Sugestão de livro - Java Web[RESOLVIDO]

12 respostas
humberto-adm

Olá pessoal,

Vou desenvolver um sistema e quero usar JSP e Servlets, se alguém souber de um bom livro que ensine boas práticas de programação nesta técnologia, um livro do estilo aprenda na prática.

Obrigado, abraços.

12 Respostas

Tchello

Head First Servlets & JSP (a.k.a. Use a Cabeça).

Realmente vale a pena usar servlets e jsp puros? Não seria um pouco improdutivo?

Abraços!

thiagocg

Um ótimo livro é o Use a Cabeça! Servlets & JSP, eu usei ele quando precisei desenvolver sistemas usando jsp e servlet, vc não vai se arrepender!

[]'s

C

Além dos livros citados acima, tem esse aqui http://www.submarino.com.br/produto/1/1939603/desenvolvendo+aplicacoes+web+com+jsp,+servlets,+javaserver+faces…, a parte que fala de jsp e servlets é muito boa e possui vários exemplos práticos.

Falou.

humberto-adm

Tchello oque seria mais produtivo?
Tenho este ano para desenvolver meu TCC, gostaria de sugestões.

Abraços.

J

Um livro no estilo aprenda na prática só o do Edson Gonçalves mesmo, o Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, Servlets, JavaServer Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Porque o use a cabeça é para certificação.

J

humberto-adm:

Abraços.

O do Edson é o mais produtivo porque são exemplos passo a passo, focados no iniciante mesmo. Você avança rápido nos problemas e o autor é bem acessível. Perguntou, ele responde.

Tchello

humberto-adm:

Abraços.

Frameworks MVC costumam ser mais produtivos pq você não precisa se preocupar com servlets e jsp puramente, eles acabam mascarando muita coisa que você deveria fazer de casting, conversão, passagem de parâmetros, etc.

Parecem coisas simples, mas experimente programar algo em jsp&Servlets puro e depois em jsf e/ou struts, whatever, uma única tela e note que você terá bem menos preocupações (e outras mais, mas detalhes uhauhauha).

thiagotn

Se você está começando com jsp e servlets e a intenção, como você disse, é fazer o TCC, o Use a Cabeça! Servlets & JSP é mais recomendado. Afinal não é de se esperar um sistema de nível complexo, para o TCC, somente com jsp e servlets, na minha opinião. Agora se você já tem um conhecimento básico de servlets e jsp e seu TCC permite o uso de frameworks, ai um livro passo-a-passo, como o citado pelo pessoal, pode ser melhor a esta ocasião.

LPJava

eu nao recomendo esse livro da kathy se vc quer ir para pratica e ja meter mao na massa e sair programando e colocando uma app no ar. Os livros que recomendo é do autor edson goncalves, sao mais praticos, esse da kathy eh mais focado para certificacao e um pouco de pratica mais nao criar uma app jee.

Agora se quer aprender sobre servlet & jsp e todos os detalhes o livro da kathy da show nisso.

D

Faço jus às palavras do LPJava. Se pegar o livro Head First JSP & Servlets(Use a Cabeça), vai ficar tendo que pesquisar na net exemplos mais “vivos” para compreender tudo que lá está sendo ensinado. Tempo maior perdido para quem é iniciante. Os exemplos são pequenos e detalhados a beira da exaustão, com pouquíssima prática e toneladas de teorias. Quem está iniciando vai se sentir meio perdido com coisas que são explicadas e mostradas sem um exemplo mais prático. Se puder ler um trecho do livro, verá que se trata de um preparatório para a certificação. O que explica claramente a preocupação exaustiva com JSP e Servlets.
Entretanto, para colocar em prática toda uma teoria que se torna chata, o livro do Edson Gonçalves é mais “amplo”, no sentido que você vai criar aplicativos e vê-los funcionando, além de abordar envio de e-mail, upload de arquivos, que são tarefas básicas no desenvolvimento de qualquer aplicativo básico em Web. Não deixa a desejar na parte técnica, onde tem explicações também das ocorrências e dos “porques”. Eu recomendo primeiro o do Edson e depois da Kathy se vc quiser esmiuçar os detalhes de JSP e Servlets. Foi o que fiz na época que aprendi JSP e Servlet.

tnaires

Só pra constar, há um livro gratuito sobre Servlets e JSP neste link:
http://pdf.coreservlets.com/

Concordo que há frameworks mais produtivos do que Servlets e JSP, mas hoje em dia a tecnologia dispõe de alguns recursos que melhoram um pouco as coisas, como JSTL, EL e taglibs customizadas.

humberto-adm

Galera valeu por todas as dicas, eu vou comprar um livro que tenha a prática como foco para desenvolver meu trabalho e depois me aprofundo em teoria para tirar uma certificação.

Obrigado, abraços.

Criado 9 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 11 de fev. de 2010
Respostas 12
Participantes 9