Olá pessoal,
Vou desenvolver um sistema e quero usar JSP e Servlets, se alguém souber de um bom livro que ensine boas práticas de programação nesta técnologia, um livro do estilo aprenda na prática.
Obrigado, abraços.
Olá pessoal,
Vou desenvolver um sistema e quero usar JSP e Servlets, se alguém souber de um bom livro que ensine boas práticas de programação nesta técnologia, um livro do estilo aprenda na prática.
Obrigado, abraços.
Head First Servlets & JSP (a.k.a. Use a Cabeça).
Realmente vale a pena usar servlets e jsp puros? Não seria um pouco improdutivo?
Abraços!
Um ótimo livro é o Use a Cabeça! Servlets & JSP, eu usei ele quando precisei desenvolver sistemas usando jsp e servlet, vc não vai se arrepender!
[]'s
Além dos livros citados acima, tem esse aqui http://www.submarino.com.br/produto/1/1939603/desenvolvendo+aplicacoes+web+com+jsp,+servlets,+javaserver+faces…, a parte que fala de jsp e servlets é muito boa e possui vários exemplos práticos.
Falou.
Tchello oque seria mais produtivo?
Tenho este ano para desenvolver meu TCC, gostaria de sugestões.
Abraços.
Um livro no estilo aprenda na prática só o do Edson Gonçalves mesmo, o Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, Servlets, JavaServer Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Porque o use a cabeça é para certificação.
Tchello oque seria mais produtivo?
Tenho este ano para desenvolver meu TCC, gostaria de sugestões.Abraços.
Tchello oque seria mais produtivo?
Tenho este ano para desenvolver meu TCC, gostaria de sugestões.Abraços.
Frameworks MVC costumam ser mais produtivos pq você não precisa se preocupar com servlets e jsp puramente, eles acabam mascarando muita coisa que você deveria fazer de casting, conversão, passagem de parâmetros, etc.
Parecem coisas simples, mas experimente programar algo em jsp&Servlets puro e depois em jsf e/ou struts, whatever, uma única tela e note que você terá bem menos preocupações (e outras mais, mas detalhes uhauhauha).
Se você está começando com jsp e servlets e a intenção, como você disse, é fazer o TCC, o Use a Cabeça! Servlets & JSP é mais recomendado. Afinal não é de se esperar um sistema de nível complexo, para o TCC, somente com jsp e servlets, na minha opinião. Agora se você já tem um conhecimento básico de servlets e jsp e seu TCC permite o uso de frameworks, ai um livro passo-a-passo, como o citado pelo pessoal, pode ser melhor a esta ocasião.
eu nao recomendo esse livro da kathy se vc quer ir para pratica e ja meter mao na massa e sair programando e colocando uma app no ar. Os livros que recomendo é do autor edson goncalves, sao mais praticos, esse da kathy eh mais focado para certificacao e um pouco de pratica mais nao criar uma app jee.
Agora se quer aprender sobre servlet & jsp e todos os detalhes o livro da kathy da show nisso.
Faço jus às palavras do LPJava. Se pegar o livro Head First JSP & Servlets(Use a Cabeça), vai ficar tendo que pesquisar na net exemplos mais “vivos” para compreender tudo que lá está sendo ensinado. Tempo maior perdido para quem é iniciante. Os exemplos são pequenos e detalhados a beira da exaustão, com pouquíssima prática e toneladas de teorias. Quem está iniciando vai se sentir meio perdido com coisas que são explicadas e mostradas sem um exemplo mais prático. Se puder ler um trecho do livro, verá que se trata de um preparatório para a certificação. O que explica claramente a preocupação exaustiva com JSP e Servlets.
Entretanto, para colocar em prática toda uma teoria que se torna chata, o livro do Edson Gonçalves é mais “amplo”, no sentido que você vai criar aplicativos e vê-los funcionando, além de abordar envio de e-mail, upload de arquivos, que são tarefas básicas no desenvolvimento de qualquer aplicativo básico em Web. Não deixa a desejar na parte técnica, onde tem explicações também das ocorrências e dos “porques”. Eu recomendo primeiro o do Edson e depois da Kathy se vc quiser esmiuçar os detalhes de JSP e Servlets. Foi o que fiz na época que aprendi JSP e Servlet.
Só pra constar, há um livro gratuito sobre Servlets e JSP neste link:
http://pdf.coreservlets.com/
Concordo que há frameworks mais produtivos do que Servlets e JSP, mas hoje em dia a tecnologia dispõe de alguns recursos que melhoram um pouco as coisas, como JSTL, EL e taglibs customizadas.
Galera valeu por todas as dicas, eu vou comprar um livro que tenha a prática como foco para desenvolver meu trabalho e depois me aprofundo em teoria para tirar uma certificação.
Obrigado, abraços.