver o que acha.
[quote=peron]distribuição linux é igual religião, cada um gosta mais de uma…
bom, pra te ajudar na busca, levante algumas necessidades suas:
1 - você quer aprender a fundo o linux?
2 - você quer algo muito parecido com o windows? (fácil como?)
ai você já tem um bom filtro… se vc quer a 1 usa Slackware, etc…
se vc quer o 2, use Fedora, Mandriva … etc…
e por ai vai … hehehehe
PS: eu tenho slackware aqui
[/quote]
sei como funciona isso esse lance de religiao.
Mas pra complicar eu queria um misto disso que vc falou.
Quero simples de usar, mas tb nao queria um tao cru,
que tudo precise ser feito na linha de comando.
cara…
atualmente eu estou usando suse 10.1…e to gostando muito
A instalação é extremamente simples…
durante a instalação, ele detectou 100% do meu hardware e configurou som,video, internet(ajato)…
alem de alguns sw, como firefox, openoffice ja estarem na distribuição
a interface tbem é show de bola…
sem falar do YAST…
usava o debian…que tbem é bem legal, mas exige um pouco mais de conhecimento na plataforma !!
Eu decidi também começar a usar mais linux, mais por curiosidade que por necessidade mesmo. Já havia testado o Fedora e gostei bastante, esse final de semana instalei o Ubuntu, mas nem deu tempo de mexer em nada, parece legalzinho.
Uma sugestão, e que eu tô fazendo, é pra num ficar nessa de instalar/cria/deleta partição, instalei um VMWare workstation e vou testando os linux através dele, rodando no windows.
Eu ja usei o Kurumin, mas não gostei, parti para o Ubuntu e gostei bastante. Mas tenho umas dúvidas.
Sobre esse yast, ele é melhor que o apt-get ou estou misturando tudo ?
E o SUSE não é pago ?
[quote=faq][quote]
[/quote]
Não tão cru?
Debian, mais assado que o slackware, mais cru que o ubuntu.
(Dica: utilize o software aptitude)[/quote]
desculpa, acho que me expressei mal.
Nao era cru no sentido de recente, era no sentido de
ter que fazer tudo na linha de comando.
[quote=micheljuca][quote=faq][quote]
[/quote]
Não tão cru?
Debian, mais assado que o slackware, mais cru que o ubuntu.
(Dica: utilize o software aptitude)[/quote]
desculpa, acho que me expressei mal.
Nao era cru no sentido de recente, era no sentido de
ter que fazer tudo na linha de comando.[/quote]
depois dessa nova da Microsoft de Windows Genuine… é a hora de mudar de vez pro Linux. Vai ficar essa briga de corrige de um lado burla do outro, e eu to sem saco pra isso. Então eu gostaria de pedir opinião de voces sobre qual linux usar. Não sou um leigo total, usava muito na faculdade, mas faz tempo que nao uso nada de linux. O pessoal fala bem do Ubuntu. O que voces recomendam?[/quote]
:arrow: faça backup de seus arquivos
:arrow: vá no site http://www.linuxiso.org/ e baixe algumas distros: Ubuntu, Debian,Slackware,Kurumin, Fedora,Gentoo
:arrow: instale cada uma delas e use por um ou dois dias
:arrow: use a que mais gostar!
São parecidos e IMHO o yast é mais amigavel. Mas isso é questão de gosto/adaptação, os 2 são ótimos.
Sim o SUSE Linux distribuido pela Novell é pago.
O OpenSuse é de graça e é o Suse Linux sem software closed source. Mas ai é só adicionar uns repositórios no YAST que você baixa o que falta (Java, Adobe etc etc).
O suse 10.1 precisa no mínimo de 3 cds para instalar, sendo o total de 6 cds. Usei por alguns dias e gostei, está muito bom. Esse final de semana resolvei baixar e instalar a nova versão do Ubuntu rc 6.06 e que somente com um cd é possível fazer a instalação com os aplicativos mais utilizados como o openoffice 2.0. A previsão de sair a versão final do Ubuntu é no mes de junho. Faça como o colega citou acima, baixe o suse, ubuntu, kurumin, debian, etc e decida vc mesmo, pois algumas pessoas vai falar que o debian é melhor, outros o slack, outros suse e por aí vai.
Eu também já estou ficando de saco cheio da ms. O problema é que é o meu ganha pão.
Boa sorte!!!
Baixei o ISO do Ubuntu. Segui ingenuamente as instruções deles para gravar o CD a partir do ISO simplemente clicando com o botão direito no ISO e mandando escrever no CD. É claro que foi gravado o ISO e eu perdi o CD.
No meu note só tenho um programinha da HP chamado CD RecordNow que é bem limitado e não tem opções de gravar imagem.
Pergunto:
Há algum programa free que faça isto?
Como sugerem que eu grave este ISO usando Windows de forma correta d modo a poder instalar o Ubuntu em uma outra máquina?